Tiago Antunes décimo na etapa e na geral
Tiago Antunes foi ontem o décimo classificado na segunda etapa da Corrida da Paz, subindo a igual lugar na classificação geral desta corrida da Taça das Nações de Sub-23, que decorre na República Checa até hoje.
Classificação levou uma reviravolta na etapa rainha
A tirada de 151 quilómetros, entre Krnov e Dlouhé stráně era considerada a etapa-rainha da competição, pois terminava em alto, na segunda passagem pela exigente subida de 12 quilómetros a Dlouhé stráně. As expectativas não saíram goradas e a classificação levou uma reviravolta completa no final da jornada.
A Equipa Portugal cumpriu o objetivo de lutar pelas primeiras posições, colocando Tiago Antunes no grupo restrito que iniciou na frente a derradeira ascensão. As dificuldades da subida fizeram a seleção, com a seleção da Bélgica a demonstrar ser a mais forte, ganhando a etapa através de Bjorg Lambrecht e conseguindo ainda o terceiro e o quinto postos.
Tiago Antunes o melhor português
Tiago Antunes, que ainda é sub-23 de segundo ano, voltou a estar ao nível que já demonstrara na recente Ronde de l’Isard, cortando a meta no décimo lugar, com mais 2m59s do que o vencedor da etapa. Jorge Magalhães foi o 45.º, a 14m08s, Ivo Oliveira, que furou num momento decisivo da etapa, acabou a tirada na 48.ª posição, a 14m37s, e David Ribeiro, que deu a roda a Ivo Oliveira no momento do furo, acabou no 85.º posto, a 25m13s. João Almeida não terminou a etapa.

“O Tiago Antunes teve um desempenho que considero excelente. Encheu-me as medidas com a corrida inteligente que fez. Está no décimo lugar, cumprindo as expectativas que tínhamos, de colocar pelo menos um corredor num lugar que garanta pontos para a Taça das Nações. Tentaremos manter a posição na última etapa”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.
A geral é encabeçada pelo belga Bjorg Lambrecht, seguido pelo dinamarquês Niklas EG, a 12 segundos, e pelo checo Michal Schlegel (República Checa), a 16 segundos. Tiago Antunes é décimo, a 3m11s, Jorge Magalhães 45.º, a 14m21s, Ivo Oliveira 47.º, a 14m40s, e David Ribeiro 85.º, a 25m33s.
A Equipa Portugal é a 11.ª formação entre as 21 seleções nacionais classificadas.
A terceira e última etapa, a disputar hoje, domingo, é a mais longa e a montanha volta a estar presente ao longo dos 160 quilómetros com início e final em Jeseník. A tirada encerra com uma exigente subida de 2,5 quilómetros, quinto prémio da montanha do dia.