ROTA DAS FONTES, TRAIL PURO E DURO!

Rota das Fontes

A Associação Humanitária Castanheirense, no passado dia 9 de Outubro, organizou o Trail Rota das Fontes.
A partida e chegada aconteceu junto às instalações da referida Associação, no lugar da Igreja em Castanheira do Vouga. OPraticante.pt teve o privilégio de ser média partner do evento.

Rota das Fontes

O evento, inserido no troféu “Trail terras de Águeda”, teve duas distâncias competitivas Trail Longo (25 km) e Trail Curto (16 km) e uma caminhada (10 km). Contou com cerca de 400 participantes nas várias distâncias.

Leia também

ROTA DAS FONTES DESAFIA-TE A SUPERARES-TE, CONSEGUES?

Página do evento

Página da Associação Humanitária Castanheirense

Texto: Pedro Garrido // OPraticante.pt
Fotos cedidas pela organização

Início da Rota da Fontes

Com o aproximar da hora, e já após um aquecimento e a habitual confraternização entre atletas, a organização pediu aos participantes para se aproximarem, para se prepararem o início da Rota das Fontes!

Seguimos em direção a Castanheira do Vouga, energias no máximo, deu para colocar um bom ritmo até chegar o km 3 e a confirmação do “pico” que aparecia no gráfico.

Cerca de um km a caminhar até bem lá acima, local onde está instalado o Baloiço Barriga da Mulher e tínhamos o primeiro abastecimento.

Rota das Fontes

Trail puro e duro!

Ao km 4 descíamos até ao rio Alfusqueiro.. e que descida! Trilhos extremamente técnicos, sensação de queda iminente, margem do rio com escarpas,.. era tanto de belo como de difícil!

Na cabeça, enquanto fazia mais um km a caminhar entre o 8 e o 9 km, pensamento de como estava a ser difícil fazer a gestão do esforço, do ritmo,.. Isto é mesmo um Trail, puro e duro.

Rota das Fontes

Olhando para o gráfico, este mostrava um percurso menos acidentado entre o km 9 e o 15km, o que deu algum alento e deu realmente para fazer outra gestão de ritmo, mesmo assim o terreno não dava para usar “saltos altos” como, de maneira divertida, um dos vários avisos indicava.

Final soft a descer? Não, isto é Trail!

Chegados ao km 15, na Fonte do Castilho, uma das várias que passamos ao longo da prova, era o local da separação das distâncias.

Os atletas do trail curto e caminhada começava a subir para a meta (1-2km) enquanto os atletas do trail longo ainda tinham umas boas suadelas pela frente!

Logo a seguir à Fonte do Castilho era uma descida em escarpa que só parava no Rio Águeda. E se a descida termina… mais uma parede pela frente!

Ora sobe ora desce, voltamos ao Rio Águeda, até à praia Fluvial de Castanheira do Vouga, até pensar.. que belo local para ser a meta! Mas não, ainda tínhamos uma ponta final difícil..

Muito cansado mas ainda mais feliz por ter vivido tudo isto.. Isto é Trail!

Organização do Trail Rota das Fontes

Parabéns à organização, a todos aqueles que contribuíram para a concretização da prova num local com excelentes condições para a prática do trail.

Nada a apontar de negativo à marcação da prova, muito bem fitada, com sinais de aviso e de “ânimo”.

Bons detalhes da organização, seja a pensar no atleta seja na natureza (por exemplo, nos abastecimentos tinha um caixote do lixo mais à frente, bom pormenor).

No final, os atletas podiam ainda, por um valor simbólico, ter acesso um delicioso almoço (estava tudo ótimo mesmo, parabéns à equipa da cozinha!).

Todas as condições para continuarem e certos que muitos outros atletas se vão juntar numa próxima edição!

A equipa de OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve representado por Pedro Garrido que, na distância de 25 km, alcançou o primeiro lugar da Geral / MSénior.

Pedro Garrido vencedor da prova em representação de OPraticante.pt

Parceiros

Deixe um comentário