Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Portugal O Meeting mudou-se para o mapa de “ Quiaios ”

A caravana do Portugal O Meeting, evento organizado pela Associação Desportiva do Mondego (ADM-Ori Mondego) mudou-se para o mapa de “ Quiaios ” onde se realizou hoje a segunda etapa da competição.

Terreno típico de dunas portuguesas, com floresta coberta de pinheiros e algumas pequenas zonas abertas. Existiram várias áreas / pontos de vegetação densa, predominantemente causadas pela presença de mimosas (Acacia dealbata), e algumas zonas de vegetação rasteira. Progressão e visibilidade boa/muito boa.

Quiaios

Quiaios é uma freguesia muito antiga, pois a origem do seu nome pode estar ligada à reconquista de Coimbra e de Montemor aos mouros, situando-se entre os séculos IX e XII.

Existem várias versões dessa mesma origem. Uma delas diz que D. Afonso Henriques, na sua luta contra os mouros para os expulsar do país, encontrando-os nesta povoação, chamou pelos seus acompanhantes e gritou bem alto: “Corramos sobre os moiros. Aqui há-os!”. É bem visível a origem do topónimo derivado desta contracção.

O topónimo Quiaios pode ser também de origem fenícia ou cartaginesa e a sua formação poderá ter sido: Qiqayon- Qiayon- Qiaionus- Kiaius- Quiaios.

A tradução da palavra pode ser Hera, Rícino ou Aboboreira, são todas designações de plantas.

Albin Ridefelt

Albin Ridefelt e Megan Carter-Davies protagonistas

Os principais protagonistas de hoje os atletas foi o sueco Albin Ridefelt (OK Linné) e Megan Carter-Davies (Rajamaen Rykmentti) foram os vencedores dos escalões de Elite.

Megan Carter-Davies

Os melhores portugueses foram Ricardo Esteves (ADFA) em 16º e Inês Pinto (GD4C) em 45º.

Após duas etapas, os atuais lideres da prova são os Suecos Max Peter Bejmer (OPOR IFK Göteborg) e Rebecka Heinrup (Tullinge SK)

Acácio Porta Nova

Amanhã teremos a etapa de distância média a contar para o Ranking Mundial da Modalidade na qual alguns dos melhores atletas mundiais já prometeram lutar pela vitória.

Texto: Fernando Costa / Henrique Dias
Fotos: Página do evento

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta