Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Santa Iria de Branzelo para o Mundo

No dia 03 de fevereiro pelas 8:30 será dado o tiro de partida da sétima edição do Trail de Santa Iria, que promete demonstrar uma evolução constante da organização, surgindo de uma ideia de angariarem verbas para a organização das festividades da aldeia, em honra de Santa Iria.

Assim, a ABA – Associação de Branzelo Ativo e com a colaboração da comissão de festas Santa Iria e também com a ajuda dos populares da localidade uniram-se para a realização da primeira edição deste evento em 2012.

 

De Branzelo para o Mundo

“Corria o ano 2012, novembro, numa manhã diferente de exercício físico entre amigos, pelas montanhas viradas ao Douro, o Pedro lançou a ideia da organização de um tipo evento, que por aquela altura dava os primeiros passos, o trail running.

A ideia vinha de encontro à necessidade de se angariarem verbas, para a organização das festividades da aldeia em honra de Santa Iria. Daí até ao envolvimento de um conjunto de vontades e à concretização da ideia, foi um passo pequeno!

Juntou-se aqui também a vontade de alguns habitantes de Branzelo, em aproveitar e otimizar as condições naturais que nos rodeiam. Nasceu o Trail Santa Iria…

A 15 minutos da cidade do Porto, a localidade de Branzelo está situada entre serras (Santa Iria , Banjas e Flores – integradas no Parque das Serras do Porto) que, pela sua disposição geográfica, criam o ambiente ideal para a prática da modalidade.

Aqui há a possibilidade de correr e caminhar em trilhos montanhosos, veredas, ribeiros, quedas de água, etc, sempre com a paisagem sobre o rio douro como pano de fundo!

Vamos para a 7ª edição, com vontade e determinação de superar as expetativas de quem nos visita!”

Estas foram as palavras de Altino Rocha (Associação Branzelo Ativo) referidas no site do evento.

Foto: Mónica Martins Madureira e Luís Fonseca

Quatro opções no Trail de Santa Iria

Um evento constituído por quatro opções de participação, podendo ser um óptimo dia em família pela localidade de Branzelo.

Com inicio às 8:30 o Trail longo, uma distância de 38Km com uma altimetria positiva de cerca de 2000 metros constituído por cinco abastecimentos;

O Trail Curto dista de 21 Km, dois postos de abastecimentos com uma altimetria positiva de 1100 metros

Um mini Trail com 13 km, com uma altimetria positiva de 600 metros e um abastecimento;

Para completar as opções uma caminhada de 8 km, também com um abastecimento e uma altimetria de 350 metros.

As partidas e chegadas serão realizadas em Branzelo, Avenida Central, podem levantar os dorsais na EB1 de Branzelo.

 

A localidade situa-se perto da cidade do Porto, é um desafio apelativo a todos os atletas portugueses, já despertando o interesse aos atletas espanhóis na sua participação, rodeada de serras integradas no Parque das Serras do Porto, será palco de várias paisagens, diferentes de outros desafios, mas agradável para a prática do Trail, a água nos trilhos completa a beleza das provas.

Porque Trail sem água e lama, não é Trail. Vamos ver no dia da prova como seremos brindados, com chuva?

Será mais um desafio interessante desde os caminhantes aos mais corajosos, Boa Sorte aos inscritos!

Manuel Carlos Martins, representante de OPraticante.pt – Foto: Objectiva em Movimento

E não esquecer que OPraticante.pt lá se encontrará representado por Manuel Carlos Martins, e que deseja encontrar consigo.

Site oficial do evento .

Evento no facebook.

Texto: Manuel Carlos Martins
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta