Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail Time Out apresentou belezas da Facha

O mês de Outubro terminou ao mesmo nível como decorreu – cheio e repleto de eventos. O último fim de semana do mês na zona norte de Portugal teve muita variedade de eventos quer na estrada quer em trail. Uma dessas escolhas estava na belíssima zona entre Viana do Castelo e Ponte de Lima no Trail Time Out.

O Trail Time Out aconteceu no Domingo (3) de Novembro na freguesia da Facha em Ponte de Lima e foi uma organização da TimeOut Aventura. A compor o evento esteve duas competições, um trail longo na distância de 25km e um trail curto na distância de 15km. Para os que desejassem ter uma manhã com mais saúde e bem-estar havia ainda uma caminhada sem fins competitivos.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

A equipa de OPraticante.pt esteve presente no evento e agora apresentamos como tudo decorreu.

Percurso na beleza da Facha e com Rio Lima em plano de fundo

O Trail Time Out teve partida e chegada no Parque Aventura Time Out que se situa na freguesia da Facha, Ponte de Lima e é um dos ex-libris da localidade.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

A quem participasse no evento era apresentado um percurso com grande beleza natural uma vez que a Facha e as aldeias vizinhas situam-se numa zona de grande porte ambiental.

Depois de um primeiro quilómetro que se desenrolou dentro da proximidades do parque, a verdadeira entrada no trilho mostrava logo aos atletas que as coisas não seriam fáceis já que logo a abrir aparecia uma placa sinalizadora que indicava 1,2km com 16% de incriminação média e à medida que subíamos, mais afastados ficávamos dos terrenos da Facha.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

O terreno plano até chegar ao primeiro ponto de abastecimento era descanso de pouca dura com os atletas a voltarem a subir novamente e desta vez com direito a escalada por entre pedras e onde muita gente deitou a língua de fora com a exigência da subida. Lá do topo a vista era magnifica, mas pouco tempo havia para se admirar.

Trail Longo com belos trilhos na serra

Após este ponto havia a separação do trail longo e curto e o longo seguia pelo meio da serra por entre caminhos de terra e onde o silêncio reinava. Por entre um caminho ou outro lá se cruzava com alguns caçadores que aproveitavam a manhã. Estávamos no oitavo quilometro e o terreno voltava a inclinar com vários segmentos entre pedras e terra batida até chegar ao segundo abastecimento da prova e que se traduzia no ponto mais alto do percurso e também no meio da prova.

Trail Time Out
Foto: Reflex Studio

Segunda parte do Trail Time Out com perfil de descida, mas trabalhosa

A segunda parte do percurso era descendente, mas não traduzida em simplicidade. O retorno era feito por via de descidas cheias de pedra solta, típicas dos caminhos da serra e onde um descuido com velocidade era queda certa O trilho apresentava ainda alguns troços em pleno monte onde a traição estava no ar com a presença de muitas raízes e paus soltos prontos a derrubar o atleta mais distraído.

A entrada no quilometro dezasseis leva os atletas para um longo estradão que possibilita mais uma vez contemplar as belezas do local. Ultrapassado o estradão estávamos no último ponto de abastecimento e a partir do quilómetro dezanove era para se acelerar ainda mais e os que tivessem o gás em dia aproveitarem o desnível.

Foto: José Coutinho Fotografia

Último quilómetro do Trail Time Out dentro do Parque Aventura Time Out

Os últimos cinco quilómetros do percurso levavam os atletas de regresso à Facha e onde os atletas passavam por vários locais da aldeia, vinhas, campos agrícolas, subiam uns escadórios até ao último quilometro que faz os atletas conhecerem um pouco da Quinta do Conde que é onde se situa o Parque que acolheu o trail e onde o longo e vasto choupo de castanheiros e uma pequena lagoa são o destaque.

Foto: José Coutinho Fotografia

Ricardo Silva vence Trail Longo do  Trail Time Out

O grande vencedor da primeira edição do Trail Time Out foi Ricardo Silva do EDV – Viana Trail que cortou a linha de meta destacado com 01:43:30. Completaram o pódio Bruno Ribeiro do Águias de Alvelos com 01:53:35 e Mário Pinto do Grupo Desportivo e Cultural Castelo de Paiva com 02:02:25.

Trail Time Out
Foto: José Coutinho Fotografia

Eliana Pereira vence na competição feminina

Na vertente feminina da prova, a vitória foi para Eliana Pereira da Alexandra Carvalho Team que terminou a prova com 02:44:01. Fecharam as restantes posições cimeiras Ana Miranda, individual com 02:55:53 e Elisabete Alves – Trogloditas Runners – 03:00:20.

Trail Time Out
Foto: José Coutinho Fotografia

A prova teve vencedores por escalão e estes foram os seguintes:

Na competição masculina venceram Ricardo Silva do EDV – Viana Trail (Seniores), Luís Magalhães do Minho e Lima Trail (M40), José Fins dos Braguinhas Runners (M50) e Manuel Costa do Núcleo do Sporting de Vila Nova de Famalicão (M60).

Na competição feminina triunfaram Elisabete Alves dos Trogloditas Runners (Séniores e Eliana Pereira da Alexandra Carvalho Team (F40)

Abel franco vence competição masculina do Trail Curto

No trail curto como é habitual há mais competição que no trail longo e nesta prova o vencedor foi Abel Franco do Pirâmide Radical Clube com 01:12:10, completaram o pódio dois atletas do Vila Verde a Correr, Avelino Macedo com 01:12:59 e João Martins com 01:13:01 respectivamente.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

Anabela Fernandes foi a vencedora do Trail Curto

Na vertente feminina da prova a grande vencedora foi Anabela Fernandes com 01:23:23. À vencedora seguiram-se Tânia Covas Costa do COM-Clube Ori Minho com 01:29:27 e Marlene Puga do Ker Sport Trail Running com 01:35:22.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

A prova teve vencedores por escalão e estes foram os seguintes:

Na competição masculina venceram Pierre Duvernet (Seniores), Abel Franco do Pirâmide Radical Clube (M40), José Afonso do Olímpico Vianense (M50) e José Ribeiro do CluVE (M60).

Na competição feminina triunfaram Anabela Fernandes (Seniores), Tânia Covas Costa do COM-Clube Ori Minho(F40) e Florinda Fernandes da Team Workout 48 / CAM (F50).

Trail Time Out
Foto: Reflex Studio

OPraticante.pt

A equipa de OPraticante.pt esteve representada na prova no trail longo e curto. No trail longo, Nuno Fernandes terminou com 04:11:39, 54º geral e 24º sénior. No trail curto, Susana Rodrigues terminou a prova com 02:08:11, 149ª geral e 16ª no escalão F40.

Evento com excelente organização e staff simpático

Na maioria das vezes, o que distingue os eventos de trail dos eventos tradicionais de estrada é natureza mais intimista que os participantes no trail são recebidos.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

No Trail Time Out, o principal elogio que temos a fazer à organização do evento é a simpatia com que fomos recebidos de princípio a fim do evento. Seja no secretariado, no levantamento dos dorsais, no staff presente nos abastecimentos, ao longo do trilho, no final do evento, nos vassouras da prova todos tiveram uma postura de grande atenção e de bom trato a quem estava no evento.

Gostaríamos de dar uma palavra de apreço pela boa disposição e bom trato ao staff que estava fora do local do trail que foram de uma grande simpatia a indicar o local onde se podia estacionar e onde se podia tomar café.

Como mencionado, o evento teve partida e chegada no parque Time Out Aventura situado na Quinta do Condado e ai estavam todas as valências para um bom evento. A começar o espaço era enorme, marcado ao fundo por um conjunto de castanheiros. As valências eram bastas, o secretariado ao lado do pódio, zona de casa banho, espaço de abastecimento final, partida e chegada bem isolada. Tudo bem colocado como se deve.

Trail Time Out
Foto: Reflex Studio

Bom kit de ofertas

O levantamento do dorsal decorreu sem demoras e mesmo sem o evento a ter uma enorme afluência, verificou-se que no secretariado, tudo estava preparado se isso acontecesse pois tinha separado as três provas do evento para três pontos de atendimento.

