RALLY DE PORTUGAL, DOMÍNIO DE TÄNAK NA 1.ª ETAPA

Ott Tänak - Foto: Página do piloto
Ott Tänak (Hyundai) foi o herói do dia no Rally de Portugal, contrariando o domínio que a Toyota tem exercido desde o início do ano.
Pela primeira vez na sua carreira, Pedro Almeida (Skoda) foi o melhor entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis e o primeiro entre os pilotos nacionais.
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Após 11 classificativas e cerca de 150 quilómetros disputados ao cronómetro, os dois primeiros classificados terminaram a primeira etapa separados por escassos 7 segundos e o top 5 por apenas 32,7 segundos.
Com sete vitórias em 11 troços, a Hyundai entrou em grande forma na primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal.
Ott Tänak assumiu a liderança logo na primeira especial do dia e, até à chegada a Matosinhos, conseguiu suster os ataques da armada da Toyota.
Curiosamente, o tempo mais rápido do estónio, registado na última classificativa, assinalou o 400.º da sua carreira no WRC.
“Foi uma etapa exigente, especialmente nas segundas passagens. Nem sempre consegui encontrar o ritmo ideal, mas as duas últimas especiais correram bem”, afirmou.
“Hoje foi uma etapa difícil.” Sébastien Ogier
Com duas vitórias em troços, Sébastien Ogier parte para o dia de hoje a apenas sete segundos do rival da Hyundai Shell Mobis World Rally Team.
“Hoje foi uma etapa difícil. Guardei os pneus macios para amanhã e espero que tenha sido uma boa decisão”, referiu o piloto da Toyota Gazoo Racing WRT.
Nas posições imediatas terminaram os colegas de equipa Takamoto Katsuta e o bicampeão do mundo Kalle Rovanperä, que conseguiu manter Thierry Neuville (Hyundai) à distância nos quilómetros finais.
O belga perdeu preciosos segundos com um pião na secção matinal.
“Foi difícil fazer bons tempos. Os pisos estavam muito escorregadios. Estou feliz por termos recuperado a velocidade e estar mais à vontade com o carro na parte final.”
Líder do campeonato “pagou” pelo estatuto no Rally de Portugal
Já Elfyn Evans, atual líder do WRC, “pagou” pelo estatuto de líder do campeonato, ao ter de abrir a estrada – tarefa ingrata que lhe custou tempo precioso face aos rivais diretos na luta pelo título.
“Foi um dia difícil e algo frustrante. Esperávamos estar mais bem classificados, mas terminámos. Esperemos que amanhã corra melhor.”
Sami Pajari, da Toyota, conseguiu manter-se à frente dos Ford Puma de Grégoire Munster e Josh McErlean, segurando a sétima posição.
Martinš Sesks, da M-Sport Ford, teve de parar 3,8 km após o início da primeira especial para trocar a roda dianteira esquerda, depois de embater numa pedra e furar.
O incidente custou ao letão três minutos e meio, comprometendo qualquer hipótese de um bom resultado no dia.
Entre as incidências da primeira etapa, destaque para a desistência de Adrien Fourmaux.
O piloto da Hyundai foi o mais rápido nas quarta e quinta especiais, aproximando-se a apenas duas décimas de segundo da liderança da geral, antes de não conseguir evitar um pião na segunda passagem por Arganil.
O impacto danificou a suspensão do seu Hyundai i20, forçando o francês a abandonar para o resto do dia.
Domínio total de Oliver Solberg no WRC2
Na categoria WRC2, Oliver Solberg dominou ao volante do Toyota GR Yaris Rally2, encerrando a etapa entre os dez primeiros da geral.
O piloto sueco terminou a primeira etapa com uma vantagem de 53,5 segundos sobre Gus Greensmith (Skoda), depois de Yohan Rossel (Citroën) ter sofrido um furo na última classificativa, caindo para o terceiro posto.
A estreia de Pedro Almeida no Campeonato de Portugal de Ralis
A primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal fez parte do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e terminou com a vitória de Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), após um verdadeiro golpe de teatro já depois de concluída a última classificativa.
Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) foi o mais rápido depois de concluídas as 11 classificativas.
Mas na ligação para o parque fechado na Exponor, a suspensão cedeu e o piloto foi obrigado a desistir.
O azar do piloto inglês foi a sorte de Pedro Almeida, que assim conquistou a primeira vitória no campeonato nacional, com 2,7 s de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) e 59,1s sobre Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2).
O dia de hoje
A segunda etapa, marcada para sábado, inclui sete provas especiais de classificação, totalizando 122,7 quilómetros cronometrados.
O percurso contempla o regresso da classificativa de Vieira do Minho, duas passagens pelos troços de Cabeceiras de Basto e Amarante, e termina com a Super Especial no renovado Eurocircuito de Lousada.