SELEÇÃO NACIONAL NA ABERTURA DA TAÇA DO MUNDO DE PARACICLISMO

Seleção Nacional

Telmo Pinão e Flávio Pacheco - Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

A Seleção Nacional de Paraciclismo inicia esta semana a temporada internacional com a primeira etapa da Taça do Mundo de Paraciclismo, em Chiang Mai, na Tailândia.

Portugal estará representado exclusivamente pelo atleta Flávio Pacheco, que disputará a primeira prova internacional da época e começará a lutar por pontos importantes no ranking das nações, decisivos para a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Primeiros desafios na Tailândia

A participação portuguesa começa na sexta-feira, dia 20, com a prova de contrarrelógio individual, marcada para as 6h00 da manhã (hora de Portugal continental). O atleta percorrerá duas voltas, totalizando 16,7 quilómetros, num trajeto exigente que testará a sua capacidade de gerir esforços.

A competição continua no domingo, dia 22, com a prova em linha, com início às 9h00 (hora de Portugal). Flávio percorrerá seis voltas pelo mesmo percurso do contrarrelógio, totalizando 58,4 quilómetros, num circuito seletivo que promete grande desgaste físico.

Antes de viajar para a Tailândia, Flávio Pacheco realizou um estágio de preparação na Academia de Ciclismo de Anadia com a Seleção Nacional, afinando a sua condição física para este primeiro grande desafio internacional da temporada.

O Selecionador Nacional, Telmo Pinão, acredita que o percurso favorece o atleta português.

“É um traçado com alguma altimetria e exigente, algo onde o Flávio normalmente se defende bem.

Acreditamos que poderá adaptar-se às características da prova e lutar por um bom resultado”, afirmou.

Objetivo: pontos para Los Angeles 2028

Além da competição, esta etapa tem um papel estratégico na campanha de qualificação paralímpica.

Os pontos conquistados ao longo da temporada serão determinantes para o posicionamento de Portugal no ranking das nações.

Esse ranking define a atribuição das primeiras vagas para Los Angeles 2028.

A Seleção Nacional de Paraciclismo continua a contar com o importante apoio da Verallia e da Automaran, parceiros que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento e sustentabilidade deste projeto desportivo.

Parceiros

Deixe um comentário