Rota do vinho e da sopa da pedra com o Trail de Almeirim

A 3ª edição do Trail de Almeirim – Rota do vinho e da sopa da pedra, realizou-se a 19 de março, numa organização da Associação 20km Trail Running Team, com o apoio do município de Almeirim, das freguesias de fazendas de Almeirim e do comercio local.

Esta terceira edição do Trail de Almeirim, juntou cerca de 750 atletas na manhã de domingo, que começou fresquinha, mas com o passar do tempo foi ficando quentinha.

Foi, é e será uma forma diferente de aproveitar o fim de semana, juntar desporto e turismo, passar o fim de semana na região para usufruir do que melhor têm para oferecer a quem a visita, bem como praticar desporto

Tudo concentrado, melhor gestão

Este ano com algumas novidades a melhorarem em muito o que é a festa do trail, as partidas e as chegadas, o secretariado, os banhos e o almoço tudo concentrado na da Escola Básica de Fazendas de Almeirim.

O secretariado a funcionar dentro do pavilhão da escola, com espaços para cada prova, a ser assim mais facil o levantamento dos dorsais, dentro do mesmo espaço existia música, serviço de bar, insufláveis para os mais pequenos e stand’s de produtos de trail e regionais.

Trail de Almeirim – Rota do vinho e da sopa da pedra

Esta edição foi apadrinhada por Tiago Aires, um conceituado atleta português, o melhor classificado no recente Campeonato do Mundo da modalidade e ainda por Geisa Coelho, outra conceituada atleta.

As partidas foram dadas há porta da escola pelas 9h foi a dos 30kms e às 9,30 partiram os 18 kms, no total cerca de 500 atletas a que se juntaram mais 200 na caminhada com 9 kms que se realizou conjuntamente.

Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto”.

Desde a 1ª edição que a organização vai guardando a “pedra” para mais tarde voltar a juntar todos os ingredientes que tem feito do Trail de Almeirim um sucesso.

Para a 3ª edição da Rota do vinho e da sopa da pedra, prepararam um menu especial.

Subidas e descidas, picadas e parte pernas, trilhos rápidos e extasiantes.

Alguns arranhões, umas dores ali e acolá, fecharam o prato principal.

E deu-se inicio há partida

A partida foi efectuada em alcatrão, o que facilitou os atletas mais rápidos, poderem impor logo o seu ritmo e quando entraram nos trilhos, já os atletas iam separados.

Prova rápida com bons trilhos a variar entre estradões e trilhos técnicos, com bastantes abastecimentos e muito bem compostos, a chegada foi realizada dentro do pavilhão da escola, onde os atletas eram recebidos com muita simpatia e alegria, por parte de familiares, espectadores e inclusive da organização.

Trail Longo

 

Os 30 kms foram ganhos por 1º Paulo RoqueTrilho Perdido Eventos, com 2h3926m, seguiu-se Ventura PiresCem Quedas – 2:41;21 e José LopesClube de Atletismo Odimarq – 2:43;07 completou o pódio.

Em femininos Sara BritoClube Atletismo da Barreira – 2h55;58 foi a vencedora com Sofia RoqueteArrábida Trail Team – 3:04;36 e Filipa CasimiroACS Mamede – 3:12;40, respectivamente 2ª e 3ª classificada.

A equipa de OPraticante.pt foi composta por António Tavares 9º geral, 3º Sénior – 2:52;51, António Soares, 20º G / 4º M50 – 3:03;46

Trail Curto

Nos 18kms venceu Pedro Pinheiro – Trilho Perdido Eventos – 1h28m40s, em 2º António Almeida – Casa do Benfica Abrantes – 1:29;20, e 3º Emanuel MachadoDAP Trail Team – 1:31;30.

Pedro Pinheiro

Antonieta Sá – A20km – desporto de montanha, foi a vencedora feminina com 2h07m44s, partilhando o pódio Sara Gonçalves – 2:08;37 em 2ª e 3ª Lénia SilvaPace.Makers – 2:08;47, estas duas atletas a proporcionarem uma excelente final, um despique até há linha da meta, digna do incentivo dos presentes, que as aplaudiram e incentivaram.

Em representação de OPraticante.pt Jorge Soares, 40 geral / 2º Sub 23 com 1:51;28

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: António Soares
Fotos: Organização

Parceiros