PORTUGAL LUTA PELA HONRA FRENTE À NORUEGA
Foto: mgvishoot
Portugal caiu no Main Round, com uma pesada derrota frente à congénere francesa.
Comandados de Paulo Pereira procuram a redenção após a derrota atípica em Herning.
O confronto acontece já esta segunda-feira, frente aos nórdicos, às 14h30 (hora portuguesa), com transmissão em direto na RTP1.
No entanto, com a resiliência que já demonstraram, os Heróis do Mar querem dar uma resposta já esta segunda-feira, frente à Noruega, às 14h30 (hora portuguesa), com transmissão em direto na RTP1.
Portugal está neste momento com dois pontos, os mesmos que Noruega e mais dois que Espanha.
Pelo que só uma vitória poderá deixar a equipa nacional em situação favorável para conquistar a melhor classificação de sempre, o top-5 da competição, superando o 6.º lugar, alcançado em 2020.
Fonte: Federação de Andebol de Portugal
Confronto direto com a Noruega
Os Heróis do Mar partem para este encontro em desvantagem no confronto direto com os nórdicos, já que nos sete encontros oficiais contra a Noruega, os lusos perderam por quatro ocasiões.
No último embate entre as duas equipas, há um ano, no 2025 IHF World Championship, Portugal venceu e somou quatro pontos no Main Round.
Declarações de Rui Silva
Rui Silva, capitão da Seleção Nacional, analisou a situação em que Portugal se encontra mas realçou o espírito combativo do grupo face às duas derrotas sofridas:
“O grupo encontra-se um bocado frustrado por aquilo que aconteceu ontem, porque não estávamos à espera de perder, muito menos de perder da forma como perdemos.
Agora acredito que depois destas 24 horas já estamos a focar-nos para aquilo que é a Noruega, e acredito que neste momento está toda a gente focada para se preparar da melhor forma.
Porque, lá está, ainda sendo possível a luta pelo 5.º-6.º lugar, nós vamos acreditar até ao fim, e é aí que nos temos que focar.
Acredito que vamos aparecer de outra forma e acredito que, depois do jogo que tivemos, vamos querer mostrar outra imagem.
E, ao mostrar outra imagem, também acredito que estejamos mais perto de ganhar e de concretizar esse objetivo de lutar pelo quinto e sexto.”
O internacional português abordou o adversário, as armas que estes possuem e, ainda, como os lusos podem combater olhos nos olhos frente a este adversário:
“É uma seleção com muita qualidade, como a maioria das que temos defrontado, que vai optar por um jogo rápido e intenso, com uma defesa agressiva, provavelmente recorrendo muito ao 7×6.
Nós aí vamos ter que nos adaptar bem, principalmente na defesa.
Estar mais focados e defender melhor que aquilo que fizemos no jogo com a França.
No ataque também não podemos errar tanto e permitir que o adversário faça golos fáceis, por isso acredito que vai ser um jogo complicado, um jogo intenso, mas acredito que vamos estar preparados.”
Situação de Portugal na Main Round
O central destacou ainda a resiliência já demonstrada por esta Seleção em face de resultados difíceis e acredita que o espírito de união irá prevalecer neste encontro:
“A nossa resiliência e a nossa união vão ser sempre umas das nossas maiores valias dentro do grupo.
É óbvio que vai haver dias em que as coisas não correm tão bem como com a França.
Mas acredito que estará sempre evidenciado aquilo que nós somos e acredito que amanhã será mais um dia onde se vai notar isso.”
Recorde-se que Portugal está na penúltima posição da Main Round I, com uma vitória e duas derrotas (Alemanha e França).
A luta por pontos prossegue na segunda-feira, frente à Noruega, pelas 14h30 (hora portuguesa), com transmissão na RTP1.


