Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq

Sistelo Extreme Marathon é uma prova única

A Sistelo Extreme Marathon® é uma prova única que combina percursos em ECOVIA, em estradas de montanha e, numa pequeníssima percentagem, percurso em trilho.

“Uma Maravilha de Prova” leva mais de mil participantes a Arcos de Valdevez e Sistelo.

A primeira edição da Sistelo Extreme Marathon® levou ao concelho de Arcos de Valdevez mais de mil participantes, oriundos de 12 países.

O dia 7 de Outubro ficará assim marcado para a história, como o arranque de mais esse grande projeto da “Carlos Sá Nature Events” em parceria com o Município de Arcos de Valdevez e Junta de Freguesia de Sistelo, assim com os restantes parceiros.

Praticamente todos os percursos, decorreram dentro do Munícipio de Arcos de Valdevez, um dos 5 que integra a área do único Parque Nacional do país, o “Parque Nacional Peneda-Gerês”, classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2009.

Ao longo do percurso os participantes apreciaram a paisagem verde e luxuriante da região, de frescura abundante e banhada pelo encanto do Rio Vez, terminando na magnífica aldeia de Sistelo – o “Pequeno Tibete Português” – recentemente classificada como uma das “7 Maravilhas de Portugal”, tendo vencido na categoria de Aldeia Rural.

Sistelo foi também reconhecida pelo Governo Português como monumento nacional, o que a torna na primeira do país a deter este reconhecimento. Todo o percurso desenrolou-se dentro do Município de Arcos de Valdevez, um dos 5 que integra a área do único Parque Nacional do país – o Parque Nacional Peneda – Gerês – classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2009

Nesta 1ª Edição da Sistelo Extreme Marathon, prova organizada pelo Carlos Sá Nature Events teve distâncias de 13km, 21km, 30km e 42km.

Porto Sentido Runners bem representada no Sistelo Extreme Marathon

A equipa Porto Sentido Runners esteve bem representada em todas as distâncias com especial destaque para as duas atletas Paula Coutinho e Elizabete Loureiro (6º e 7º lugar femininos respectivamente) nos 42km.

Equipa Porto Sentido Runners

Aqui falo dos 21 km prova que participei e que começou em Arcos de Valdevez, o seu inicio foi no Centro da Vila começando a prova em estrada até entrar na ecovia e passar entre os passadiços e caminhos de terra.

Assim foi o percurso até aos 13,5 km, aí aparece a 1ª dificuldade do dia, uma subida para sairmos para a estrada e depois continuar a subir mais um pouco, descendo de seguida para o abastecimento aos 16,5 km. Daí até ao ultimo km foi sempre pela ecovia com sobe e desce constante (tipo trail, com alguns passadiços) até aos últimos 500 metros onde a ultima subida foi dura e praticamente não se conseguia correr nas pedras.

João Pinheiro

Resumindo, foi uma prova que adorei e os 21 km mesmo assim eram menos duros que as restantes distâncias, porque não tive que subir ao Miradouro da Estrica, um lugar lindíssimo.. Deste ponto, miradouro é possível visualizar uma vila típica do alto Minho: marcada por uma paisagem verde, arquitetura solarenga e um rio de águas cristalinas.

Os participantes na distância que passou por este lugar, usufruíram de algo único, que somente pode ser apreciado por quem como nós corre, efectua caminhadas ou pratica BTT, as belas paisagens que existem por todo o Portugal, e que os portugueses desconhecem na sua maioria.

Parabéns ao Carlos Sá, ao seu staff, por proporcionar mais um grande evento, que vêm marcar o panorama nacional do trail.

Aqui fica os vencedores nas diferentes distâncias

13Km

Ruben Veloso – CAAV Trail – 00:58:27 foi o vencedor, compondo o pódio Adriano Morais – individual – 01:02:12 e Ricardo Sá – AKUAFIT – 01:02:48.

Ruben Veloso, que para além de representar o CAAV Trail, representa também em vários eventos o nosso projecto OPraticante.pt, declarou após cortar a meta “É uma grande iniciativa boa fazer provas com este nivel em Arcos de Valdevez.
Ganhar em casa foi uma grande satisfação e quero dedicar esta vitoria ao meu clube Centro Atletismo Arcos de Valdevez e a todos os arcuenses, bem como a OPraticante.pt que me têm também apoiado.

Ruben Veloso

Acrescentando “Fiz 13 km em 58 minutos um excelente recorde para mim e num evento com bom nivel de atletas.
O percurso foi bastante duro mas estou num momento de forma muito bom e é continuar a trabalhar forte
Parabens a toda a organizacao e ao staff do Carlos Sá Eventos

A vencedora foi Cristiana Ferreira – individual – 01:14:08, em 2ª Emanuela Perez – individual – 01:20:56 e Carla Sereno – individual – 01:24:17 em 3ª.

Cristiana Ferreira

21Km

Paulo Pinto – individual – 01:27:47 venceu, Carlos Carlos – individual – 01:31:19 e José Afonso – HSantaMariaRT – 01:33:53, completaram o pódio.

Venceu Diana Sousa – Centro Ciclista de Gondomar – 01:36:42, Renata Gonçalves – Montanha Clube Trail / Efapel – 01:43:39 ocupou o lugar imediato e Paula Rios – Viana Running – 01:50:03 obteve o lugar mais baixo do pódio.

Diana Sousa

30Km

Nuno Fernandes – Clube Atletismo Fafe – 02:27:27 foi o primeiro, em segundo Nuno Carneiro – Clube Zupper – 02:32:47 e Amândio Antunes – individual – 02:48:34 em terceiro.

Nuno Fernandes

Mariana Machado – Santa Apolónia – 03:04:52 foi a vencedora da distância maior e bem destacada sobre a Carla Pereira – Olímpico Vianense Trail – 03:24:13, segunda e a terceira classificada Liliana Ribeiro – individual – 03:26:41.

Mariana Machado

42Km

Venceu Fábio Filipe – individual – 03:19:56, seguido de Nuno Graça – SIMECQ -03:44:44 e Paulo Gomes – Benfica em Forma – 03:52:25.

Inês Peixoto – Benfica em Forma – 04:22:00 venceu, Maria Lopes – individual – 04:34:16h e Carla Mendes – Tartarugas Solidárias – 04:37:58h completaram o pódio.

Carlos Sá “Uma Maravilha de Festa”

Carlos Sá manifestou no final do evento “Agradeço a todos quantos contribuiram para que esta primeira edição fosse um sucesso, desde quem marcou o percurso, quem nos apoiou, participou e a todo o STAFF, o meu OBRIGADO

Acrescentado “A Organização está já a preparar a segunda edição, e agradece a todos os participantes, por fazerem deste dia 7 “Uma Maravilha de Festa”.

Evento no facebook.

Carlos Sá Nature Events sitio oficial.

Texto: João Pinheiro
Fotos: Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta