Sopa de Peixe do Rio convida a Maratona de BTT

Maratona de BTT

Primeiro de tudo quero agradecer a David Silva pelo convite que me fez para fazer “parte” dos tertulianos de “O Praticante”.

Os meus desportos de eleição são o ciclismo e o Btt os quais já pratico desde longa data e tenho a felicidade de ter participado em grandes eventos e aventuras em cima da bicicleta.

Considero-me um felizardo por ter pedalado mais de 50 000 km´s e ter percorrido inúmeros locais, cidades, vilas, trilhos, estradas, paisagens únicas, muitas vezes de difícil acesso ao comum dos mortais.

Na memória fica as aventuras e eventos nos quais participei, como Elvas – Santiago Compostela em BTT, Mountain Quest, ABC, Quebrantahuesos, Grandfondos, etc…

Mas falando da ultima aventura por terras do Alandroal…

II Maratona de BTT Alandroal – Sopa de Peixe do Rio

Este fim-de-semana desloquei-me à linda vila de Alandroal, onde participei na II maratona de BTT a qual era para ter sido efetuada a 10 de março, altura em que decorria na vila a IX edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, onde seria possível nos 15 restaurantes e 3 cafés de todo o concelho mergulhar na gastronomia do peixe do rio e conhecer outros atrativos do Alandroal.

Infelizmente e felizmente face à necessidade de água no nosso Alentejo e com os inúmeros ciclones, o evento teve de ser adiado para o dia 31 de março.

A Maratona

Pelas 07H30 de 31 de março lá se juntou a malta toda do CCBTT Elvas em direcção ao Alandroal, no dia anterior durante a noite mais uma “tromba” de água, motivo pelo qual durante toda a viagem a conversa se debruçava sobre o mesmo, a lama que iríamos encontrar nos trilhos e os estragos que iria causar nas bikes!!!! (a vida não tá facil e os mecânicos agradecem!!! EHEHEHEHEH)

Pelas 08H15 chegamos e dirigimos ao secretariado afim de levantar dorsais e saco de brindes, conforme os outros 170 atletas que participaram.

Após colocar as conversas em dia com os bttistas amigos de outras terras, lá nos dirigimos para a manga de partida, onde o spiker informava pormenores dos dois percursos, 30 e 50 Km e que a partida de ambos era dada ás 09H00 pelo relógio da igreja, na realidade 08H58 em virtude do relógio estar dois minutos adiantado.

 

Inicio pontual

E assim foi, pelas 09H00 horas em ponto deu-se inicio a mais uma edição da Maratona de BTT do Alandroal onde os primeiros quilómetros eram percorridos pelas ruas da linda vila, com o publico a apoiar as atletas.

Rapidamente entramos nas estradas de terra batida e os primeiros km´s foram percorridos em ritmo muito rápido, onde o único obstáculo era a lama que tornava o percurso um pouco pesado.

Jorge Rolhas e Pedro Rocha

Mas bendita chuva que caiu praticamente todos os dias no mês de Março, que tornou o campo lindo, verde, com milhares de flores de diversas cores, ribeiras cheias, com correntões de água límpida e a juntar ao lindo dia que se fazia sentir, só podia dar uma manhã perfeita de BTT!!!!

Serra d`Ossa, aquela que faz mossa

Chegamos á parte mais dura da prova e que decorria já na Serra d`Ossa, aquela que faz mossa!! Onde era um sobe e desce constante e onde encontrávamos inúmeras ribeiras que tínhamos de atravessar, os mais audazes em cima da bike, eu a pé com a mesma às costas, porque o material está caro!!!!!

João Edral

Seguidamente percorremos vários km`s paralelo a um ribeiro espectacular, onde sinceramente apenas apetecia parar e ficar por ali a passar o resto do dia e como é tradição aqui no Alentejo “ir a rebolar o vale“.

Finalmente deixamos a serra e dirigimo-nos ao Alandroal, onde os últimos 10 km eram numa zona de planícies e o único obstáculo era o vento forte de frente que se fazia sentir.

Sempre com o meu parceiro de guerra Pedro Rocha lá terminamos os 50 Km com 1060 metros de acumulado em 02H33.

5 *** espetacular a Maratona de BTT do Alandroal

Há muito tempo que não me divertia tanto em cima da “burra” com a lama, poças água, e um percurso 5 *** espetacular, com excelentes single tracks, subidas quanto baste, para mim perfeito!!!!

Foi uma manhã espetacular de BTT onde a organização United Bike Team Alandroal da Maratona de BTT do Alandroal está de parabéns, apontando apenas um senão, é daqueles eventos em que deveria estar o dobro de participantes!!!!

Geral 30 km

Masculino

Tiago Martins – DAP Portalegre BTT Team – 1h25m53s, foi o vencedor, seguido de André Almas – BTT C.C. Cumeadense – 1h26m21s em 2º e em 3º Manelito Silva – CC BTT Elvas – 1h26m26s

Feminino

Venceu Leonor Tapadas – Papatrilhos Vila Viçosa – 2h14m44s, com o 2º lugar a ser obtido por Maria Beatriz Oliveira – Oliveira – 2h22m04s

Geral 50 km

Masculino

Nuno Fitas venceu percorrendo a distância em 2h02m14s, João Paulos – 2h03m48s e Bruno Martins – 2h04m47s lcuparam os restantes lugares do pódio.

Classificaçoes.

Texto: Jorge Rolhas
Fotos: Nuno Mendes

Parceiros