Porto & Matosinhos unidos pelo desporto

28-Surf-Mesa

As autarquias do Porto e Matosinhos unem-se, novamente, este ano em torno deste grande projeto lançado pela Onda Pura, com o objetivo de promover os desportos de mar e a costa da região Norte do país como destino privilegiado para a prática de surf. O Porto & Matosinhos WAVE SERIES 2016 vai realizar-se nas praias do Porto e Matosinhos, com um programa que inclui batismos de surf para crianças, um curso oficial de juízes de surf e cinco provas a realizar em quatro fins-de-semana, entre abril e outubro de 2016.

A Onda Pura – Organização de Eventos apresenta mais um evento de grande dimensão na vertente dos desportos de ondas, o Porto & Matosinhos Wave Series 2016. Esta é uma iniciativa que envolve um conjunto de provas de várias modalidades, do surf ao stand up paddle (SUP), bem como atividades paralelas.

A apresentação do projeto, contou com um batismo de surf para mais de duas dezenas de crianças.

Objetivos Prioritários

O Wave Series é um projeto que se distingue por unir as duas autarquias de Porto e Matosinhos num objetivo comum: promover o potencial turístico da sua costa marítima e sensibilizar para a prática de uma modalidade desportiva associada a hábitos de vida saudáveis. Com esse objetivo, apresentamos um cartaz muito completo, com provas dos campeonatos nacionais de surf, longboard e stand up paddle e algumas atividades inéditas.

Marcelo Martins, diretor da Onda Pura

Com vista a projetar o Norte como destino de surf, o evento contará com a presença dos melhores surfistas nacionais, que vão mostrar surf de alto nível nas ondas do Norte. No entanto, as provas que integram o programa do Wave Series 2016 reúnem um conjunto de atividades paralelas, como aulas de surf adaptado, ações de sensibilização ambiental, classes de fitness, concertos, mercado “vintage” e festas “sunset” – e a habitual Sponsor Village.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto

Matosinhos é uma cidade especialmente vocacionada para o surf e que vê nesta atividade desportiva também um importante fator de incremento económico e de preservação ambiental. Não foi, pois, por acaso que a cidade foi considerada por várias publicações um dos melhores spots urbanos para a prática da modalidade, como não é por acaso que partilhamos com o Porto a promoção destas Wave Series 2016. Para além do troço contínuo de costa que temos em comum, une-nos também a vontade de, juntos, conferirmos dimensão e escala a um conjunto de atividades que, por si só, justificam que se derrubem as fronteiras e os limites administrativos dos nossos territórios, transformando-as em grandes eventos que cheguem a um público cada vez mais alargado.

Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

O lançamento desta iniciativa é mais uma prova do dinamismo assertivo da Frente Atlântica do Porto e da vontade de colocar as cidades do Porto e de Matosinhos na primeira linha do Surf nacional. Como é sabido e reconhecido por todos, partilhamos com Matosinhos uma frente marítima que tem condições naturais ímpares para a prática desta modalidade, pelo que faz todo sentido promovermos o lançamento desta nova Série em conjunto, partilhando experiências, potenciando sinergias e contribuindo de forma decisiva e empenhada para o desenvolvimento e a afirmação do Surf e de outros desportos ligados ao mar nestes dois concelhos.

João Aranha, Federação Portuguesa de Surf

Eventos como o Wave Series 2016 são fundamentais para o desenvolvimento dos desportos de ondas em Portugal. Foi com grande entusiasmo que a Federação Portuguesa acolheu este evento onde todas as iniciativas pertencem ao seio desta Federação. Queremos agradecer às autarquias o fantástico apoio que dão e têm dado aos eventos de ondas e acreditamos que é um evento que se irá manter por muitos anos. Gostaria de agradecer também à organização do evento, o Clube Onda do Norte e à Onda Pura por continuarem a acreditar e a trabalhar para mais e melhores eventos.

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas

É com máximo comprometimento que a Liga Moche, principal prova de Surf em Portugal, integra o plano desportivo do Wave Series 2016, com a sua 3ª etapa, o Sumol Porto Pro. A vinda dos melhores surfistas nacionais às praias do Porto e Matosinhos é sempre um motivo de entusiasmo juntando-se ainda a excelente resposta do público e apoio local. Espero sinceramente que a edição de 2016 do Wave Series e da Liga Moche continuem a ter efeitos muito positivos no desenvolvimento do Surf na região.

Nuno Azevedo, Associação Onda do Norte

Sendo um objetivo primordial da Associação Onda do Norte fomentar a formação e a promoção deste desporto, vejo esta iniciativa como um pilar fundamental para o desenvolvimento destas atividades na cidade de Matosinhos e do Porto. São eventos deste género que tem contribuído para aumento do número de atletas na nossa associação. Este ano temos um cartaz completo no que diz respeita ao surf, e garantias de uma organização de excelência como a Onda Pura nos tem vindo habituar nos últimos anos.

Calendário Porto & Matosinhos Wave Series 2016

A – Entra na Onda de Matosinhos – Batismo de surf para crianças do Concelho de Matosinhos
• Data – 26 de Abril
• Local – Praia do Titan
B – Conferência de imprensa de apresentação do cartaz WAVE SERIES 2016
• Datas – 26 de Abril
• Local – Posto de Turismo de Matosinhos/ Praia do Titan
C – Curso de Juízes de Surf
• Datas – 30 de Abril e 1 de Maio
• Local – Posto de Turismo /Praia do Titan

D – Etapa do Circuito Surf do Norte – Prova regional de apuramento (prova A)
• Datas – 30 de Abril e 1 de Maio
• Prova de apuramento para o campeonato nacional, categorias sub 12, sub 14, sub 16, sub 18, e feminino
• 2 dias de evento
• Praia Internacional ou Leça, Porto e Matosinhos

E – Liga Moche Sumol Porto Pro – 13, 14 e 15 de Maio, uma organização ANS/Fire.

F – Etapa do Campeonato Nacional de Longboard + Etapa do Campeonato Nacional de Sup – Beach Race + Meeting Sup Wave

Parceiros

Deixe uma resposta