RICARDO PARADA REVALIDA TÍTULO NA 10.ª EDIÇÃO UTSG
Ricardo Parada - Foto: Organização
Ricardo Parada foi o destaque na 10.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola (UTSG), vencendo a prova Rainha.
Grândola foi, no passado domingo, 2 de novembro, o ponto de encontro de centenas de atletas prontos para enfrentar os trilhos exigentes e desafiantes da 10.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola (UTSG).
A prova, organizada pelo Município de Grândola e pelo Clube Amiciclo de Grândola, levou os participantes ao coração da Serra que dá nome ao evento.
OPraticante.pt foi um dos parceiros média do Ultra Trail Serra de Grândola (UTSG)

Um cenário de beleza ímpar e com percursos que testaram a sua resistência física e mental.
Leia também
ULTRA TRAIL SERRA DE GRÂNDOLA COM MAIS RELEVÂNCIA
Prova rainha (Trail Ultra – 46km) voltou a consagrar Ricardo Parada da ADN Mértola em Suse Oliveira venceu em femininos
Na prova rainha, o Trail Ultra (46 km e 2500 D+), Ricardo Parada, da ADN Mértola, repetiu a vitória do ano passado.
Sagrou-se bicampeão do UTSG, ao cortar a meta em 05:06:27, num desempenho sólido que confirma o seu domínio nesta distância.
Fábio Grazina (Sharish Gin/GD Piranhas do Alqueva) terminou no segundo lugar com 05:19:48, e Jorge Santos (C.D.C Nave/Trail Runners) fechou o pódio masculino com 05:27:43.
Entre as mulheres, destaque para a vitória de Suse Oliveira (indiv.), com o tempo de 06:15:12, numa vitória ditada pela consistência e ritmo forte.
Bárbara Cruz (2600TR), vencedora da edição anterior, garantiu o segundo lugar com 07:15:29, e Filomena Marques (CF Os Marialvas) completou o pódio aos 07:52:58.
Roberto Baião e Cátia Ferreira venceram o trail sprint
O Trail Sprint (26 km e 1350 D+) teve em Roberto Baião (OCS – Arrábida Trail Team) o grande vencedor, com 02:27:14.
Ilídio Panóias (ADN Mértola) com 02:38:34, e Marcolino Veríssimo (OCS – Arrábida Trail Team) com 02:40:33 completaram o pódio.
No setor feminino, Cátia Ferreira (indiv.) foi a mais rápida, completando a prova em 02:59:14.
Sofia Padrilha (Centro Trail Carlos Sá Penacova Team) com 03:13:33, e Esmeralda Pereira (GD Santa Cruz/Botelhos.pt) com 03:31:27, ocuparam os segundo e terceiro lugares, respetivamente.
No Mini Trail foram vencedores Paulo Martins e Flávia Duarte
Na distância mais curta, o Mini Trail (13,5 km e 500 D+), Paulo Martins, do G.D.R São Francisco da Serra, voltou a brilhar com um tempo de 01:04:45, depois de também ter vencido esta distância no ano passado.
Seguiram-se António Salgado (JDM Atletismo) com 01:07:44, e Luís Marques, atleta do clube da casa, o Amiciclo de Grândola, com 01:09:49.
No setor feminino, Flávia Duarte (OCS – Arrábida Trail Team) cortou a meta em 01:23:04.
Rute Teófilo (G.D.R. São Francisco da Serra) e Eugénia Izaías (Grupo Pegada Ribeirinha) a completarem o pódio, com tempos de 01:31:43 e 01:32:38, respetivamente.
Nas classificações por equipas, destaque para o C.D.C Nave / Trail Runners, vencedor coletivo no Trail Ultra.
No Trail Sprint, o pódio por equipas foi liderado pelo OCS – Arrábida Trail Team.
Enquanto no Mini Trail, o G.D.R. São Francisco da Serra conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Clube Amiciclo de Grândola, coorganizador da prova.
Uma edição marcada pela certificação da ATRP e pela forte participação
De acordo com o regulamento da prova, foi também atribuído o prémio à equipa com mais elementos a finalizar o somatório das três provas de trail, distinção que foi conquistada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola, num claro reflexo da forte mobilização e envolvimento da população local.
A edição deste ano trouxe ainda uma novidade de relevo:
a certificação oficial da prova pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), reforçando o posicionamento do UTSG no calendário competitivo nacional.
Para quem preferiu uma experiência não competitiva, a caminhada de 11 km proporcionou também uma manhã de atividade física e de contacto com a natureza, num ambiente de convívio e partilha.
A organização do evento voltou a receber elogios por parte dos participantes, que destacaram:
a qualidade dos percursos, a beleza da paisagem e o profissionalismo de toda a estrutura técnica, logística e de segurança.
A 10.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola confirmou, uma vez mais, a sua apologia à celebração da superação, da ligação à natureza e do espírito de grupo.
Todos os resultados estão disponíveis para consulta aqui.







