Pesca Submarina | Selecção Nacional embarca para o Campeonato do Mundo no Peru

Selecção Nacional embarca para o Campeonato do Mundo de Pesca Submarina no Peru

A Selecção Nacional de Pesca Submarina embarcou no dia 10 de Outubro de 2014 com destino a Lima, para preparar a participação no 29º Campeonato do Mundo CMAS que irá decorrer de 28 de Outubro a 2 de Novembro, no Peru. E o atleta algarvio Jody Lot irá defender o seu actual título de Campeão do Mundo, conquistado em 2012, em Vigo.
Este Campeonato do Mundo vai ter a participação de três equipas nacionais, compostas por dois atletas, um titular e um timoneiro ajuda, que vão fazer a prospecção e o reconhecimento das zonas de prova entre “Pucusana” e “Santa Maria”, cerca de 40Km a sul da capital Lima, para depois disputarem as duas jornadas que compõem esta competição.

A Selecção Nacional que vai disputar o 29º Campeonato do Mundo, no Peru tem a seguinte constituição:
Atletas Titulares
Jody Lot
João Peixeiro
Pedro Domingues

Atletas Timoneiros/ ajudas
André Domingues (Reserva)
Carlos Lourenço
Rui Torres (Capitão de Equipa)

Portugal já venceu por equipas um Mundial e individualmente, um Mundial, dois Euro-Africanos, um Ibérico, um Atlantic Master e um Master de Palma. A Selecção Nacional é presença assídua nas provas internacionais, a nível Ibérico, nos Campeonatos Euro-Africanos e Mundiais.
O Campeonato do Mundo CMAS é uma competição de escalão etário Sénior, disputado pelo sistema individual e colectivo, em duas jornadas, com apoio de embarcações e reunindo um conjunto de atletas de renome, em representação das suas Selecções Nacionais.
Nesta edição confirmaram a presença vinte países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Croácia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Itália, México, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Rússia, San Marino, Taiti e Ucrânia.
A FPAS agradece a colaboração da NAUTEL – Humminbird, JBJF – Indústria, EMVIAGEM – Travel Solutions, entre outras empresas e instituições.

Sobre a FPAS
A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas foi fundada no dia 27 de Maio de 1965, em Lisboa, é titular do estatuto de utilidade pública desportiva, membro da Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques, membro do Comité Olímpico Português e membro fundador da Confederação do Desporto de Portugal.
As Actividades Desportivas da Federação vão desde o Mergulho com Escafandro, Fotografia e Vídeo Subaquático à Apneia Desportiva, Natação com Barbatanas, Râguebi Subaquático, Hóquei Subaquático e Pesca Submarina.
A FPAS desenvolve a competição, a excelência desportiva, o conhecimento das diferentes actividades subaquáticas, indoor ou outdoor, em áreas que vão desde a apneia, ao equipamento, fauna e meio ambiente, assim como, organiza e apoia diversos eventos desportivos.
Os seus principais objectivos são; desenvolver a formação e a prática desportiva das modalidades, aumentar a notoriedade e o reconhecimento das mesmas, bem como, realizar acções comunitárias.

Sobre a modalidade
A Pesca Submarina é das modalidades subaquáticas mais populares em Portugal e é praticada, exclusivamente, em apneia por milhares de adeptos da competição e com fins lúdicos. Pode ser praticada por atletas de competição de uma faixa etária mais alargada do que o habitual noutras modalidades, para além dos 40 anos.
Habitualmente é usado como equipamento básico a mascara, tubo, barbatanas, fato de mergulho, meias, luvas, cinto com lastro, bóia ou prancha de sinalização, lanterna, entre outros, bem como diversos equipamentos complementares ou de apoio, nomeadamente, embarcação.
Esta modalidade subaquática tem por base a captura em número reduzido de espécies marinhas no seu habitat natural através da utilização de um arpão ou arma, de forma selectiva, protegendo e respeitando as espécies raras ou ameaçadas de extinção.

 

Na foto: Rui Torres, João Peixeiro, Jody Lot, André Domingues, Carlos Lourenço e Pedro Domingues

Texto e foto: F.P.A.S. / Lourenço Silveira

Parceiros