Penteado no seu máximo

O Núcleo de Cicloturismo do Penteado/Moita, levou para a estrada este domingo, 12 de abril, o seu 11º passeio de cicloturismo, aderindo cerca de três centenas de participantes, de diversas idades, e ambos os sexos. O evento teve uma extensão de 66 quilómetros percorridos pelo concelho, com a concentração marcada para as 8 horas na sede do Núcleo. A partida foi dada pelas 9H15.
O Núcleo de Cicloturismo do Penteado, ainda recente nas lides cicloturistica e em organizações de passeios, comparados com outros eventos, bem cedo se começou a distinguir no meio da modalidade pois os seus passeios começaram a ter grande número de participantes, existiu alturas em que atingiram mais de seis centenas, atualmente com participações muito positivas.

O Penteado continua a somar pontos ea marcar presença forte no calendário nacional. Com tudo isto, e pela preferência de muitos, o passeio do Núcleo do Penteado, foi em 2012 galardoado com o “Prémio Notícias do Pedal” como o melhor passeio do ano, e em 2014 conseguiu ser mais uma vez galardoado com um honroso 2º lugar.

Olhando o passeio pedalada a pedalada

Com a saída do Penteado, o longo pelotão seguiu em sentido a Palmela, Olhos de Água, Quinta do Anjo, Bairro Alentejano, Barra Cheia, Brejos da Moita, Brejoeira, Gaio, Chão Duro, Alto São Sebastião, Pinhal da Areia, Carvalhinho, e Penteado, aqui foi tempo de paragem, e foi servido um abastecimento liquido e sólido a todos os participantes.
Depois a caravana rumou novamente à estrada. Passou pelo Pinhal Novo, rumo ao Montijo, Jardia, Alto Estanqueiro, Atalaia, Lançada, Quatro Marcos, Carregueira e por fim o Penteado, onde a caravana chegou pelas 12H30.
Um passeio sem dúvida muito bom, com um trajecto de dificuldade baixa, propício a rolar, onde o convívio esteve presente entre todos os participantes, num bela manhã de pura primavera, sem frio e sem vento, com o sol a dar o seu ar de graça.

Para que este passeio se pudesse realizar, foi necessário um longo trabalho antes do passeio com uma grande equipa nos bastidores. José Manuel, o impulsionador deste evento, dizia no final á nossa reportagem; “Foi mais um passei em que tivemos o apoio da Câmara Municipal da Moita, da Junta de Freguesia e de uma equipa que fez a logística. Tivemos menos participantes mas vamos continuar a trabalhar para melhorarmos o passeio. Sobre o ser galardoado em 2012 o melhor passeio do ano e em 2014 ficamos em segundo, é positivo, mas acima de tudo o nosso interesse é fazer mais e melhor e para o ano cá esperamos novamente todos aqueles que quiserem vir pois serão bem recebidos”.

Para o Vereador João Romba da Câmara Municipal da Moita o mesmo dizia; “O Clube Recreativo do Penteado tem tido o apoio do Município, e o cicloturismo já faz parte há muito dos projectos da Câmara Municipal, já que apoiar estas iniciativas promove o Município, trás pessoas até nós, ficando as mesmas a conhecer-nos melhor. Também incentivamos a pessoas a andar de bicicleta, possuímos já um projecto ciclável e pedonal, por isso incentivamos todos á prática do desporto e deixo uma mensagem a todos os cicloturistas. Venham a este passeio que tem importância no concelho, tem potencial para ser ainda melhor de ano para ano, e a quem acompanha, que venha conhecer-nos, o município tem coisas maravilhosas, está a beira-rio, e possui muito para descobrir”.
Por fim Marcos presidente da Coletividade dizia; “ Este ano é um ano especial. Fazemos 50 anos no dia 25 de abril. Temos tido actividades ao longo dos fins-de-semana, hoje o 11º passeio de cicloturismo que marca esta data, já que é sempre um bom passeio, muita gente, o que nos deixa satisfeitos, em 2012 ganhamos o prémio do melhor passeio, o que demonstra o nosso trabalho feito, mas também não podemos deixar passar em branco os nossos apoios, sem eles era difícil elaborar tudo isto, pelas dificuldades. O passeio foi sem dúvida positivo, apenas o agradecer a todos”.

Mas se os apoios das entidades oficiais é importante nestes eventos, os patrocínios de particulares, em especial as empresas, são sem dúvida uma mais-valia, sem elas não seria possível e o principal patrocinador do Núcleo de Cicloturismo do Penteado, é a “Vercril” tintas e revestimentos, gerida por Sérgio Mendes, que não teve a possibilidade de estar presente no almoço, não lhe sendo entregue a lembrança alusiva ao mesmo durante o mesmo, mas a sua presença no final do mesmo, não passou em branco, e não pudemos deixar de registar esse momento, em que lhe foi entregue a lembrança, o nosso fotografo estava lá, e registou o momento.
E foi sem dúvida mais um grande passeio que marcou o calendário de 2015, um número considerado de participantes, uma organização a esmerar-se pelo melhor, e no final, a satisfação total de todos os cicloturistas e acompanhantes, onde a promessa ficou no ar, voltar em 2016, da nossa parte também fica essa promessa, até lá ficam os votos de bons passeios boas pedaladas.

Texto: José Morais
Fotos: José Morais/António Baganha

Parceiros

Deixe uma resposta