Trail do Moleiro

Foto: Organização

A Equipa Campesino Trail e o Clube Campesino R.F.C. vai organizar a quarta edição do Trail do Moleiro a 17 de maio.

Conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e a Junta de Freguesia de Castro Marim, bem como do patrocinador oficial Algalixo e o apoio média de OPraticante.pt

Evento

Inscrições

Regulamento

Trail do Moleiro

Trail do Moleiro bateu o recorde em 2024

Depois do sucesso do ano passado onde bateu o recorde das outras edições, foram 810 atletas a participar.

Este ano as expetativas são bastante altas por parte da organização para voltar a superar o número de participantes.

Trail do Moleiro
Foto: Organização

O evento do Trail do Moleiro vai-se realizar a 17 de maio, e será constituído por duas distâncias competitivas:

30 km – 1.400 D+ e 18 km – +/- 700 D+;

uma caminhada de lazer com +/- 10 km;

e um Mini Trail 10Km +- 300D.

Trail do Moleiro
Foto: Organização

Trail do Moleiro conta para a taça Alemgarve com o Trail Sprint com a distância de 18Km , Trail Longo a contar para o circuito AAALGARVE 2024/2025.

Considerando que o Trail Running é um desporto de contacto com a natureza, será importante zelar pelo cumprimento das normas de boa conduta ambiental.

Que a nossa pegada fique apenas registada nas fotos, e na memória de quem percorrer estes trilhos.

Foto: Organização

Pelo que o respeito absoluto pela natureza e pelos animais, deverá ser uma das atitudes e compromisso de cada atleta.

Que assuma a responsabilidade pelo transporte de todos os invólucros, resíduos, (mesmo que biodegradáveis ou não), especificamente géis, barras e/ou outros.

A organização conta mais um ano com ajuda de todos os participantes.

Pretende deixar o percurso melhor ou pelo menos iguais ao que encontrou quando procurou os trilhos para esta nova edição.

Trail do Moleiro
Povoação de Monte Francisco, o “Montinho” – Foto: Trail do Moleiro

O “Montinho”

A povoação de Monte Francisco fica situado no Sotavento Algarvio, concelho de Castro Marim.

Fica ladeada pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e pelo, Castro Marim golfe Country club, a menos de dez minutos da nossa vizinha Espanha.

O “Montinho” como os seus habitantes lhe chamam, fica muito próximo das:

melhores praias do Sotavento algarvio;

e a menos de 2km da vila de Castro Marim;

situa-se no interior do Concelho.

Ainda de referir, a título de curiosidade, que foi nesta localidade que nasceu a mãe do conhecido cantor Paco de Lúcia, dando o nome deste artista a uma das ruas da localidade.

No entanto, a história que tem passado de geração em geração e que se conta, ainda hoje aos mais jovens, é a História do Velho do Moleiro.

Trail do Moleiro
Foto: Organização

História do Velho do Moleiro

O Moleiro de nome Francisco, que trabalhava todos os dias no seu Moinho, situado mesmo em frente à Localidade do Monte Francisco, numa área de sapal.

O moinho trabalhava diariamente para produzir as telhas típicas da região, era ganha-pão do moleiro e de algumas famílias que se ocupavam desta profissão, e que viviam nesta terra.

Foi atribuído o nome do Moleiro ao trail, como homenagem a esta nobre profissão e referência da terra de o “Montinho”.

Foto: Organização

A organização não quis deixar de elucidar os participantes sobre a origem do nome atribuído ao trail.

Dando a conhecer esta povoação a quem não a conhece, “oferecer” um dia diferente de confraternização aos residentes.

Por último não menos importante proporcionar a quem os visita, uma manhã repleta de aventura e convívio por caminhos rurais e trilhos da sua terra.

Parceiros

Deixe um comentário