SANTIAGO DO CACÉM RECEBEU ENDURO DE ALTO NÍVEL

Renato Silva - Foto: João da Franca / Beta Portugal
O Campeonato da Europa de Enduro arrancou em Santiago do Cacém com um plantel de luxo.
Uma prova onde foi também integrada a 4ª ronda do Campeonato Nacional de Enduro CFL.
Depois de ter sido já anfitriã do Mundial de Enduro e do FIM Enduro Vintage, a Associação MotorSport Santo André voltou, no passado fim de semana, a receber uma grande prova internacional.
Os trilhos em torno de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André a servirem de palco para a prova de abertura do Campeonato da Europa de Enduro 2025.
Uma jornada que integrou também a 4ª prova do Campeonato Nacional de Enduro CFL.
Leia também
JOANA GONÇALVES PRONTA PARA ATACAR EUROPEU
Três mil espectadores brindados por perto de centena e meia de pilotos com uma espetacular Super Test
Presentes estiveram perto de centena e meia de pilotos, com 106 inscritos para a prova do Europeu (entre os quais vários pilotos ‘mundialistas’ que aproveitaram para treinar para o Campeonato do Mundo de Enduro que arranca em Fafe no próximo fim de semana).
Os restantes pontuando apenas para o Campeonato Nacional – que, nesta ronda em particular, não incluía os Troféus Nacionais (Verdes e Promoção) e os Hobby.
Disputada sob temperaturas verdadeiramente estivais, não foi por isso que a prova alentejana foi menos dura.
Foi desenhada praticamente toda em areia – seguindo a estrutura base da prova que encerrou o Mundial de Enduro há dois anos -, piso que veio a cobrar as suas vítimas entre as mecânicas.
Mas, antes de enfrentarem, no sábado e domingo, três voltas por dia ao percurso de 50 km, os pilotos tiveram a oportunidade de brindar os cerca de três mil espectadores que encheram o Recinto de Feiras de Santiago com uma espetacular Super Test.
A Super Test foi disputada na sexta-feira à noite, no local onde estava também montado o paddock.
Armada nórdica que dominou a geral do Europeu
No sábado como no domingo, foi uma verdadeira armada nórdica que dominou a geral do Europeu.
O finlandês Roni Kytönen (Husqvarna) a vencer no sábado à frente do sueco da Triumph, Mikael Persson, e dos seus compatriotas Kimi Koskinen (GasGas) e Pyry Juupaluoma (Kawasaki).
Os dois primeiros a trocarem de posição no domingo, mantendo-se Koskinen e Juupaluoma nas mesmas posições da véspera.
Renato Silva e Luís Oliveira alcançaram pódios em Santiago do Cacém
Entre a dezena de pilotos portugueses que alinharam para o Campeonato da Europa, o destaque vai para Renato Silva (Beta), que foi 2º colocado na classe E2 em ambos os dias.
“Fim de semana positivo no início do Campeonato Europeu de Enduro juntamente com o Nacional de Enduro, com consciência de que há muito trabalho pela frente o saldo é positivo.
Foi dois dias de corridas duros mas que me diverti muito em cima da minha mota!
Feliz por provar a mim próprio que posso fazer as coisas!
Agradecer à organização da corrida pelo fim de semana incrível que nos proporcionou com todas as atividade fora da corrida e também pela corrida em si.
Obrigado equipa por todo o apoio.
OBRIGADO aos meus pais, ao bichinho e aos meus amigos que estiveram comigo durante a corrida.” escreveu Renato Silva na sua página
Enquanto Luís Oliveira (Yamaha) também subia ao pódio da classe E1 com um 3º posto no sábado, sendo forçado a abandonar com problemas mecânicos irremediáveis no domingo.
Dois excelentes segundos lugares para Joana Gonçalves
Na classe de Senhoras estiveram presentes Joana Gonçalves (Husqvarna), Mariana Afonso (KTM) e Francisca Henriques (Sherco).
Joana Gonçalves esteve em particular evidência, obtendo dois excelentes segundos lugares após intensa luta com Vilde Holt (KTM).
Um duelo em que, no domingo, a vitória escapou por muito pouco à piloto portuguesa. Mariana Afonso foi 6ª e 7ª, enquanto Francisca Henriques era 8ª em ambos os dias.
Gonçalo Jesus (Beta) e Tomás Alves (Husqvarna) alinharam na classe Júnior 2, com o piloto da Beta a ser 10º e 9º nos dois dias.
Enquanto Tomás Alves somava um 14º e um 13º postos.
A dureza do piso de areia para fez mossa nas mecânicas entre os três jovens pilotos lusos que alinharam na concorrida classe Youth.
Afetando a prova de Domingos Cunha (Husqvarna), Lucas Cêpa (Fantic) e Rui Sousa (Fantic), com os dois primeiros a abandonarem no sábado e Rui Sousa a terminar muito atrasado.
Os problemas foram resolvidos para o segundo dia de prova, que todos os elementos do trio nacional conseguiram terminar.
Finalmente, na classificação por equipas do Europeu de Enduro, a ‘Trade Teams’.
As equipas de quatro pilotos em que se aproveitavam os três melhores resultados -, vitória nos dois dias para a fortíssima formação finlandesa Kokoputki OY.
Enquanto o Team FMP (Renato Silva, Luís Oliveira, Gonçalo Maria e Tomás Alves) era 4º no sábado.
Descia a 8º no domingo, classificação esta reflexo do abandono de Luís Oliveira no segundo dia.
Roussaly volta a vencer no Nacional
No que respeita às classificações para o Campeonato Nacional de Enduro CFL, nova vitória na Elite para Julien Roussaly (Sherco) em ambos os dias.
O francês a terminar à frente de Ruben Ferreira (Beta – E1) e Renato Silva (Beta – E2) no sábado e com os dois portugueses a trocarem de posições entre si no domingo.
Na Open, Gonçalo Jesus (Beta) foi sempre o melhor na geral da classe e em Open 1, com Francisco Salgado a dominar a Open 2.
Pedro Oliveira (KTM) ampliou a sua liderança na classe de Veteranos com uma dupla vitória, o mesmo sucedendo com Nieve Holmes (Sherco) na classe de Senhoras.
Finalmente, entre os Super Veteranos, Albano Mouta (GasGas) deu sequência à sua série invicta na presente temporada, somando as suas 5ª e 6ª vitórias do ano.
O Campeonato da Europa de Enduro prossegue já no próximo fim de semana, de 4 a 6 de abril.
Terá uma prova integrada na ronda de abertura do Campeonato do Mundo de Enduro, em Fafe.
Quanto ao Campeonato Nacional de Enduro CFL, terá a sua quinta jornada a 19 de abril na Lousã.
Na véspera, será antecedida pela 2ª prova do Campeonato Nacional de Mini Enduro Jetmar.