Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ticha Penicheiro nomeada para o “Hall of Fame” da WNBA

O Ginásio congratula-se com a nomeação de Ticha Penicheiro para o “Hall of Fame” da WNBA (Liga Norte-Americana Feminina).

Ticha Penicheiro vai integrar o ‘Hall of Fame’ da Liga Norte-americana feminina (WNBA). A atleta estará ao lado das basquetebolistas Joan Cronan, Nora Lynn Finch, Ruth Riley, Carolyn Bush Roddy e Valerie Still, e receberá em Knoxville, no Tennessee, o troféu Eastman e um anel de celebração pela entrada no Women’s Basketball Hall of Fame.

ticha

Sócia de mérito do Ginásio Clube Figueirense

Com orgulho relembramos que a Ticha iniciou a prática de basquetebol nas Escolas de Formação do Ginásio Clube Figueirense aos 6 anos, tendo começado a praticar a modalidade a nível oficial aos 11 anos. Aos 16 representou pela primeira vez Portugal, tendo participado em mais de uma centena de jogos da Selecção Nacional.

Em 1994 mudou-se para os Estados Unidos onde, durante quatro anos praticou o chamado “College basketball” na Universidade Old Dominion.

Mas a vida da antiga basquetebolista Ticha, apesar da sua internacionalização, continuou ligada à vida do Ginásio Clube Figueirense.

Em 1998, quando iniciou a sua vida profissional com a Sacramento Monarchs foi designada Sócia de Mérito do Ginásio Clube Figueirense.

Ticha Penicheiro recebeu a medalha de Honra ao Mérito Desportivo do Governo Português

Em 2005, ano em que foi campeã da WNBA, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo do Governo Português, entregue pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias.

Na cerimónia oficial, que teve lugar na Sala-Museu do Ginásio com uma assistência muito significativa, Ticha disse à Agência Lusa a propósito do Ginásio: “É como ter uma boa escola primária.
É onde aprendemos os primeiros passos, a lançar as primeiras bolas ao cesto.
Tive bons treinadores e boas colegas de equipa.
O Ginásio foi sempre um bom clube para mim, foi o primeiro, terá sempre um lugar especial no meu coração“.

Em 2011, o júri da 3ª edição dos Prémios Nacionais Bento Pessoa-Casino Figueira atribuiu a Ticha Penicheiro o Prémio Especial do Júri.

Ticha Penicheiro integrou a equipa “all star” do campeonato em quatro ocasiões e é a primeira portuguesa no ‘Hall of Fame’ na WNBA.

Ticha ofereceu ao seu primeiro Clube a camisola de Campeã da WNBA, a qual figura em lugar de honra na Sala Museu do Ginásio.

Ticha  será sempre uma personagem incontornável na história do Ginásio e da modalidade.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto / Foto: Ginásio Clube Figueirense

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta