PORTO CELEBRA TRADIÇÃO E INOVAÇÕES

Foto: Runporto

Na manhã desta terça-feira, às 11h, a Lidl S. Silvestre Cidade do Porto deu início às comemorações da sua 30ª edição com uma conferência de imprensa repleta de novidades, homenagens e parcerias de peso.

O evento teve lugar no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.

Contou com a presença de representantes de diversas entidades e atletas, todos unidos para celebrar a história e o impacto desta prova emblemática do atletismo português.

Tiago Teixeira – Foto: Runporto

Tiago Teixeira, representante da Runporto, seguiu com a apresentação das curiosidades e das principais novidades desta edição, que promete superar todas as expectativas.

Entre os destaques, revelou-se com entusiasmo que a S. Silvestre retorna ao percurso anterior às obras de construção do metro na Avenida dos Aliados, garantindo aos participantes uma experiência única.

A corrida dos 10 km contará com a passagem por um dos pontos mais emblemáticos da cidade: o túnel de Ceuta, que, após estar fechado devido às obras, será novamente aberto para os atletas, oferecendo uma experiência emocionante e animada

Leia também

ACABAR E COMEÇAR O ANO A CORRER COM A RUNPORTO

Fonte: Runporto

Porto
José Regalo – Foto: Runporto

José Regalo foi o vencedor da primeira edição

A conferência também teve a honra de contar com a presença de José Regalo vencedor da primeira edição, Mariana Machado e Miguel Borges, vencedores da 29ª edição, que partilharam as suas experiências e a importância da prova nas suas trajetórias no atletismo.

Mariana Machado, na sua intervenção, destacou o “calor humano” que se sente na S. Silvestre do Porto.

Enquanto Miguel Borges expressou o seu orgulho em participar novamente nesta prova histórica, que acompanhou desde a infância.

Fico muito orgulhoso de ver a evolução da S. Silvestre do Porto, que começou como uma competição amadora e agora é um evento de grande prestígio” – José Regalo, vencedor da primeira edição.

Porto
Sara Moreira – Foto: Runporto

“S. Silvestre do Porto é uma prova muito especial” Sara Moreira

A Federação Portuguesa de Atletismo, representada por Sara Moreira, Vice-Presidente, trouxe à conferência uma mensagem de apoio e valorização da competição, reconhecendo o seu papel fundamental na evolução do atletismo nacional.

A S. Silvestre do Porto é uma prova muito especial, que tive o privilégio de vencer por cinco vezes.

É uma competição que aproxima os atletas de elite dos amadores, permitindo que todos compartilhem o mesmo espaço e momento.

Para a Federação Portuguesa de Atletismo, este evento tem uma grande importância, pois é uma oportunidade para que muitos atletas amadores se conectem com a modalidade e depois, muitas vezes, ingressem na federação.

É impressionante ver a evolução da prova, que começou com 391 atletas em 1994 e hoje conta com 12 mil participantes, tornando-se uma referência do atletismo em Portugal.

Parabéns pelos 30 anos”.

Porto
Catarina Araújo – Foto: Runporto

“…a emoção de passar por aquele túnel…” Catarina Araújo

A Câmara Municipal do Porto, representada por Catarina Araújo, Vereadora da cidade, destacou o orgulho da cidade em acolher este evento, um marco na vida desportiva da cidade e do país, que envolve milhares de atletas e espetadores em cada edição.

Trinta anos é muito tempo. Eu estava ali a dizer que quem me dera ter trinta anos.

E de facto, trinta anos é uma corrida, trinta anos dispensa apresentações, mas o seu percurso mais emblemático é de facto muito bom.

A cidade está em processo de obras, faz parte da dinâmica normal, mas este ano felizmente conseguimos voltar ao túnel, o que é bom por várias razões.

Por um lado, todos sabemos o simbolismo e a emoção de passar por aquele túnel, e para nós, que fazemos a gestão da cidade, também é importante, pois o impacto da prova é outro.

Porto
Jorge Teixeira – Foto: Runporto

Jorge Teixeira, Diretor Geral da Runporto, encerrou a conferência, agradecendo a todos os parceiros e participantes pela colaboração contínua, revelando que a organização está empenhada em oferecer uma experiência única, tanto para os corredores como para o público.

O diretor da Runporto realçou alguns marcos importantes deste grande evento, relembrando um pouco da sua história.

Ao longo destas 30 edições, esta prova tem reunido atletas de renome e apaixonados pela corrida, criando memórias inesquecíveis em todos os envolvidos.

E falou de uma grande novidade desta edição, a transmissão em direto da prova na V+ TVI, no dia 29 de dezembro.

A conferência foi finalizada com a exibição de fotografias de vários anos da prova, uma retrospetiva visual que ilustrou a evolução da S. Silvestre ao longo das suas três décadas de história.

Para finalizar, os intervenientes posaram para uma fotografia de grupo, marcando simbolicamente o início das celebrações desta 30ª edição.

Parceiros

Deixe um comentário