Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail Running para descobrir Viseu, a cidade de Viriato

O Trail Running, enquanto modalidade desportiva, tem tido, nos últimos anos, uma extraordinária evolução, quer ao nível competitivo, quer ao nível do número crescente de participantes. Viseu não é exceção.

A região e a cidade tem uma dinâmica muito própria que faz com que haja muitos praticantes e grupos de corrida de Trail Running, quer na sua vertente social, quer na sua vertente competitiva.

 

Não foi diferente, quando, um dia, um grupo de amigos que corria por prazer, foi desafiado a organizar o Viseu Trail Running de 2016. A região Beirã, em particular Viseu, com tanto potencial de espaço natureza, precisava ter um evento que levasse e elevasse os seus espaços próximos, inseridos nas políticas de promoção das atividades desportivas. Eles ali estavam, jovens com vontade de ajudar, de promover a modalidade e, mais importante, de projetar o nome da cidade, as suas gentes, das suas serras próximas, do lugar onde tinham nascido, dos montes onde tinham brincado.

Com receio, mas muita vontade de fazer, demos início a esta aventura do Viseu Trail Running 2019 que se repete agora todos os anos. Sabíamos que era difícil, mas sabíamos que o destino merecia o nosso esforço e dedicação.

Viseu Trail Running 2019

Vamos para a sua 4ª edição, o Viseu Trail Running 2019 tornou-se no maior evento de Trail do Distrito de Viseu. Queremos continuar a dar continuidade ao que aqui nos trouxe e não nos queremos desviar do seu primeiro objetivo: organizar uma prova para todos; torná-la acessível e popular; juntar aqueles que fazem do trail running, uma forma de vida, onde impera a ética desportiva, a amizade e o respeito pelo outro e pela natureza.

Este ano, o Viseu Trail Running, consolida a sua notoriedade, eleva o seu patamar de exigência ao fazer parte do Campeonato Nacional de Trail de Portugal, da ATRP, momento decisivo para a época de muitos atletas nacionais.

A edição de 2019, com o apoio da ATRP, gostaríamos poder contar com cerca de 1000 participantes, divididos por 3 distâncias de Trail: uma de promoção do evento, com cerca de 12/14 km; uma de Trail curto, com cerca de 20Km; e uma de Trail Longo , com cerca de 35 Km, este a contar para o Campeonato Nacional.

O Evento contará com a presença de grandes atletas nacionais da modalidade que vão aproveitar este momento para consolidar ou melhorar as posições na tabela classificativa. Para nós, será tão importante isso quanto a presença maciça de praticantes, mais ocasionais, mais ou menos amadores, novos praticantes, gente que gosta de passear em contato com a natureza.

Associado a este evento, vai realizar-se a tradicional caminhada, solidária e dirigida à promoção da atividade física, no âmbito das políticas de desporto da autarquia local.

Workshop – Prática desportiva e das corrida versus alimentação

Simultaneamente, a realizar próximo do evento, durante a tarde do dia 26 de outubro de 2019, pretende-se realizar um workshop – no ginásio Forlife – Palácio do Gelo Shopping, relacionado com a temática da prática desportiva e das corrida versus alimentação. Espera-se, com esta iniciativa, atrair outros públicos, promover a prática de atividade física e esclarecer os praticantes para estas dimensões.

Este evento, comumentemente aceite como sendo o segundo em número de participantes, a realizar na região, em particular na cidade de Viseu, depois da Meia Maratona do Dão, contará, na totalidade, entre atletas e caminhantes, com um número próximo dos 2000 participantes e com cerca de 3000 assistentes.

O mote desta prova, para este ano, será de promover a sustentabilidade ambiental, classificando o evento como sendo uma realização totalmente amiga do ambiente, reciclável, onde não serão usados quaisquer materiais que promovam a degradação do nosso espaço florestal, da nossa região e seu modo de vida.

VISEU Trail Running 2019 fará parte este ano do Circuito Nacional de Trail

O VISEU Trail Running 2019, depois da presença na Taça de Portugal na edição anterior, fará parte este ano do Circuito Nacional de Trail, como prova certificada na distância de 40km, graças ao enorme sucesso alcançado nas edições anteriores. Por fazer parte do calendário da ATRP, a prova é divulgada aos 19000 seguidores, aos seus associados.

À semelhança dos anos transatos esperamos contar, para além do apoio institucional da nossa autarquia, também com os apoios dos habituais parceiros empresariais e comerciais da cidade e região. Imprescindível contar com a massa crítica da região, das suas escolas de formação, das freguesias que são os primeiros interessados a promover os seus territórios, a sua cultura e as suas gentes.

Viseu Trail Running

Sabemos que a organização do Viseu Trail Running, se distingue pela qualidade organizativa e pelo apoio inequívoco aos atletas que participam e que nos visitam. Por isso, vamos continuar a contar com centenas de voluntários, sócios, simpatizantes, amigos e familiares dos Viriathvs. Só assim será possível continuar a dar bom nome a este evento.

Assumimos a responsabilidade e o compromisso de manter e, se possível, melhorar, as condições de receção e competição dos seus atletas, bem como motivá-los à participação e à fidelização a esta prova.

É nesta medida que nos queremos diferenciar – receber bem, tratar melhor, oferecer qualidade. Assim, assumimos a realização e organização de uma prova cujo objetivo se integra na estratégia comunitária em promover a prática de atividade física, em promover a região, nas suas mais variadas dimensões sócio culturais.

Para tal, gostaríamos que se associassem a este momento. Estão convidados!

Mais informação em:

Página do evento.
Evento 2019.
Página da organização.
Inscrições.

Texto: Paulo Fernandes – Coordenador Geral do Evento
Fotos: EPMS

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta