Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail em pleno Alto Douro Vinhateiro & Serra do Marão

Carregue sobre a imagem acima e visualize o vídeo de apresentação do Alto Douro Vinhateiro & Serra do Marão – DUT.

Grande parte do percurso está inserido no Alto Douro Vinhateiro, considerada pela UNESCO em 2011 como património da Humanidade. Esta região é sem dúvida detentora de uma beleza única e irresistivelmente apaixonante.

Foto: Ciclismo + TV

Alto Douro Vinhateiro

A Região Demarcada do Douro criada 1756 por Marquês de Pombal, para garantir a qualidade e autenticidade dos vinhos desta região, tornou-se a primeira região demarcada do mundo. A Região Demarcada do Douro abrange uma área de cerca de 250 mil hectares, embora apenas cerca de 45 mil estejam plantados com vinha.

Foto: Susana Luzir

Serra do Marão

A Serra do Marão protege a região dos ventos húmidos do Atlântico e influenciam de forma relevante o clima da região, que se caracteriza por Invernos rigorosos e Verões bastante quentes.

Foto: Susana Luzir

Régua

A Régua é, na história do Douro Vinhateiro, uma das mais importantes cidades ribeirinhas. Os seus pergaminhos contam feitos e obras dos primitivos anos da ocupação romana, mas o esplendor de hoje herdou-o da época dourada do negócio do Vinho do Porto.

Marquês de Pombal transformou a pequena povoação ribeirinha do século XVII, num dos mais movimentados entrepostos comerciais, ao criar a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro em 1756 e consequentemente a Região Demarcada do Douro.

Foto: Bernardete Morita

Douro Ultra Trail

Imagina que começas a correr numa das regiões mais bonitas do Mundo. A tua jornada do Douro Ultra Trail inicia-se sobre o DOURO, rumando aos SOCALCOS VINHATEIROS da mais antiga REGIÃO DEMARCADA DO MUNDO.

Foto: Bernardete Morita

Gradualmente ganhas altitude à medida que te aproximas da imponente SERRA DO MARÃO, vencendo GRANDES DECLIVES e percorrendo EXIGENTES TRILHOS de beleza incomparável.

Foto: Susana Luzir

Os CONTRASTES DA PAISAGEM acentuam-se assim que chegas ao topo da Serra. Visualizas o Douro, os socalcos, a floresta, os parques eólicos e o maciço rochoso do Marão e muitas outras Serras em teu redor.

Foto: Susana Luzir

Desde a Serra da Estrela, à Serra de Montemuro, passando pelo Gerês ou pela Cabreira, parece que o HORIZONTE NÃO TEM FIM.

Depois desces vertiginosamente regressando ao ponto de partida, passando por ALDEIAS DE MONTANHA, praticamente isoladas da civilização.

Foto: Bernardete Morita

E perante este retrato de que estás à espera para te inscreveres ?

Inscrições.

Foto: Susana Luzir

Sitio oficial do evento.

Evento no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta