Porto Sailing apurou tripulações para a Women Champions

Foto: Neuza Aires Pereira

Decorreu neste fim-de-semana, na Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021, a regata Women On Water Portugal, que é a maior regata feminina que se realiza em Portugal.

Texto: BBDouro
Fotos: Neuza Aires Pereira

Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021

Esta prova apurou as equipas portuguesas que vão para disputar a final internacional, que se realiza em Cascais, entre 15 e 17 de outubro.

É de salientar que no mundo da vela este é o modelo de competição em formato de Champions League europeia.

O campeonato foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Vila Nova de Gaia e do Porto.

Estiveram 10 tripulações na água, num total de 40 velejadoras, que ao longo de dois dias realizaram 12 regatas.

As 4 equipas melhores classificadas disputaram a final na tarde de domingo, com o vencedor a ser encontrado no final de 2 regatas.

Foram dois dias de regatas intensas, com muita competitividade e onde a frota nacional demonstrou o seu grande nível.

Marcaram presença as principais velejadoras nacionais, de onde destacam:

a olímpica Carolina João;
as ex-olímpicas Sara Carmo (presente nos JO de Londres e no Rio de Janeiro);
Rita Gonçalves (JO de Londres);
assim como a esperança olímpica, Beatriz Gago.

Porto Sailing
Foto: Neuza Aires Pereira

Velejadoras do Algés foram as vencedoras e as de Cascais também apuradas

A vitória foi da tripulação do Algés e Dafundo, com Carolina João, Rita Gonçalves, Joana Azevedo e Frederica Franchi. Foi uma vitória decidida na 2ª e última regata.

As restantes 3 equipas apuradas para a final são provenientes do Clube Naval de Cascais.

Em segundo lugar e terceiros lugares ficaram a experiente tripulação lideradas por Inês Nolasco e Teresa Borges Coutinho, respetivamente.

A olímpica Sara Carmo fechou a classificação das equipas que apuraram para a final.

Estas 4 tripulações finalistas apuraram para disputar a final europeia da Women On Water International, que se vai disputar em Cascais.

A organização desta regata é da Academia de Vela BBDouro em parceria com a Lusíadas Saúde, que assegurou o serviço médico oficial da Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021 e garantiu ainda um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas.

Desta forma, a prova seguiu todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e terve o controlo de procedimentos COVID-19.

Somos o maior parceiro de saúde do desporto nacional, com um envolvimento nas mais diversas áreas, da competição à promoção da atividade física associada a estilos de vida saudáveis.

E, enquanto organização socialmente responsável, somos igualmente promotores dos princípios da Inclusão e da Diversidade.

À luz deste posicionamento que a Lusíadas Saúde assume o compromisso de tornar acessível a prática desportiva a toda a população”, afirma Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde.

Porto Sailing
Foto: Neuza Aires Pereira

Regata do Infante juntou 50 barcos nas margens do Douro

Velejadores Olímpicos Diogo Costa/Pedro Costa entre os competidores

A Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021 contou no seu programa com a tradicional Regata do Infante, que é uma das maiores regatas de cruzeiros em Portugal, com cerca de 50 barcos e de 400 velejadores.

Esta competição percorreu as águas do Porto e Matosinhos, com chegada no Rio Douro junto à zona histórica da Ribeira.

É de salientar que esta competição foi a primeira regata acessível do país, na qual foi inaugurado o Barco Lusíadas For ALL.

Este é o primeiro catamaran do mundo, que reunindo todos os requisitos técnicos e de segurança, alberga até quatro cadeiras de rodas e permite alargar a prática de vela a toda a população.

Parceiros

Deixe uma resposta