Pump Track, final do mundial no Parque das Nações

Lisboa recebe final do mundial de Pump Track no próximo fim de semana

A final do Campeonato do Mundo de Pump Track vai disputar-se no próximo fim de semana, em Lisboa. Já Mortágua irá receber o Campeonato Nacional de Maratona BTT (XCM).

Site oficial da final do Pump Track

Lisboa mostra toda a dinâmica do Pump Track

A pista de Pump Track da Velosolutions no Parque das Nações, em Lisboa, será o cenário do Red Bull UCI Pump Track World Championships, no fim de semana de 15 a 17 de outubro de 2021.

Preparados para um evento repleto de adrenalina?

Esta é a oportunidade perfeita para conhecer de perto aquela que é a mais jovem modalidade do ciclismo.

Pump Track
Foto: Hugo Silva/ Red Bull Content Pool

Com mais de 70 atletas de 25 países, o Red Bull UCI Pump Track World Championships reúne na pista oficial do Parque das Nações, junto à Ponte Vasco da Gama, alguns dos melhores profissionais do ciclismo, oriundos de diferentes estilos, como o BTT Down Hill, Four Cross e as modalidades olímpicas do Cross Country ou BMX.

O Pump Track consiste em evoluir numa pista de alcatrão, composta por uma sucessão de rolos e curvas, permitindo que os atletas progridam apenas com o balanço do corpo e sem praticamente pedalar. Considerada acessível a todos, esta modalidade permite a utilização de diferentes tipos de bicicleta, sejam de BMX, de BTT ou até de passeio.

Malta do BTT e do BMX unida pela pump track – Foto: Emrik Jansson

A pista do Parque das Nações foi inaugurada no ano passado e conta com uma extensão total de 285 metros, sendo composta por 16 curvas. A competição coloca na pista um piloto de cada vez (solo runs), sendo o objetivo completar as voltas no mais curto espaço de tempo possível.

Qualificação aberta a todos

Além dos apurados nas 12 sessões organizadas à volta do mundo, há ainda espaço para novos talentos.

Nos dias 15 de outubro (inscrições e treinos) e 16 de outubro (Last Chance Qualifier), vai decorrer uma qualificação especial aberta a qualquer atleta federado, maior de 17 anos.

Uma oportunidade extra para que os entusiastas desta nova modalidade que não tiveram oportunidade de entrar nas qualificações internacionais desta competição.

A participação está aberta a atletas masculinos e femininos, misturando atletas amadores com profissionais do ciclismo, oriundos de diferentes estilos.

A entrada é livre e o espetáculo está garantido, naquele que promete ser um programa ao ar livre ideal para toda a família.

Os entusiastas da bicicleta e os fãs do Pump Track que não tiverem a oportunidade de viajar até Lisboa vão também poder acompanhar cada segundo da ação online.

Site oficial do Campeonato Nacional de Maratona BTT (XCM)

Campeonato Nacional de Maratona BTT

No próximo fim de semana irá ainda disputar-se o Campeonato Nacional de Maratona BTT (XCM), em Mortágua.

Uma organização do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua, em estreita parceria com a Associação de Ciclismo da Beira Alta e a Federação Portuguesa de Ciclismo, irá organizar o Campeonato Nacional de XCM.

Prova desportiva de ciclismo BTT federado, inserida no calendário de competições da Federação Portuguesa de Ciclismo para a época de 2021, prova que irá atribuir os títulos de Campeões Nacionais.

Tendo em conta o sucesso de eventos anteriores de natureza similar, a organização ambiciona elevar a qualidade do presente evento a todos os níveis, pela experiência e capacidade organizativa adquirida anteriormente, aliada ao espírito eternamente ambicioso que os caracteriza.

A presente prova pretende aliar a vertente desportiva e ambiental sendo o evento destinado ao público em geral, com uma vertente competitiva, assim como de lazer.

Uma iniciativa que visa aliar a prática desportiva, a competição, o companheirismo e o deslumbramento de paisagens únicas do concelho de Mortágua.

Em prova vão estar atletas elite/sub-23, masters e paraciclistas, nos setores masculino e feminino, para percorrerem um dos três percursos disponíveis, consoante a categoria a que pertencem.

A maratona longa terá cerca de 102 quilómetros, resultantes de duas voltas a um circuito de 51 quilómetros.

Já a maratona curta terá 86 quilómetros, que correspondem a duas voltas a um circuito de 43 quilómetros. Disponível estará ainda um percurso de mini maratona, com 43 quilómetros.

Mais eventos oficiais:

16 de outubro
6.º Festival de Pista do Centro de Ciclismo de Loulé

17 de outubro
21.º BTT DHI ACRAP, Arcos de Valdevez
3.ª Taça da Madeira de DHI – Ratboy 2021, Chão das Feiteiras, Machico
Taça Promotora – XC#5 – Estádio João Paulo II, Angra do Heroísmo

Parceiros

Deixe uma resposta