Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq

Trail de Santa Luzia no monte ex-libris de Viana do Castelo

Com o objetivo de promover a prática desportiva e o contacto com a natureza, o CAOV – Clube de Atletismo Olímpico Vianense organiza um evento designado Trail Santa Luzia (TSL) sendo este ano (2019) a sua sétima edição, nas versões Ultra Trail (UTSL) 50 km, Trail Longo (TLSL) – 30km, Trail Curto (TCSL) – 18km, Caminhada – 10km e simultaneamente um evento não competitivo para os mais jovens TSL Kids.

Viana do Castelo

Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal.

A presença do rio, do monte e do mar, conferem à cidade dotes paisagísticos de excelência que encantam os sentidos, proporcionam um clima psicológico de descompressão e são propícios à ocupação sadia e aprazível dos tempos livres.

As distintas provas a decorrer no dia do evento vão percorrer os trilhos da encosta do monte de Santa Luzia, Outeiro, Afife e Carreço.

Foto: Miro Cerqueira – Photography

Monte de Santa Luzia

Espaço de grande beleza, o Monte de Santa Luzia é um verdadeiro ex-libris de Viana do Castelo e de toda a região. Considerado um dos mais belos miradouros do Mundo, possibilita uma vista única sobre o estuário do Lima, a cidade e o mar.

A basílica, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, é uma obra de inícios do século XX e um importante local de culto. Próximo do templo-monumento situa-se a Citânia, classificada como monumento nacional e um dos mais importantes castros do Noroeste Peninsular.

Uma boa opção para subir ao Monte de Santa Luzia e desfrutar de toda a envolvência natural para os alguns é o elevador. Este equipamento percorre em sete minutos os 650 metros que separam o cimo do monte do sopé da serra.

Mas para si que é desportista, gosta de correr, caminhar ou andar de bicicleta, pode ainda percorrer toda a serra de Santa Luzia num dos percursos pedestres existentes, e conviver pacificamente com a natureza.

Foto: Miro Cerqueira – Photography

Trail Santa Luzia

A sétima edição do Trail Santa Luzia, organizada pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, irá ter lugar a 14 de abril, com as zonas de partida e chegada situadas no Campo da Agonia, em Viana do Castelo, com OPraticante.pt como um dos médias.

Este ano, a organização, o Clube de Atletismo Olímpico Vianense trabalhou no sentido de proporcionar algo diferente aos atletas e acrescentar potencial à modalidade, a pensar nas características dos trilhos e nas condições ideais que a cidade de Viana do Castelo reúne, criando pela primeira vez uma distância ultra de aproximadamente 50 quilómetros.

Que esperas para participar, inscreve-te e vêm passar um agradável fim de semana a Viana do Castelo.

Inscrições.

Página do Clube Olimpico Vianense.

Página do evento.

Sitio oficial do Clube Olimpico Vianense.

Texto: Henrique Dias
Fotos: Cedias pela organização e de Miro Cerqueira

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta