ELFYN EVANS É O MAIS RÁPIDO NA SUPER ESPECIAL

Elfyn Evans - Foto: Pagina do piloto
Elfyn Evans e Scott Martin iniciaram as hostilidades com o tempo mais rápido de 2min 18,1seg na curta etapa de abertura do 58.º Rally de Portugal, à beira-mar em Figueira da Foz.
Duas décimas de segundo dão liderança a Elfyn Evans
O galês Elfyn Evans venceu Sébastien Ogier e Ott Tanak por duas décimas de segundo, mantendo a liderança durante esta primeira noite.
José Pedro Fontes foi o responsável por abrir a primeira etapa, que decorreu em estradas de asfalto seco.
O português foi seguido pelos pilotos líderes do WRC2, Fabrizio Zaldivar, Gus Greensmith, Oliver Solberg e Yohan Rossel, e depois pelas 12 equipas do Rally1, em ordem inversa.
Já Nikolay Gryazin foi o mais rápido dos primeiros pilotos do WRC2.
Leia também
SESKS SURPRESA NO ‘SHAKEDOWN’ RALLY DE PORTUGAL
As declarações dos protagonistas
Carro 33. Elfyn Evans / Martin
“Amanhã vamos descobrir como será verdadeiramente o rali.
Se eu conseguir pilotar bem, alcançar uma boa afinação para o carro e me sentir bem com o que o que faço, isso será o mais importante para mim.”
Carro 1. Neuville / Wydaeghe
“Amanhã esperamos conseguir reunir alguns atributos: um pouco de sorte, consistência, velocidade e um carro fiável. Mas espero que seja, acima de tudo, muito divertido.”
Carro 8. Tänak / Järveoja
“Sim, divertimo-nos mais do que no ano passado, quando tivemos de poupar os pneus.
Esta super-especial é mais para a diversão, mas é preciso manter a concentração. É um bom começo para o rali.”
Carro 17. Ogier / Landais
“Correu bem. Foi uma classificativa limpa e sem incidentes para mim, já que era importante não cometer erros que comprometessem alguma coisa no resto do rali.
Amanhã vamos precisar de muita energia e de estar muito atentos e concentrados.
Também vamos precisar de uma boa afinação do carro para conseguirmos manter um bom ritmo.”
Carro 16. Fourmaux / Coria
“Bem, na verdade temos de aproveitar tudo o que pudermos, já que no ano passado tivemos de gerir os pneus.
Tive uma super-especial limpa e estou bastante satisfeito. Agora, as classificativas a sério são amanhã. Vai ser um dia muito longo e exigente.”
“Não estou contente com isso, mas é a vida.” Rovanperä
Carro 69. Rovanperä / Halttunen
“Amanhã vai ser especialmente desafiante e vamos ter um dia inteiro de “limpeza” de troços.
Acho que o meu despertador vai tocar às 5 da manhã. Não estou contente com isso, mas é a vida.”
Carro 18. Katsuta / Johnston
“Por mim podiamos fazer 20 vezes esta classificativa.
Em relação aos pneus, parecem-me bons, mas precisamos de compreender melhor e de fazer as afinações necessárias para conseguir um bom rali…”
Carro 5. Pajari / Salminen
“Esta classificativa foi um pouco pessoal para mim, já que não tenho boas lembranças. Eu só queria passar incólume por esta super-especial.
Amanhã será um dia longo, mas estou ansioso que comece.”
Carro 13. Munster / Louka
“A zona dos “donuts” está ligeiramente diferente da do ano passado.
Normalmente, é preciso ser-se mais “limpo” e eficaz, mas eu gosto de dar um pouco mais de travão de mão.”
Carro 22. Sesks / Francis
“Estar aqui é incrível. A super-especial foi um pouco mais exigente do que esperava. Foi a nossa primeira vez com pneus duros.
Mas feitas as contas, o que importa é que é um prazer estar de volta.”
“…muito bom estar aqui ao volante de um Rally1e…” Mcerlean
Carro 55. Mcerlean / Treacy
«Em primeiro lugar, é preciso referir que é muito bom estar aqui ao volante de um Rally1e que estou verdadeiramente entusiasmado.
Espero que, amanhã à tarde, o ambiente seja igualmente animado…”
Carro 2. Salvi / Coronado
“Devo confessar que os donuts são o meu calcanhar de Aquiles. É assim mesmo e não há volta a dar.
No entanto, convém destacar que é fantástico ver tanto público e tão entusiasta num ambiente deslumbrante como o desta super-especial.
Carro 20. Solberg / Edmondson
“Foi a primeira vez que conduzi nesta super-especial e na verdade não sabia bem o que esperar.
Mas foi fantástico, com todo este público maravilhoso, e, acima de tudo, poder fazer vários piões de forma legal!”
Carro 21. Rossel / Dunand
“O plano para amanhã é apenas terminar o dia, mas claro que vou estar a jogar para ganhar. Vamos ver se conseguimos.
Fiquei muito agradado com a sensação desta manhã no shakedown.”
Car 23. Greensmith / Andersson
“Bem, pelo menos este ano podemos ver os piões. Animado não será a palavra certa (para amanhã). Eu diria que estou pronto…”
Carro 24. Zaldivar / Der Ohannesian
“Este é sempre um dia especial, mas agora precisamos de nos voltar a concentrar no trabalho.
Esta foi uma super-especial complicada e é fácil cometer um erro num traçado assim. Optámos por uma abordagem mais calma.
Vamos ver como corre o dia amanhã e em que posição estamos no final da tarde.”
Carro 51. Fontes / Ponte
“Sou um tipo com sorte e divirto-me muito a fazer o que faço. O Rali de Portugal é muito importante para mim.
Mas, acima de tudo, para nós portugueses e para o desporto. Estamos muito felizes por estar aqui e amanhã será um grande dia.”