Aos atletas era entregue um saco de papel que continha uma t-shirt técnica preta alusiva à prova, dorsal com chip, uma embalagem de maçã desidratada e folhetos promocionais.

Trail Time Out
Foto: Reflex Studio

Prémio finisher com kit de ofertas muito bom

Após a prova, os atletas recebiam um prémio finisher e um bom abastecimento final que continha todo o tipo de alimentos oferecidos neste género de provas e ainda uma bifana e uma cerveja. Para um preço de inscrição de 10/12, o que os atletas recebiam está a um bom nível.

Apesar de o kit de ofertas ter sido competente, sou da opinião que o prémio finisher deixou algo a desejar. Foi oferecido um íman com a referência a ser finisher da prova. Há quem goste, há quem não goste, gostos não se discutem, mas pessoalmente não gostei e achei simplista demais.

Trail Time Out
Foto: Reflex Studio

Percurso com algumas falhas

No que toca ao perfil do percurso da prova, nada de errado se pode apontar já que foi um percurso equilibrado com excelentes paisagens e variedade de perfil de terreno.

Contudo temos de referir um conjunto de situações negativas:

As fitas sinalizadoras escolhidas foram de pequena dimensão e em certos locais do percurso houve dúvidas sobre o rumo a tomar.

No segmento do percurso onde os atletas tinham de subir/escalar por entre pedras, em alguns pontos foram vários os atletas a manifestarem a opinião que o segmento era perigoso e fazia falta um elemento extra de segurança como por exemplo uma corda. Um desequilíbrio ali podia ser muito perigoso.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

Trail Time Out com bons abastecimentos

O trail longo teve três abastecimentos de sólidos e líquidos, ao quilómetro cinco, doze e dezanove. Os abastecimentos eram vastos e não faltou nada aos atletas.

De destacar ainda a simpatia de todo o staff presente nos pontos de abastecimento, de escuteiros presentes nos cruzamentos e a presença dos bombeiros sempre atentos se algum atleta requeria atenção médica.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

Um trail para quebrar a monotonia da aldeia

O Trail Time Out decorreu como mencionado na freguesia da Facha em Ponte de Lima. Esta freguesia de 1500 habitantes situada num meio rural viu a sua monotonia de Domingo de manhã ser alterada com as ruas da aldeia a terem mais movimento do que o habitual com a presença de atletas e caminheiros.

É sabido que esta zona norte sabe acolher bem e o exemplo disso foi a forma como fomos atendidos no café local, onde muitos dos presentes na prova lá se deslocaram para tomarem o pequeno almoço.

Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

Trail Time Out – Um trail de qualidade e que superou as expectativas

A primeira edição do Trail Time Out Aventura foi um evento que de um modo geral foi um sucesso.

A nível organizativo, tirando as falhas/sugestões apontadas ao percurso, tudo correu de feição. Ao nível de adesão, o trail longo teve 56 finishers e o trail curto 170. Ou seja, no total o evento, a contar com a caminhada teve cerca de 500 pessoas, o que é um bom número para uma edição inicial e dado o número de eventos que decorreram no mesmo dia. Indo mais a fundo nos números, o trail teve mais adesão que a Meia Maratona Rosa que aconteceu nos Arcos de Valdevez e no GPA da Silva, eventos que decorreram a pouca distância da Facha.

Este trail tem tudo para voltar a apresentar um grande evento no próximo ano pois tem todas as credenciais para isso. Boa localização, staff competente e o que é necessário para evoluir, capacidade de saber ouvir as críticas e sugestões que são feitas para que o evento cresça.

Em nome da equipa de OPraticante.pt, agradecemos a simpatia como que fomos recebidos e fazemos votos que no próximo ano o e vento tenha ainda mais sucesso.

Foto de capa da autoria de Sérgio Rodrigues Fotografia.

Visitem as páginas e desfrutem dos trabalhos fotográficos que cada um fez sobre o evento, identifiquem-se e identifiquem os vossos amigos.

Classificações.

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Página da Timeout Aventura.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: José Coutinho Fotografia / Reflex Studio / Sérgio Rodrigues Fotografia

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta