O REGRESSO BTT TERRAS DO TOIRO 12ª EDIÇÃO

Foto: EPSM - Escola Profissional Salvaterra de Magos
Ainda mal o sol tinha esfregado os raios no Parque de Jogos Acílio Rocha pertença da AREPA (Associação Recreativa Porto Alto), local de concentração para a 12ª edição BTT Terras de Toiro já começavam a chegar os atletas.
Tudo concentrado pela organização, estacionamento espaçoso e ordenado, balneários, pequeno almoço, levantamento dorsal, muito bem organizado e indicado.
O parque de estacionamento disponibilizado pela organização ia ficando preenchido e os atletas encaminhavam-se para o levantamento dos kits de atletas.
Mas era impossível não deitar um olho as mesas cheias de doces e salgados que ali se encontravam.
Se alguém já vinha com o pequeno-almoço tomado, era praticamente impossível resistir a tanta iguaria.
Entre reencontros e gargalhadas lá ia mais um reforço alimentar para dentro, pois era importante ter o “tanque” cheio de combustível.
Leia também
BTT TERRAS DO TOIRO DE VOLTA COM NOVIDADES
Fonte: Rui Bastos // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização
A qualidade da organização do BTT Terras de Toiro
A organização já nos habituou, não só da qualidade dos percursos escolhidos, do desafio proposto, mas também ao bem receber a quem os visita.
A prova disputou-se por trilhos de terra batida, serpenteando pelas herdades aí existentes, em ambas as opções do percurso os atletas podiam ser guiados por GPS, mas nem havia necessidade pois a organização brindou os participantes com imensa identificação do percurso em locais que poderia deixar algumas dúvidas.
Um único ponto de abastecimento, comum a ambas as distâncias na zona de barragem, fez com que a maioria dos atletas da distância Maratona preferisse levar dois bidons para salvaguardar falta de líquidos.
O nível de dificuldade deste evento foi considerado médio, não pela parte técnica quase inexistente, mas sim pela qualidade rápida do traçado que fazia com que a média de velocidade fosse bastante elevada, algum ponto ou outro com areia solta, umas subidas curtas, mas não era isso que fazia baixar a vontade de chegar a linha de Meta.
Mas este tipo de trajeto é o famoso BTT Terras de Toiro, percursos rápidos e exigentes para os atletas pois têm de tentar manter um ritmo bastante elevado na velocidade.
Marco Chagas entre os mais de 500 participantes
As inscrições correram dentro da normalidade e não era de se esperar, pois com a qualidade do evento há quem já faça parte da lista a imensas edições.
Estiveram confirmados 523 atletas inscritos nas 3 modalidades do evento quase a atingir o limite que eram os 600 atletas inscritos.
Entre grandes nomes do BTT e não desrespeitando ninguém, esteve presente neste evento o histórico e grande Marco Chagas, um homem mesmo com a sua idade, ainda mostra toda a sua garra em cima da bicicleta.
OPraticante.pt representado por Rui Bastos
OPraticante.pt este presente e representado por Rui Bastos, o qual optou pela distância de 45kms e conseguiu terminar em 8º lugar no escalão Master B (40 – 49 anos). Fazendo um tempo de 1hora e 41minutos.