RALLY DE PORTUGAL, DOMÍNIO DE TÄNAK NA 1.ª ETAPA

Rally de Portugal

Ott Tänak - Foto: Página do piloto

Ott Tänak (Hyundai) foi o herói do dia no Rally de Portugal, contrariando o domínio que a Toyota tem exercido desde o início do ano. 

Pela primeira vez na sua carreira, Pedro Almeida (Skoda) foi o melhor entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis e o primeiro entre os pilotos nacionais.

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Após 11 classificativas e cerca de 150 quilómetros disputados ao cronómetro, os dois primeiros classificados terminaram a primeira etapa separados por escassos 7 segundos e o top 5 por apenas 32,7 segundos. 

Com sete vitórias em 11 troços, a Hyundai entrou em grande forma na primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal.

Ott Tänak – Foto: Página do piloto

Ott Tänak assumiu a liderança logo na primeira especial do dia e, até à chegada a Matosinhos, conseguiu suster os ataques da armada da Toyota.

Curiosamente, o tempo mais rápido do estónio, registado na última classificativa, assinalou o 400.º da sua carreira no WRC. 

“Foi uma etapa exigente, especialmente nas segundas passagens. Nem sempre consegui encontrar o ritmo ideal, mas as duas últimas especiais correram bem”, afirmou.

Rally de Portugal
Sébastien Ogier – Foto: Página do piloto

“Hoje foi uma etapa difícil. Sébastien Ogier

Com duas vitórias em troços, Sébastien Ogier parte para o dia de hoje a apenas sete segundos do rival da Hyundai Shell Mobis World Rally Team. 

“Hoje foi uma etapa difícil. Guardei os pneus macios para amanhã e espero que tenha sido uma boa decisão”, referiu o piloto da Toyota Gazoo Racing WRT.

Nas posições imediatas terminaram os colegas de equipa Takamoto Katsuta e o bicampeão do mundo Kalle Rovanperä, que conseguiu manter Thierry Neuville (Hyundai) à distância nos quilómetros finais.

O belga perdeu preciosos segundos com um pião na secção matinal. 

“Foi difícil fazer bons tempos. Os pisos estavam muito escorregadios. Estou feliz por termos recuperado a velocidade e estar mais à vontade com o carro na parte final.”

Rally de Portugal
Elfyn Evans – Foto: Página do piloto

Líder do campeonato “pagou” pelo estatuto no Rally de Portugal

Elfyn Evans, atual líder do WRC, “pagou” pelo estatuto de líder do campeonato, ao ter de abrir a estrada – tarefa ingrata que lhe custou tempo precioso face aos rivais diretos na luta pelo título. 

“Foi um dia difícil e algo frustrante. Esperávamos estar mais bem classificados, mas terminámos. Esperemos que amanhã corra melhor.”

Sami Pajari, da Toyota, conseguiu manter-se à frente dos Ford Puma de Grégoire Munster e Josh McErlean, segurando a sétima posição.

Martinš Sesks, da M-Sport Ford, teve de parar 3,8 km após o início da primeira especial para trocar a roda dianteira esquerda, depois de embater numa pedra e furar.

O incidente custou ao letão três minutos e meio, comprometendo qualquer hipótese de um bom resultado no dia.

Entre as incidências da primeira etapa, destaque para a desistência de Adrien Fourmaux.

O piloto da Hyundai foi o mais rápido nas quarta e quinta especiais, aproximando-se a apenas duas décimas de segundo da liderança da geral, antes de não conseguir evitar um pião na segunda passagem por Arganil.

O impacto danificou a suspensão do seu Hyundai i20, forçando o francês a abandonar para o resto do dia.

Oliver Solberg – Foto: Página do piloto

Domínio total de Oliver Solberg no WRC2

Na categoria WRC2, Oliver Solberg dominou ao volante do Toyota GR Yaris Rally2, encerrando a etapa entre os dez primeiros da geral.

O piloto sueco terminou a primeira etapa com uma vantagem de 53,5 segundos sobre Gus Greensmith (Skoda), depois de Yohan Rossel (Citroën) ter sofrido um furo na última classificativa, caindo para o terceiro posto.

Pedro Almeida – Foto: Página do piloto

A estreia de Pedro Almeida no Campeonato de Portugal de Ralis

A primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal fez parte do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e terminou com a vitória de Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), após um verdadeiro golpe de teatro já depois de concluída a última classificativa.

Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) foi o mais rápido depois de concluídas as 11 classificativas.

Mas na ligação para o parque fechado na Exponor, a suspensão cedeu e o piloto foi obrigado a desistir.

O azar do piloto inglês foi a sorte de Pedro Almeida, que assim conquistou a primeira vitória no campeonato nacional, com 2,7 s de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) e 59,1s sobre Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2).

O dia de hoje

A segunda etapa, marcada para sábado, inclui sete provas especiais de classificação, totalizando 122,7 quilómetros cronometrados.

O percurso contempla o regresso da classificativa de Vieira do Minho, duas passagens pelos troços de Cabeceiras de Basto e Amarante, e termina com a Super Especial no renovado Eurocircuito de Lousada.

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