PORTUGUESES PARTEM FOCADOS EM “BONS RESULTADOS” E COM “MUITO EMPENHO” NOS MUNDIAIS

Auriol Dongmo - Foto: DR
Share the post "PORTUGUESES PARTEM FOCADOS EM “BONS RESULTADOS” E COM “MUITO EMPENHO” NOS MUNDIAIS"
A seleção nacional que irá representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, que começam este sábado, 19 de agosto, em Budapeste, e estendem-se até 27 de agosto, partiu ontem do aeroporto de Lisboa.
A expetativa da seleção nacional será de protagonizar uma prestação marcada por “bons resultados e muito empenho”, nas palavras do diretor técnico nacional, José Santos.
Leia também
PEDRO PICHARDO NÃO IRÁ LUTAR PELO TÍTULO MUNDIAL EM BUDAPESTE
BUDAPESTE ’23, PORTUGAL A POSTOS PARA OS MUNDIAIS
Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo
Segunda maior delegação de sempre de Portugal num Campeonato do Mundo
Portugal parte com a segunda maior delegação de sempre, composta por 53 elementos, tendo como team leader o vice-presidente da FPA, Fernando Tavares.
Apesar da ausência da vice-campeã olímpica de triplo salto, Patrícia Mamona, por lesão, e do campeão olímpico e mundial de triplo salto, Pedro Pichardo, o diretor técnico nacional garante que não tem dúvida nenhuma de que as 18 atletas femininas e os 10 atletas masculinos que integram esta seleção “vão empenhar-se para fazerem as suas melhores marcas nos Campeonatos do Mundo”.
José Santos lembrou também que nesta seleção partem três atletas que já conquistaram a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano:
A campeã da Europa e do mundo em pista coberta no lançamento do peso, Auriol Dongmo; e os “promissores” João Coelho, nos 400 metros, e Isaac Nader, nos 1500 metros -, além da “belíssima” estafeta dos 4×400 metros mistos.
“…vou esperar bons resultados e muito empenho”
“Temos representantes em todas as disciplinas, oito nos lançamentos, seis na velocidade e outros tantos no meio-fundo, quatro na marcha, três nos saltos… acho que já se nota menos debilidade no nosso atletismo”, rematou o diretor técnico nacional, reforçando que, desta seleção, espera “bons resultados”.
“Não vou estar a dizer que espero medalhas ou finalistas, vou esperar bons resultados e muito empenho”, concluiu.
Recorde-se que nas 18 presenças anteriores, os atletas portugueses subiram 23 vezes ao pódio, conquistando sete medalhas de ouro, sete de prata e nove de bronze.
Os títulos mundiais foram conquistados por :
Rosa Mota, na maratona, em Roma’1987;
Fernanda Ribeiro, nos 10 000 metros;
Manuela Machado, na maratona, em Gotemburgo’1995;
Carla Sacramento, nos 1500 metros, em Atenas’1997;
Nelson Évora, no triplo salto, em Osaka’2007;
Inês Henriques, nos 50 km marcha, em Londres’2017;
e por Pedro Pichardo, novamente no triplo salto, em Oregon’2022.
A competição será transmitida em Portugal pela RTP e também pela Eurosport.