Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail MTBA, locais encantados de mistério

A 5ª edição do “ Trail MTBA ” decorreu no Magoito, uma organização do Grupo União Desportivo e Recreativo M.T.B.A. (aldeias de Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros), e modelo de regulamento da Associação de Trail Running de Portugal, em parceria com a Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros, sendo composto por:

trail mtba
Foto: Alexandra Soares

O Percurso do Trail Longo na distância de 30km (Nível 2 de dificuldade média) totalmente integrado no Parque Natural Sintra-Cascais com trilhos e caminhos de terra batida junto da costa entre praias da Samarra, Magoito e Aguda, alguns trilhos integrantes da Grande Rota do Atlântico e ainda corrida entre a praia da Aguda e a praia do Magoito.

Com um percurso de 16km, decorreu o Trail Curto (nível 1), parte dos trilhos que compõem o trail longo, dirigido a atletas que se iniciam na prática desta especialidade do atletismo.

Caminhada – Percurso de 8km paralelo aos mesmo trilhos e caminhos.

Trail MTBA

Manhã bastante amena e perfeita para a prática de desporto, ajudou à chegada madrugadora dos quase 600 atletas e caminheiros ao Pavilhão do MTBA, onde a receção era feita de sorrisos, ansiedade e muita vontade de começar.

Foto: Alexandra Soares

Entre aquecimentos e algum frenesim, todos os atletas foram brindados antes do início do trail longo com uma demonstração por parte dos Enfermeiros presentes no local, de como agir em caso de paragens cardiorrespiratórias, muito comuns também em atletas.

Após essa experiência e promoção de boas práticas de saúde, seguiu-se o protocolo para inicio do Trail Longo, palavras de ânimo e motivação por parte do Speaker Hugo Água, com contagem decrescente a arrepiar cada atleta e o som da buzina a dar início à aventura, onde os cavalos que guiavam o caminho aos atletas até entrar nos trilhos fez abrilhantar ainda mais a partida.

trail mtba
Foto: Alexandra Soares

Geninha Andrade e João Freire como vassouras do Trail MTBA Longo

No final deste pelotão de aventureiros estava a Geninha Andrade e João Freire como vassouras do Trail Longo, assegurando com que ninguém ficasse para trás, incentivando cada atleta a aproveitar cada contacto com a natureza.

Percurso num misto de trilhos, serra e praia, passando por pequenos becos encantados de mistério, subidas de pôr as mãos no chão e descidas fulminantes daquelas de rir à gargalhada de tanto caíres e escorregares, que nem uma criança num escorrega aquático e a isto se chama Trail!!! Não esquecendo os abastecimentos que foram muito bem distribuídos nos locais exatos para descontrair um pouco e apreciar cada paisagem fulminante durante todos os 30km.

Foto: Paulo Sezilio Foto Desporto

No Trail MTBA Curto as vassouras foram Lina Mateus e Francisco Cachulo

Seguiu-se o Trail Curto com passagens em alguns dos trilhos do trail longo, o que fez com que os atletas se cruzassem e partilhassem sorrisos e fotos para mais tarde recordar, estando assegurados com os vassouras Lina Mateus e Francisco Cachulo para os ajudar a cumprir os seus objetivos!

Foto: Paulo Sezilio Foto Desporto

Caminhada

Os caminhantes também tiveram o privilégio de passar por alguns destes trilhos e paisagens, ficando com o bichinho de experimentar o trail da próxima vez!!

Começou a chegada dos atletas à meta no interior do pavilhão do MTBA, onde foram todos recebidos como vencedores na “passadeira vermelha” e onde todos tiveram direito à sua medalha de finisher, existindo claro está pódios para os vencedores de cada escalão.

Foto: Paulo Sezilio Foto Desporto

83 participantes no Trail Longo

Sérgio Pereira – AMCF – Arrábida Trail Team com 03h02m11s foi o vencedor, seguido de Leonardo Loureiro – Caracóis de Pedra – 03h03m10s e de João Ginja – Linda-a-Pastora Sporting Clube – 03h11m34s.

Patricia Caldas – Caracóis de Pedra, necessiotu de 03h58m24s para percorrer a distância e vencer a prova, Bárbara Sá Marques – Santa FC – Trail Team – 04h02m45s e Rebeca Branco – Varitintas – 04h15m49s completaram o pódio.

Foto: Paulo Sezilio Foto Desporto

276 participantes no Trail Curto

Venceu Eugénia Martins – Aroo – 01h53m08s, Carina Silva – Grupo Desportivo Santander Totta – 02h01m29 subiu ao degrau imediato do pódio e no degrau mais baixo ficou Maria Cantanhede – Clube Praças da Armada

Samuel Guedes – individual, foi o primeiro com 01h27m04s, Joã Freire – individual, com 01h35m25s obteve o 2º lugar e o 3º lugar foi para Joaquim Alexandre – A.M.C.D. Tituaria com 01h35m59s.

trail mtba
Foto: Alexandra Soares

Siga o banho e o almoço

Estava tudo preparado para que o atleta pudesse desfrutar do seu merecido banho, com balneários disponíveis para todos, seguido de um almoço, de muito convívio e de momentos de descontracção onde cada um contava com orgulho a sua aventura nestes trilhos magníficos que lhes proporcionaram!!

Nesta prova brilhantemente organizada, reconhecendo em especial o presidente António Pedro Clemente e do Flávio Pardal Timóteo por este ano terem proporcionado uma partida diferente na presença de magníficos cavalos, um agradecimento especial à secção de atletismo em especial ao Jaime Maurício por ter desenhado e aberto os percursos que têm tanto de belo como de difícil, aos voluntários que andaram durante o calor ao longo do percurso, nos abastecimentos, na cozinha e preparação do pavilhão, bem como na limpeza das fitas e de todo o percurso.

trail mtba
Foto: Alexandra Soares

Reportagem fotográfica maravilhosamente feita pelo Paulo Sezilio e Alexandra Soares.

E um agradecimento às entidades oficiais:
Bombeiros Voluntários de Sintra
Câmara Municipal de Sintra
Junta de Freguesia de São João das Lampas e Terrugem
GNR
Parque Natural Sintra-Cascais
OPraticante.pt

Fica o orgulho da minha parte ter sido convidada a participar neste magnifico Trail MTBA, com a consciência que tudo foi feito com carisma e muita dedicação, num percurso carregado de paisagens ilustradas de várias cores e formas!

Foto: Paulo Sezilio Foto Desporto

Página da organização.

Página do evento.

Página do evento 2019.

Obrigada a todos e até para o ano!

Texto: Geninha Andrade
Fotos: Alexandra Soares / Paulo Sezilio Foto Desporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta