PENACOVA onde o Trail respira bom ar

Janela

Está quase!! É já no dia 20 de Setembro que decorre o Penacova Trail do Centro.

Evento organizado pela Carlos Sá Nature Events com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Penacova e de OPraticante.pt como média partner.

Penacova
Praia do Reconquinho

A Praia do Reconquinho, em Penacova, será o local de partida e chegada das três provas competitivas:

Trail Ultra 43 km, Trail Longo 30 km e Trail Curto 17 km.

O Trail Longo 30 km será a prova de disputa do Campeonato Nacional de Trail da ATRP, destinando-se apenas a atletas associados cuja qualificação será baseada no ranking individual.

Centro Trail de Penacova – Carlos Sá

A origem do evento! Partindo de uma experiência acumulada no âmbito da organização de eventos, nasceu a rede de Centros de Trail Running Carlos Sá.

Os centros nascem para:

Dar resposta e meios às necessidades dos amantes desta modalidade (e outras);

De conhecerem um novo território, de uma forma completamente autónoma.

É um local organizado com vários percursos sinalizados, com sinalética específica e homologada pela Associação de Trail Running Portugal, enquanto garante da usabilidade dos trilhos de forma segura.

O objetivo é orientar o visitante e, em simultâneo, fornecer-lhe todas as informações do local em que se encontra, enriquecendo a sua visita.

Penacova
Pérgola Raúl Lino

No Centro Trail de Penacova, consoante a sua preparação física e objetivo de treino pode escolher o seu percurso:

1º Percurso – Livraria do Mondego (cerca de 17 km);
2º Percurso – Miradouros (cerca de 8 km);
3º Percurso – Histórico (cerca de 27 Km).

Para a promoção e visibilidade deste projeto nasce, assim, o Penacova Trail do Centro.

OPraticante.pt foi conhecer os trilhos

Mesmo sem ter realizado o download dos tracks das provas que se irão realizar, OPraticante.pt, ansioso e curioso em conhecer os seus trilhos, rumou em direção a Penacova!

Foram dois dias incríveis em que fizemos o Percurso 2 e o Percurso 3 do Centro de Trail, certos de que alguns trilhos destes percursos farão parte do Penacova Trail do Centro.

Penacova
Avião

Optamos por começar pelo percurso 3, mais longo, aproveitando o auge das energias, deixando o Percurso 2 para o segundo dia, mais pequeno, e para ser realizado em modo de recuperação ativa!

Depressa verificamos que estávamos enganados!

Grande parte do Percurso 2 corresponde à parte inicial do Percurso 3, e, acreditem, é um sobe e desce constante, com desníveis muito acentuados!

Penedo do Castro

Uma breve descrição dos percursos

O Percurso 2 – Miradouros, como a própria designação indica, passa por miradouros – Mirante Emídio da Silva, na Pérgola Raúl Lino e Penedo do Castro – com vistas deslumbrantes sobre o rio Mondego.

Penacova
Mirante Emídio da Silva

Cada miradouro terá a sua história para contar, desde de um avião que fez uma arriscada aterragem até uma carrinha em estilo “pão de forma” que assinala o Km238 da mítica N2.

Km-238–N2

O Percurso 3 – Histórico, um verdadeiro desafio das suas capacidades físicas!

Após o Miradouro Penedo do Castro, local onde o percurso 2 regressa à praia do Reconquinho, a beleza e a dureza dos trilhos continuam após cada km!

Penacova
Moinhos de Gavinhos

Aproveite para fazer uma paragem nos Fornos da Cal para repor energias, pois até chegar aos Moinhos de Gavinhos bem irá precisar de todas elas.

Penacova
Escalada

Terá pela frente uma grande “parede” para escalar! Mais à frente, num vale cercado de serras, pare e aprecie o Mosteiro de Lorvão.

Mosteiro de Lorvão

Uma palavra de apreço a todos aqueles que garantem a manutenção / limpeza dos trilhos.

Estavam impecáveis! Cabe a cada um de nós usufruir com o máximo de respeito e civismo, com o meio natural e com a população local.

Penacova Trail do Centro, inscrições esgotadas em pouco tempo

Sabemos que as vagas do Penacova Trail do Centro foram limitadas, com muitos atletas a não conseguir fazer a sua desejada inscrição.

Mas, como fizemos questão de aqui demonstrar, pode e deve vir explorar este lugar fantástico, onde cada canto e recanto terá uma história para contar e uma letra irá encontrar!

Letra essa com uma história, uma memória, uma tradição, um monumento, uma paisagem e todas juntas definem a identidade desta região.

Janela

Penacova, a vila “onde a Natureza vive”, onde “se respira bom ar”, é um lugar que espera por si, em qualquer dia do ano!

Pandemia Covid-19

Como já foi divulgado, procurando cumprir com as orientações da Direção Geral da Saúde relativamente ao combate à progressão da Pandemia por Covid-19, a organização implementou um conjunto de alterações ao normal funcionamento do evento.

Infelizmente dada a evolução atual da pandemia o governo decretou que o país vai entrar em situação de contingência a partir do dia 15 de Setembro.

Assim, a expectativa e a incerteza da concretização do evento é grande! Pedimos a todos que estejam atentos às comunicações da organização.

Visualize também

Penacova Trail do Centro marca o regresso do trail

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: Pedro Garrido

Parceiros

Deixe uma resposta