TERESA BONVALOT A UM PASSO DO TÍTULO NACIONAL
O Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2024, teve início, esta sexta-feira, no lado poente da praia do Areal de Santa Bárbara.
Uma jornada longa que deixou os líderes do ranking e detentores da licra amarela Go Chill mais perto de carimbarem os títulos nacionais de surf de forma antecipada.
Apesar de o mar não apresentar muito tamanho, as ondas quebraram de forma regular e permitiram a Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes dar mais um passo firme rumo ao grande objetivo.
Se no lado masculino Tomás Fernandes conseguiu duas vitórias a caminho da ronda 3, podendo sagrar-se campeão se vencer a etapa e Guilherme Ribeiro não chegar à final, a verdade é que do lado feminino as contas estão ainda mais simples.
Leia também
SURF NAS ONDAS DA PRAIA DE SANTA BÁRBARA
Fonte: Associação Nacional de Surfistas
Apenas uma bateria separa Teresa do quinto título da carreira
Teresa Bonvalot entrou com tudo na etapa açoriana, conseguindo vencer e também registar o melhor score feminino do dia, com 12,55 pontos, a larga distância da concorrência.
A performance de Teresa Bonvalot e a passagem à ronda 2 feminina deixou a surfista de 24 anos a somente um heat de conquistar o quinto título nacional da carreira.
Caso supere a ronda 2, onde irá ter pela frente Teresa Pereira, Núria Maganinho e Matilde Pinto, Teresa Bonvalot garante a passagem às meias-finais e, consequentemente o título nacional por antecipação.
Guilherme Ribeiro responde à altura e mantém luta acesa
Já Tomás Fernandes ainda tem um caminho mais longo pela frente.
O surfista da Ericeira, de 28 anos, entrou de forma positiva nas ondas de São Miguel, mas teve resposta à altura por parte do número 2 do ranking e principal perseguidor, Guilherme Ribeiro.
Ambos passaram as duas primeiras rondas da etapa açoriana com distinção e, agora, preparam-se para uma ronda 3 de grandes implicações para o ranking.
No heat 2 da ronda 3 Tomás vai ter pela frente o campeão nacional em título Joaquim Chaves, Francisco Queimado e João Mendonça.
Na bateria seguinte é a vez de Guilherme Ribeiro medir forças com Tiago Stock, Ivo Cação e Miguel Lages.
Também Francisco Ordonhas, Guilherme Fonseca Halley Batista, Tiago Stock e Afonso Antunes conseguiram vencer os respetivos heats na primeira e segunda ronda, fazendo o pleno neste dia de estreia.
Destaque ainda para a performance de Halley Batista na ronda 2 masculina, que somou 12,50 pontos.
Melhor só as prestações de Guilherme Ribeiro (13,40) e Francisco Mittermayer (13,90) na ronda 1.
Contudo, Mittermayer não conseguiu dar sequência ao momento, tendo caído na ronda 2.
Para este sábado, caso a ronda 2 feminina vá para a água, há uma forte possibilidade de Teresa Bonvalot garantir o título nacional já hoje.