Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

“Primeiro passeio do ano 2015 ao rubro”

Os dois graus não desmotivaram os 430 cicloturista presentes, passeio ao rubro com muita animação

Lisboa acordou este domingo 4 de janeiro com 2 graus de temperatura, com o sol a romper logo pela manhã, não era suficiente para combater o frio que fazia, porem, as temperaturas baixas não foram suficientemente fortes para privar os amantes das bicicletas, que participaram este primeiro domingo do novo ano, em mais uma iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), o tradicional “Primeiro Passeio do Ano” sobe o lema, “Inicie o ano a pedalar”.
O Terreiro do Paço em Lisboa foi o local da concentração, a mesma estava marcada para as 9 horas, mas bem cedo começaram a chegar os primeiros cicloturistas. Os tradicionais cumprimentos e desejos de bom ano, eram os votos entre os participantes, que mostravam impaciência para mais uma manhã de boas pedaladas. Confirmadas as inscrições, preparadas as bicicletas, pelas 10 horas tudo estava a postos para dar início às primeiras pedaladas oficiais da época de 2015 das actividades da FPCUB.
Cerca de 430 cicloturistas iniciaram assim as pedaladas, num trajecto com cerca de 30 quilómetros, o pelotão inicio no Terreiro do Paço, seguiu pela Av. Infante D. Henrique, rua Cintura do Porto, Praça 25 de Abril, aqui foi contornada a mesma, seguindo pela rua Mar, rua Cintura do Porto, Av. Infante D. Henrique, Terreiro do Paço, Av. Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Av. Brasília, Belém, aqui tempo de paragem e reagrupamento, momentos para fazer algumas fotos, com as pedaladas a seguirem pela Av. Brasília, Cais do Sodré, Av. Ribeira das Naus, e chegada novamente ao Terreiro do Paço o local da partida, pouco passava das 12,15.
Olhando o evento:
Destinado a todos os cicloturistas e utilizadores de bicicleta Masculinos e Femininos, sem limites de idade, pode o mesmo ser participado por grupos ou individualmente. Para participar bastava ter uma simples bicicleta, e vontade de conhecer a capital de uma forma saudável e ecológica, este evento tinha ainda como objetivos gerais, a divulgar e promover a cidade de Lisboa e o seu património histórico-cultural através da bicicleta; valorizando a oferta turística de Lisboa, como o seu ambiente, arquitetura, património, cultura, gastronomia, artesanato, ao nível económico e cultural, e promover a utilização da mesma como forma de mobilidade alternativa não poluente e ecológica, como meio de lazer e forma de conhecer “o outro lado” de uma cidade e também para as pequenas deslocações pendulares, como casa/trabalho ou casa/escola.
No final, tentamos saber um pouco mais do evento, e mais objetivos do mesmo, e em entrevista á nossa reportagem, José Manuel Caetano, presidente da FPCUB fazia um balanço positivo do evento e dizia; “ Este passeio visa essencialmente despertar a população de Lisboa para a liberdade individual e de movimentos que a bicicleta representa, é igualmente um meio de cultura, lazer, educação e convívio, este passeio é uma verdadeira descoberta de uma cidade, apreciada num ritmo suave e sem stress, desmitificando em parte a alegada dificuldade das sete colinas que tanto se fala. Aqui não existiu quais quer intuito competitivo, pelo que se pedia que fossem cumpridas as regras de solidariedade para com os que pedalam com mais dificuldades, contribuindo-se deste modo para uma sã camaradagem, convívio e apreciação da natureza e da paisagem.
Esta iniciativa já vem desde o ano 2000, sempre no primeiro domingo do ano realizamos este passeio, faça chuva ou sol, este ano com um domingo bastante agradável, cheio de sol, o frio não foi importante, e a provar foi o número de pessoas que aqui reunimos cerca de 430, de diversos estilos, várias idades, e ambos os sexos, o que tornou este passeio sem dúvida excelente, positivo, com as pessoas a saírem contentes por terem participado.
Iniciamos assim mais um ano a pedalar, vamos ao longo do mesmo ter muitas boas iniciativas, e termino a agradecer a todos a presença aqui hoje, desejando um 2015 cheio de tudo bom, boas pedaladas, e daqui a um ano cá voltaremos a estar em mais um “Primeiro Passeio do Ano”.
E foi sem dúvida um excelente passeio, o frio não marcou, o que marcou foi a presença de muitos amantes das bicicletas, este ano antes do passeio com animação, já que uma demostração de trial por parte do “Trial Portugal.Net”, com a presença do campeão nacional de trial o Daniel, acompanhado pelo seu companheiro de modalidade o Pedro, mostraram algumas das suas peripécias feitas em cima de uma bicicleta, animando todos os participantes, o qual depois também eles, participaram no passeio.
Sem acidentes, algo sempre importante, apenas alguns furos marcaram esta primeira pedalada, que decorreu muito animada, pudemos ver famílias a pedalarem juntas, o que veio demonstrar o interesse do evento, e que é um passeio familiar, um passeio para todos. Por fim, também temos deixar aqui um reparo muito positivo para a Policia Municipal de Lisboa, pelo acompanhamento e segurança que deu a toda a caravana, onde um dos agentes participantes, era Carlos Correia, um dos agentes da Policia Municipal que faz patrulhamento em Lisboa de Bicicleta, ele que pedalou, que marcou o ritmo sempre na frente, que manifestou prazer em faze-lo, e manteve o longo pelotão sempre praticamente junto, numa pedalada sempre certa e propicia a uma boa pedalada.
Esta a nossa primeira reportagem de 2015, marcada pelo frio, mas foi com muita satisfação que estivemos presentes para mostrar os primeiros momentos de um longo ano que agora começou e muito promete, nós vamos andando por ai, e por agora ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta