Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail de Ribamar e Santa Bárbara um sucesso

No dia 14 de abril realizou-se mais uma lindíssima prova, Trail de Ribamar e Santa Bárbara inserido no troféu dos Dinossauros.

Trail de Ribamar e Santa Bárbara

Primeira edição do Trail de Ribamar e Santa Bárbara, foi numa organização conjunta do Centro Social e Cultural de Ribamar, Troféu dos Dinossauros e equipa Ribabike Team.

Teve como padrinhos, Marina Alves e Délio Ferreira, dois conceituados praticantes da modalidade de trail, que aceitaram o convite da organização para o efeito.

Os padrinhos a serem homenageados

Junto à sede do Centro Social e Cultural de Ribamar, foram efectuadas todas as partidas, desde a distância mais longa, o trail longo com 30 km com 1200 D+, trail curto com 700 D+, mini trail e a caminhada de 10 km com 475 D+, mas também os pequenotes tiveram o seu momento com a realização do Kids Trail.

Foi um grande desafio para todos os atletas no concelho da Lourinhã e arredores que compareceram para participar.

A prova kids Trail foi a abertura desta nova prova na região da Lourinhã, tendo inicio pelas 8H45, pelas 9H00 houve um aquecimento para todos os atletas e caminhantes, ao som da música proveniente de várias colunas que animaram o espaço e todos os presentes.

 

A partida do trail longo foi pelas 9H30 o Trail curto as 9H45o mini Trail as 10H00 e cinco minutos depois a caminhada.

Dizendo desde já que foi uma prova muito bem organizada, onde nada faltou aos atletas, em vários pontos estratégicos existiam muitos colaboradores que pertenciam à organização para ajudarem os atletas, tal como a GNR a cortar o transito, para facilitar a passagem dos atletas em segurança.

Um trail espectacular

Um trail espectacular onde percorremos trilhos entre terra e mar, podemos usufruir de toda a Natureza.

Inicio deste desafio, bastante interessante e bonita a região, o primeiros km da prova foram com uma longa descida em alcatrão até entramos numa subida ligeira, chegando a uma parte da prova, onde o som do mar nos tranquilizava e a brisa batia suavemente no rosto dos atletas, descemos uma arriba até apanharmos a praia, onde fizemos toda a extensão da praia, até voltamos a subir arriba, sendo que a meio dela tínhamos umas cordas para ajudar os atletas menos afoitos, a efectuarem a dita subida, a facilitar a sua progressão, assim como também em algumas descidas, entre estradas estradões e single-tracks fantásticos.

Referir que os abastecimentos foram de 5 estrelas e no final existiam para os atletas banhos quentes no Centro Social e Cultural de Ribamar, uma massagem e um belo almoço para quem quisesse recompor de imediato as energias gastas no decorrer do evento.

E os vencedores foram:

Trail longo – 30 Km (43 participantes – 36 M / 7 F)

Masculinos

Mais um evento em que nos metros finais os atletas dão espectáculo, Carlos Fonseca – CA Barreira – 02h45m08s foi o vencedor, superiorizando-se em doze segundos ao seu colega de equipa e padrinho do evento Délio Ferreira, que obteve o tempo de 02h45m12s, Francisco Inácio – G.D. Zambujeira e Serra – 02h54m00s, completou o pódio

Femininos

No sector feminino não houve história, Marisa Figueiredo da Associação Toledo, com 03h58m11s, venceu folgadamente, Cármen Henriques – Run And Smile – 04h14m45s e Cátia Sousa – Amigos do Atletismo de Mafra – 04h44m50s, foram respectivamente a 2ª e 3ª classificada

Trail Curto – 15 Km (146 participantes – 97M / 49 F)

Femininos

Mariana Alves – Turres Trail Team foi a vencedora com o tempo de 01h50m17s, nos lugares seguintes ficaram Sandra Vieira – Casa Benfica Torres Vedras – 02h05m15s e Marta Santos a correr como individual, que obteve 02h13m36s

Paula Saraiva que obteve o 12º geral / 9ª escalão F45 – 03h08m51s e Arminda Basilio 122ª geral / 10ª F45 – 03h08m56s foram as repesentantes de OPraticante.pt nesta distância.

Paula Saraiva e Arminda Basílio – OPraticante.pt

Masculinos

Daniel Martins da Capenafirme necessitou de somente 01h33m05s para percorrer a distância e vencer com distância agradável o Tiago Lobo – Naus Trail Team – 01h34m21 em 2º lugar e em 3º lugar Filipe Marques – Turres Trail Team – 01h35m47s.

João Saraiva leva OPraticante.pt ao pódio

Nesta distância o nosso projecto OPraticante.pt teve João Saraiva como resentante que obteve o 29º da geral / 2º do escalão M45 com o tempo de 02h04m46s.

Mini Trail 10 Km (73 participantes – 38 M / 35 F)

Masculinos

Venceu António Silvino – A Energia da Corrida – 01h05m25s, sucedendo-lhe no pódio respectivamente em 2º e 3º lugar Márcio Azevedo – individual – 01h09m24s e Paulo Silvestre – individual – 01h09m37s.

Femininos

Marta Fernandes – individual – 01h32m27s foi a vencedora, Liliana Julião – Dolce Furadouro – 01h36m06s foi a segunda classficiada e Ana Rosário – individual – 01h41m45s foi a terceira classificada.

Para completar este maravilhoso trail, convido-vos a desfrutar das fotos da nossa amiga e companheira de corridas Bernardete Morita.

Página do evento.

Página do Troféu dos Dinossauros.

Depois desta prova seguem-se:

08 Setembro – Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas

24 Novembro – Trilho da Aguardente DOC Lourinhã

Texto: Arminda Basílio
Fotos: Bernardete Morita

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta