Tiago Santos “humildade e carácter…de campeão!!!”

tiago santos

Uma brilhante vitória foi conquistada por Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo / Crédito Agrícola, na Volta a Portugal de Cadetes impondo-se como o melhor atleta no conjunta das três etapas, com um total de 245 quilómetros percorridos.

Leia também os artigos sobre as etapas

Sergio Serrano é o primeiro camisola amarela

López vence em solitário e é o novo comandante

Tiago Santos conquista Volta a Portugal de Cadetes

Texto: Alcobaça Clube Ciclismo

Tiago Santos surpreende espanhóis e vence

No duelo participaram 130 ciclistas de 15 e 16 anos, em representação de 21 equipas, três das quais espanholas.

Os espanhóis impuseram-se nas duas primeiras etapas, com Tiago Santos a ficar em 2º lugar na primeira etapa e em 4º lugar na segunda etapa.

Impôs-se no final da 3ª tirada em que venceu a etapa e amealhou a vantagem necessária para se sagrar vencedor da Volta a Portugal de Cadetes e conquistar a Camisola Amarela e a Camisola Verde dos pontos.

No 2º e 3º lugares do pódio final ficaram os espanhóis Hector Martinez do Grupo Sime-Level, e Juan Rodrigues da Valverde Team.

Na terceira e última etapa com um percurso muito duro, com muito sobe e desce, e curvas muito apertadas Tiago Santos levou 2h:16m:52s para percorrer os 84,9 quilómetros que ligavam Rio Maior e Santarém à média de 37.219 Km/h.

Tiago Santos

Nos primeiros 60 quilómetros, as várias movimentações não pareciam trazer mudança de liderança na prova, mas quando faltavam 20 quilómetros para a meta, quatro corredores lançaram-se numa fuga e entre eles estava Tiago Santos.

Na meta o atleta da formação alcobacense orientado pelo treinador Armindo Lúcio impôs-se e bateu ao sprint o seu mais direto adversário espanhol arrancando fortes aplausos do publico presente.

Depois de vencer todas as provas da Taça de Cadetes, Tiago Santos, venceu também a Volta de Cadetes, revelando o mérito que tem vindo a construir ao longo de 10 anos no Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.

Tiago Santos

“Eu sabia que podia ganhar” Tiago Santos

E o vencedor Tiago Santos declarou à nossa equipa de reportagem “Eu sabia que podia ganhar, tinha trabalhado para isso.

Mas não era uma certeza pois nunca tinha corrido com as equipas espanholas, não tinha noção do nível deles, mas acreditava que sim.

Ficar à porta do pódio, não me afetou muito, porque sabia a dureza do percurso no domingo, e tinha noção que nos dois primeiros dias, o percurso não era a meu favor.

Acho que ficar bem classificado até me deu mais confiança de que estava em forma.

Na etapa final ao início em determinada altura pensei que poderia não conseguir, mas com o decorrer da etapa, ao ver as minhas sensações, e testar os adversários, voltei a acreditar.

No fim achei que o ciclista espanhol me poderia vencer, mas a 10 quilómetros da meta havia uma subida e reparei que ele teve alguma dificuldade, então comecei a focar-me em aumentar o tempo para o pelotão, e a acreditar na vitória.

A sensação foi de extrema felicidade, pois é a prova mais importante do calendário e contava com os melhores ciclistas espanhóis.

Acho que pode vir a influenciar, mas eu tento não pensar muito no futuro, e pensar mais a curto prazo.

tiago santos
Equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo presente na volta com o seu treinador Armindo Lúcio

Alcobaça Clube de Ciclismo com seis ciclistas

A equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola esteve presente nesta prova com seis corredores, com Simão Simões a ficar em 49º lugar na classificação final e Duarte Silva a terminar em 75º lugar.

Diogo Ferreira chegou fora de controlo no final da 2ª etapa, e teve que desistir, e David Casal não resistiu à 1ª etapa e desistiu enquanto Dinis Moura que estava a fazer uma boa prova sofreu uma aparatosa queda logo na primeira etapa e teve que abandonar a corrida.

Tiago Santos, integra a equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, desde 2012 e apenas no ano de 2020 não registou nenhuma presença no pódio devido à falta de provas, mas o seu valor vem de longe.

No ano em que se iniciou em 2012, teve seis presença no pódio, e ao longo destes dez anos 105 lugares no pódio, sendo 80 deles o 1º lugar.

“humildade e carácter…de campeão!!!”

Muito positiva a nível global a participação do Alcobaça Clube de Ciclismo pois são todos jovens que correm pela primeira vez e com total falta de experiência.

Verifica-se um melhoramento substancial de todos eles podendo destacar o vencedor Tiago Santos, que já tinha demonstrado o seu valor na Taça de Portugal de Cadetes.

Sobre Tiago estamos na presença de um jovem com um potencial enorme.

Ganhou com uma grande categoria ..não dando oportunidade a nenhum adversário e a forma como o fez só está ao alcance dos mais dotados…

Vai ter de ir com calma e levar sua carreira com os pés na terra …tendo no clube onde se iniciou o total apoio de toda a estrutura.

Espero que continue com esta atitude de humildade e carácter…de campeão!!!” as declarações do treinador Armindo Lúcio.

Parceiros