Portugal vence Suíça na estreia
Portugal iniciou da melhor maneira a defesa do título Mundial de Sub-20 ao vencer a Suíça por 5-1.
Os pupilos de Luís Duarte encontraram uma selecção helvética atrevida e o nulo manteve-se até o seleccionador nacional intervir. A meio da primeira parte, com um desconto de tempo e duas mudanças – com as entradas de Gonçalo Nunes e Miguel Vieira (“Vieirinha”) surgiram os golos.
Gonçalo Nunes ainda desperdiçou um livre directo mas pouco depois, a oito minutos do intervalo, Álvaro Morais (“Alvarinho”) inaugurou o marcador. Dois minutos volvidos, Portugal dispôs de novo livre directo e, desta feita, mas na recarga, Luís Melo ampliou para 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, Portugal voltou a marcar apenas nos derradeiros 10 minutos. Gonçalo Nunes bisou para colocar o resultado em 4-0 no espaço de meio minuto, e Portugal pôde depois gerir as incidências.
A Suíça apontou o seu tento de honra, por Jonathan Brand, a quatro minutos do fim, num lance em que Tiago Rodrigues – que na segunda parte entrou para o lugar de Pedro Freitas – protagonizou uma grande defesa com a máscara mas foi incapaz de suster a recarga. No mesmo minuto, Alvarinho – que tinha aberto a contagem – fechou as contas em 5-1.
Portugal: Pedro Freitas (gr), Pedro Batista, Gonçalo Pinto, Álvaro Morais (2) e Diogo Seixas (cinco inicial), Gonçalo Nunes (2), Miguel Vieira, Luís Melo (1), Diogo Casanova e Tiago Rodrigues (gr). Treinador: Luís Duarte.
Suíça: Tiziano Tatti (gr), Nino Wiss, Gian Rettenmund, Julien Antunes e Fabien Waridel (cinco inicial), Lorenzo Rui, Sven Kunz e Jonathan Brand (1). Treinador: Pedro Antunes.
Sem cartões a registar.
Marcha do marcador: 1-0 Álvaro Morais, 2-0 Luís Melo (1ª parte); 3-0 Gonçalo Nunes, 4-0 Gonçalo Nunes, 4-1 Jonathan Brand, 5-1 Álvaro Morais (2ª parte)
No outro jogo do grupo A, Angola venceu os Estados Unidos por uns pesados 24-1, colocando a selecção africana na liderança do grupo pela diferença de golos.
Esta segunda-feira, a selecção das quinas defronta a frágil selecção norte-americana a partir das 17h de Portugal continental.
Texto e foto: Marina Alves / FPP