Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Portimão, judo na capital Europeia do Desporto

Portimão, capital Europeia do Desporto, acolheu no passado dia 9 de fevereiro o Campeonato Nacional de Cadetes de Judo, edição de 2019. A arena de Portimão recebeu 277 judocas, resultado dos campeonatos zonais realizados no mês transato, tendo como objetivo apurar os novos campeões nacionais.

Competiram nos tatamis algarvios seis judocas do Judo Clube da Marinha Grande, Alexandre Gaiolas (-46kg), João Martins (-55kg), Bernardo Roque (-60kg), Duarte Rocha (-60kg), Iara Neves (-48kg) e Joana Rocha (-57kg) sobe a orientação do Professor João Teixeira e Mestre Pedro Folgado tendo estado como delegado à prova, o atleta Tiago Barreiros.

Alexandre Gaiolas

Alexandre Gaiolas obteve a medalha de bronze em Portimão

Alexandre Gaiolas, esteve em evidência neste campeonato nacional realizado em Portimão, tendo efetuado uma prova quase perfeita, vencendo três dos quatro combates. Com elevado rigor técnico e tático, o Judoca do JCMG demonstrou uma enorme capacidade de superação, tendo trazido a medalha de bronze para a Marinha Grande.

Na discussão do honrosso lugar do pódio, os dois atletas passaram os quatro minutos regulamentares do combate sem pontuar, o que levou o duelo para o “golden score”. Na “prorrogação” do combate Gaiolas, ultrapassou o atleta de Ferreira do Zêzere com ataques combinados sucessivos utilizando o-uchi-gari / Ko-uchi-gari levando a equipa de arbitragem a punir o adversário do Marinhense por falta de ataques com o terceiro castigo “Shido”.

No seu primeiro ano de Cadete, Alexandre Gaiolas enfatizou no final da prova o papel dos seus treinadores, colegas do Judo Clube e da família no alcançar deste brilhante resultado de cariz nacional. “Sou feliz e sinto-me honrado em praticar Judo”, acrescentou o atleta.

Com este resultado, Gaiolas teria carimbado a sua participação na Taça da Europa de Cadetes em Fuengirola no próximo fim-de-semana, no entanto esta categoria de peso não possui quadro competitivo na Federação Internacional de Judo, referiu o Professor João Teixeira, valorizando a persistência, determinação, rigor e motivação do judoca.

 

Iara Neves em destaque

Quem também teve em destaque foi Iara Neves (-48 kg), que venceu os dois primeiros combates pela vantagem máxima de “ippon” utilizando uma técnica de Shime-waza (estrangulamento) e kansetsu-waza (luxação).

Num combate muito equilibrado de acesso à final, viu fugir a esperança de subir ao olimpo, perdendo nos momentos finais do combate. No último combate da sua competição caiu no acesso ao terceiro lugar, trazendo da arena de Portimão para a Marinha Grande o importante quinto lugar da geral.

portimão
Iara Neves

Os outros atletas do clube apesar de uma boa prestação, mas não conseguiram chegar aos lugares do pódio.

Resultados:

Categoria (-46kg)

1º José Neves (SAD), 2º David Costa (Manhente) 3º Guilherme Carvalho (Charnequense), 3º Alexandre Gaiolas (JCMG).

Outros resultados

Para além de Gaiolas em representação do JCMG competiram Iara Neves (-48kg) 5° Lugar ; Duarte Rocha (-60kg) 9°Lugar; Joana Rocha (-57kg) Não classificada ; Bernardo Roque (-60kg) Não classificado ; João Martins (-55kg) Não classificado.

Visualize mais informação sobre o Judo Clube Marinha Grande.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto / Fotos: Judo Clube Marinha Grande

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta