Trail do Sarilho, Trail a “ritmo de estrada”

Foto: KabazuK Photography

A Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede e outros parceiros, entre os quais de OPraticante.pt como média partner, organizou, no passado dia 8 de dezembro, mais uma edição do Trail do Sarilho – Cantanhede 2019.

O evento teve duas distâncias competitivas, o Trail de 22 Km (prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra, da responsabilidade da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra) e o Mini Trail de 12Km.

Integrou igualmente e numa vertente mais lúdica, uma Caminhada e para os mais pequenos o Kids Trail de 4 km. No total, contou com mais de 600 participantes.

Trail do Sarilho
Foto: Fotojotapê

Primeira participação no Trail do Sarilho

Apesar de conhecer Cantanhede e saber que em princípio o desnível da prova não iria ser muito, seria a primeira vez que iria correr nesta região, participar neste trail com este peculiar nome!

A organização não disponibilizou, na página do evento, a respetiva altimetria que, mesmo que não seja significativa, é importante em particular, para quem não participou nas edições anteriores. Uma pessoa precisa de saber ao que vai!

Foto: Fotojotapê

Trail do Sarilho – Cantanhede 2019

Com o aproximar da hora, a organização pediu aos participantes para se aproximarem, para se prepararem para a partida!

Surgiu aquela “típica” ansiedade até porque a partida da distância longa acabou por ser dada com um ligeiro atraso, às 09:40, juntamente com a distância curta, e não pelas 09:30 como estava previsto no programa.

Trail do Sarilho
Foto: Fotojotapê

A premissa de que diferentes distâncias devem corresponder a diferentes horas de partida não foi cumprida. Os atletas saíram em bloco em direção a Povoa da Lomba. Após o km inicial deixamos o asfalto, mas nem por isso o ritmo de corrida abrandou, na direção de Cordinhã.

O terreno com apenas pequenos desníveis favorecia os “velocistas”, os atletas mais rápidos.

Foto: KabazuK Photography

Abastecimentos e particularidades do percurso

Cerca do km 5 apareceu o primeiro posto de abastecimento comum a ambas as distâncias (a distância longa teve mais dois postos de abastecimento). Os atletas tiveram à sua disposição fruta, frutos secos, água, bebida energética e, não menos importante, a simpatia do staff!

Já no “Vale da Naia”, ao km 7, existiu a separação dos atletas de acordo com a distância escolhida. Os atletas da distância curta seguiram o percurso de regresso novamente em direção a Povoa da Lomba enquanto os atletas da distância longa prosseguiram a prova pelas encostas de Portulhos e Pena entre pedreiras passando pelo Parque do Sarilho onde se estava a realizar o Kids Trail.

Trail do Sarilho
Foto: KabazuK Photography

Ao km 14 tivemos que enfrentar a maior subida, mas que mesmo assim era “corrível” para a maioria dos atletas. Já ao km 16 tivemos que ultrapassar um riacho e aí sim obrigou a alguma contenção por parte de todos.

Alguma lama e pedra escorregadia fez parte dos singles track muito bonitos que percorremos, exigindo assim concentração e cuidado aos atletas, mas o desnível do terreno continuou a proporcionar um bom ritmo de corrida até ao fim.

Foi, sem dúvidas, a prova de trail mais rápida que alguma vez fiz!

Trail do Sarilho
Foto: KabazuK Photography

Boa organização, boas infraestruturas

O Trail do Sarilho teve partida e chegada no pavilhão “Os Marialvas” assim como toda a logística, secretariado, abastecimento final, massagens, banhos, serviço de almoço e entrega de prémios. Excelente infraestrutura ao serviço do Desporto!

Desde a facilidade em estacionar até aos banhos, em que foram disponibilizados dois balneários aos participantes masculinos que em geral estão em maioria neste tipo de eventos.

O levantamento do dorsal decorreu sem demoras e aos atletas era entregue o dorsal com chip, uma t-shirt técnica entre outros brindes, bem como a senha para almoço.

Nada a apontar de negativo à marcação da prova, muito bem fitada, com marcações adicionais no chão, avisos de aproximação a cruzamentos de estrada, avisos de aproximação a postos de abastecimento bem como da meta.

Serviço do almoço também decorreu sem atraso, com todas as comodidades para os atletas usufruir da sua refeição.

Trail do Sarilho
Foto: Fotojotapê

A presença de OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve presente com dois atletas, representado na distância de 22 km por Pedro Garrido – 01h49m38s, que obteve o 26º geral – 11º Sénior, e por David Silva – 02h59m17s, 152º geral, 15º M50. Infelizmente, por motivos de doença (“fruta da época”), o nosso terceiro elemento, João Miguel Garrido, o mano Garrido mais velho, não participou.

Relativamente aos vencedores do nosso passatempo, o António David Calhau concluiu a distância de 22 km em 2h48m41s alcançando o 147º geral – 46º Sénior, e a Ana Mafalda Pereira concluiu a distância de 12 km em 1h27m00s alcançando o 140º da geral – 14º Sénior.

Trail do Sarilho
Na frente David Silva – OPraticante.pt – Foto: Fotojotapê

E no final ouvimos a organização que nos declarou “No que diz respeito às expectativas da comissão organizadora elas foram todas totalmente atingidas ao termos em prova e em simultâneo mais de 650 atletas.

Para tal contribui a boa organização de prova e a ajuda de uma centena de colaboradores amigos da associação. Estes colaboradores participaram nas diversas tarefas desde a confeção das refeições passado pelos cortes de estrada ou a elaboração de percursos.

Trail do Sarilho
Foto: Fotojotapê

É também de frisar no final da prova que todos os participantes demonstraram a sua satisfação com a organização a todos os níveis.

Gostaríamos também de agradecer às mais de 3 dezenas de empresas que nos patrocinaram.

A nós comissão organizadora resta agradecer a todos os presentes e informar que em Dezembro de 2020 estamos de regresso com mais uma excelente prova do Sarilho.

Trail do Sarilho
Foto: Fotojotapê

Evento 2019.

Página do evento.

Página da organização.

Sitio oficial do evento.

PUBLICIDADE

 

 

Vera Brás Simões’ Arquitetos     TEIXEIRA pronto a vestir                STF METAL 

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Pedro Garrido
Fotos: Fotojotapê / KabazuK Photography

Parceiros