TRAIL DO MINEIRO, PIRILAMPOS À SOLTA NOS TRILHOS

MINEIRO - SÉRGIO SOUSA

Foto: Cvphotos.pt

São Pedro da Cova, Terra Mineira recebeu no dia 5 de Abril a primeira edição do Trail Noturno do Mineiro.

Leia também

MINEIRO, TRAIL NOTURNO É HOJE!

MINEIRO
Foto: Organização

Trail Noturno do Mineiro

O Trail Noturno do Mineiro, foi uma organização da Getrun – Organização de Eventos Desportivos, Lda em conjunto com a Câmara Municipal de Gondomar e da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Prova esta inserida no Circuito Distrital do Porto, designada por Porto Trail Series, que é promovida pela Associação de Atletismo do Porto.

OPraticante.pt associou-se como parceiro media nesta estreia do evento.

mineiro
Foto: Cvphotos.pt

Do Museu do Mineiro ao icónico Cavalete do Poço de São Vicente

As partidas das várias distâncias foram dadas junto ao Museu do Mineiro ou Antiga Casa da Malta, como muitos ainda conhecem o local.

Das 20 horas em diante foi dada a partida para o trail sprint, com a distância de 22km, o mini trail com 12km e a caminhada com 10km.

De seguida os participantes davam uma primeira volta pelo Parque Urbano de São Pedro, à volta do Museu do Mineiro, onde passavam lado a lado pela Zorra.

Seguia-se a entrada para os trilhos onde o primeiro local de passagem viria a ser o Cavalete do Poço de São Vicente, um local icónico, com muita história e que marcou a história de muitos são pedrenses que por lá trabalharam.

Foto: Abílio Soares

Energia, festa e alegria não faltaram no Mineiro

Os atletas começaram a juntar-se no Parque Urbano de São Pedro da Cova desde cedo.

Desporto, amizade, energia, alegria, companheirismo uniram-se para uma grande noite de atividade desportiva e diversão que se esperava.

Foto: Câmara Municipal de Gondomar

Quanto aos trilhos…

Bastante desafiantes, se em parte o percurso era corrível, os atletas não sabiam o que os viria a esperar nas subidas e nas descidas.

Subidas íngremes e com bastante pedra e quanto às descidas pode-se dizer o mesmo.

Um trail que de todo, não era muito favorável para iniciantes nesta modalidade, pois havia trilhos bastante técnicos.

Água, lama, pedra e diversão não faltaram durante a noite pelos trilhos.

Para a próxima edição a organização deveria pensar em colocar membros da mesma em alguns pontos de divisão da prova, tal como colocar mais fitas e refletores, de resto tudo impecável.

Uma noite bastante agradável para a prática da modalidade.

E apesar da noite se fazer sentir… Vistas sobre as cidades vizinhas do Porto, Maia, Gaia, Valongo e também do município de Gondomar simplesmente soberbas.

Se nos trilhos andavam os pirilampos ou atletas à solta, a olhar à nossa volta todas as iluminações faziam-nos lembrar também autênticos pirilampos.

A salientar ainda a passagem pelo Sanatório, muito perto da Santa Justa e pela Senhora dos Chãos onde passávamos lado a lado com o Moinho de Vento.

Percurso desafiante como os atletas gostam.

mineiro
Foto: José Amaro

Vencedores 22km

  1. João Pedro – Retorta Quinta das Arcas – 01:45:01 e Lucinda Sousa – 02:09:21;
  2. José Loureiro – Leões de Tardariz – 01:53:07 e Céu Costa – Corredores da Maia – 01:31:30;
  3. Hugo Pinto – EDV Viana Trail – 01:53:29 e Cristina Madureira – Ímpar Running Team – 02:32:50.

Por equipas

  1. Leões de Tardariz;
  2. Turbolentos.
Foto: José Amaro

Vencedores 12km

  1. Luís Gomes – MSS Grupo Desportivo de Gondomar – 00:55:21 e Andreia Santos – Gens SC Trail – 01:02:21;
  2. André Almeida – Gens SC Trail – 00:56:12 e Célia Neto – 01:08:22;
  3. Ricardo Brandão – Gens SC Trail – 00:57:35 e Cristina Loureiro – Taylor’s – 01:12:41.

Por equipas

  1. Gens SC Trail;
  2. MSS Grupo Desportivo de Gondomar;
  3. Amigos 100 Limites.
Foto: Helena Santos

OPraticante.pt esteve presente

Sérgio Sousa e Helena Santos representaram-nos no mini trail.

Sérgio Sousa terminou a prova em 01:09:32, no 27º lugar da geral e 6º VET M40.

Por seu lado, Helena Santos terminou a prova em 01:52:20, no 158º lugar da geral e 4ª VET F35.

Foto: José Amaro


Evento com bom número de inscritos

Para primeira edição e na vertente noturna, o Trail do Mineiro conseguiu um bom número de inscritos, muito perto dos 600 inscritos.

Onze distritos de Portugal, tiveram representados nesta prova, de Norte a Sul.

Claro está o distrito do Porto, foi o que mais atletas teve inscritos.

Contou ainda com atletas de mais cinco nacionalidades, oriundos de Espanha, Brasil, França, Moçambique e Venezuela.

Foto: José Amaro

Organização

Parabéns à organização por ter colocado este evento de pé!

Quando as coisas correm bem é fácil, mas depois há as vezes em que algo corre mesmo bem e uma organização pede desculpa e arranja uma solução na hora.

É verdade que o jantar volante não chegou para todos, mas as desculpas foram pedidas logo na hora e com a organização a tentar compensar quem saiu prejudicado nesta situação.

Quanto aos banhos no Pavilhão Municipal estavam impecáveis.

Depois de correr, conviver… a noite foi longa e a festa durou até às duas da manhã com direito a DJ e tudo.

Parceiros

Deixe um comentário