Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Queiriga, vem aventurar-te neste património histórico

A quarta edição do Trail Queiriga acontecerá no dia 22 de março com partida e chegada na sede da organização, a Associação dos Queiriguenses em Queiriga, concelho de Vila Nova de Paiva que vai agora para a sua quarta edição.

Queiriga

IV Trail Queiriga com quatro distancias

O Trail curto tem inicio as 9.30h com uma distancia de 22km, com um desnivel positivo de 700 metros.

O Mini-Trail também com inicio as 9.30h com uma distancia de 12km, com um desnivel positivo de 350 metros.

A caminhada contará com duas distancias, 8km e 12km, também com inicio as 9.30h .. começando assim o evento com todas as distancias ao mesmo tempo.

Podem contar também com passagens em percursos nas linhas de agua, passagem em Marcos geodésico onde se tem uma vista fabulosa para a Serra de Estrela e do Caramulo e passagem também por magníficos quatro moinhos de agua.

As passagens junto aos rios, ribeiros, serras e suas encostas deslumbrem pela sua beleza natural e tranquilidade.

Queiriga é uma oportunidade de conhecer um pouco a beleza das terras do Alto Paiva de forma divertida e participar num grande convívio onde reina a boa disposição e simpatia dos Queiriguenses.

Queiriga

 

 

No final desta aventura os participantes podem contar com uma receção incrível e um merecido abastecimento para todos!

Para quem quiser tomar o seu banho, a organização disponibiliza dois locais, balneários do campo de futebol Queiriga ou nas Piscinas Municipais de Vila Nova de Paiva.

 

Queiriga

Queiriga é uma aldeia portuguesa, do concelho de Vila Nova de Paiva considerado capital ecológica, distrito de Viseu situa-se a cerca de 4km da margem esquerda do Rio Paiva e a cerca de 3,5km da margem direita do Rio Vouga.

Ao que tudo indica, o topínimo da freguesia é um derivado do genitivo de origem germânica do nome pessoal Quedericus, aludindo a Quederici ou seja “Vila de Quedericus”. No entanto, a tradição popular acredita que o topónimo deriva de “queiró”, planta abundante na freguesia.

Parque Botânico Arbutus do Demo, instalado nos terrenos do antigo Viveiro Florestal de Queiriga

É conhecida como a aldeia mais francesa de Portugal pelo facto de a sua população quintuplicar com a chegada dos emigrantes em Julho e Agosto.

A freguesia de Queiriga situa-se numa zona existem muitos pontes de interesse, desde monumentos nacionais e históricos, praias fluviais e uma flora deslumbrante.

Novidades nesta quarta edição do Trail Queiriga

A grande novidade nesta próxima edição será a passagem do Trail Curto na Orca dos Junquais, um monumento nacional.

Orca dos Junquais

Na sequencia de uma série de intervenções arqueológicas ao longo do século passado, a Orca dos Junquais é atualmente constituída por uma câmara funerária de planta poligonal, composta por nove esteios.

 

Contemplar este monumento é relembrar a memoria vida do nosso passado, que encerra a nossa identidade do qual decorre o nosso papel de preservar, usufruir e divulgar.

Minas de Queiriga

Os participantes podem contar por uma passagem pelas as maravilhosas grutas das Minas de Queiriga, local único e memorável de desfrutar durante uma prova.

As minas da Queiriga são autentico tesouro por descobrir, são desconhecidas pela maioria das pessoas mas, aos poucos, há cada vez mais aventureiros que ali se deslocam para contemplar as grutas formadas aquando da exploração mineira desta zona.

Queiriga
Minas-de-Queiriga

São sobretudo os amantes do Geocaching, uma espécie de jogo de caça ao tesouro, que ali se deslocam à procura das caixinhas secretas escondidas nestes tuneis e são os praticantes deste jogo que são aos poucos dão a conhecer este pequeno paraíso ao resto das pessoas.

Estivemos a conversa com organização, e deixaram dicas para os atletas que vão participar.

Queiriga
Minas-de-Queiriga

Expetativas para esta próxima edição?

Temos como principais expetativas trazer, pelo menos, o mesmo numero de participantes do ano anterior. Queremos promover a prática da atividade física e turismo ativo na freguesia dando a conhecer o património histórico, cultural e ambiental da nossa região.

Proporcionar aos atletas uma prova que lhes fique registada na memoria, pela beleza dos percursos e claro pela boa organização a que já os habituamos.

Queiriga

Que recomendam para os participantes?

Pretendemos que o feedback no final da prova seja positivo.
Aos atletas recomendamos apenas que cumpram as normas de segurança estabelecidas pela organização e que se divirtam.

As inscrições já estão abertas e encerram no dia 17 de Março.

Não percas esta próxima edição do Trail Queiriga e aventura-te nesta experiência, no qual o “OPraticante.pt” se associou como um dos média.

Se tiverem duvidas de que este evento seja fantástico, venham participar e verão com os vossos olhos, e sentirão no vosso corpo.

Inscrições.

Regulamento.

Evento 2020.

Página da organização.

Texto: Tiago Lopes
Fotos: Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta