Tiago Ferreira e Mónica Santos triunfam na Maratona de Viana

Tiago Ferreira (Team Protek) e Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech) ganharam, em Viana do Castelo, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de XCM 2015 e para o Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã.

Viana do Castelo aceitou o desafio da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo do Minho para receber a 1ª prova da Taça de Portugal de XCM’2015 e a 1ª prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã, tendo promovido em simultâneo a segunda edição da Blisq Creative 2H Resistência BTT Viana do Castelo.

A organização das atividades, realizadas por trilhos e caminhos da Princesa do Lima, esteve a cargo do grupo de Amigos do Desporto-ACRVF e do Clube Olímpico Vianense com a parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo do Minho.

Na Maratona de Viana a corrida de elite masculina assistiu ao triunfo de um dos maiores especialistas internacionais em Maratonas BTT, Tiago Ferreira. O viseense foi ladeado no pódio por David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech), segundo, e por Hernâni Silva (BTT Loulé/BPI), terceiro.

Mónica Santos foi a melhor feminina, diante de Ilda Pereira (Mozinho MTB/Martos/HRV) e de Tânia Neves (Clube BTT de Águeda/Blackjack), segunda e terceira, respetivamente.

Carlos Gomes (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC) impôs-se em masters 30, Nuno Inácio (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC) triunfou em masters 35, Hugo Marques (Creative Moto/Beneton Sisley/CTM VPA)) venceu em masters 40 e António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) ganhou em masters 45.

Nas categorias dos mais velhos impuseram-se Carlos Lima (EDV/VianaCycles/EntrePortas/MyPharma), em masters 50, e Vítor Graça (Associação 20 km Almeirim), em masters 55. Entre as masters femininas, Ângela Gonçalves (BTT Gardunha/Fundão 365 à Descoberta) impôs-se em masters 30 e Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) foi a melhor master 40.

Na classe D, corredores com deficiência auditiva, o melhor foi Ricardo Gomes (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo).

O BTT Loulé/BPI foi a melhor equipa, tanto na geral coletiva como na geral master.

A próxima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã será o 6º Raid do Facho BTT / Maratona XCM a disputar no dia 12 de abril em Barcelos.

Texto de: A.C.M.
Fotos de: Eduardo Campos

Parceiros

Deixe uma resposta