Trail Vitoriano percorre a Aldeia Mineira do Lousal

Trail Vitoriano

Cidade mineira e a mina do Lousal

Depois do sucesso das edições anteriores, irá decorrer no dia 18 de novembro de 2018, pelas 9h30 o IV Trail Vitoriano, na vila centenária de Ermidas Sado, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal.

Igreja S. Jorge – Lousal

IV Trail Vitoriano

O evento será constituído por uma prova de Trail com 19km de distância, uma Corrida e uma Caminhada com aproximadamente 12km.

O percurso passará por alguns locais históricos da vila de Ermidas Sado (largo do chafariz, estação da CP/Refer e pela Mina do Lousal (.malacate).

Estação da CP

O 4º Trail Vitoriano é um evento de natureza desportiva, organizado pela secção de atletismo do Vitória Futebol Clube Ermidense, com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Juntas de Freguesia de Ermidas Sado e de Azinheira de Barros, Guarda Nacional Republicana e Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Ermidas Sado, OPraticante.pt entre outros.

O Trail Vitoriano tem como objetivo promover Ermidas Sado, dando a conhecer a todos os participantes, o seu património e toda a natureza envolvente, tendo como base a prática desportiva.

Rio Sado

Zona envolvente – entre duas localidades Ermidas Sado e Lousal.

Mina do Lousal e a aldeia mineira

A Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira localiza-se na freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola.

Embora a região tenha sido povoada desde a Idade do Cobre, como atestam os monumentos megalíticos e o Castelo Velho do Lousal, é no final do século XIX que se inicia a moderna exploração da mina do Lousal.

Durante a década de 1940 a aquisição das “Mines et Industrie” e da “Minas da Caveira” por Antoine Velge, presidente da SAPEC de Setúbal, empresa de fabricação de adubos químicos, conduz ao incremento dos trabalhos mineiros.

Trail Vitoriano
Cidade mineira e a mina do Lousal

É durante os anos 1950, sob a direção de Frédéric Velge e Günter Strauss que esta mina de pirite se vai tornar numa das mais modernas de Portugal.

Com a crise da produção industrial de enxofre, devido à retirada gratuita do enxofre nas plataformas de petróleo, nos anos oitenta, as minas da faixa piritosa vão sucessivamente encerrando. Em 1988, foi encerrada a extração no Lousal.

Com o encerramento da mina a aldeia entra em decadência até que, no início dos anos noventa, a Câmara Municipal de Grândola e a Fundação Frédéric Velge iniciam um programa de revitalização do Lousal (RELOUSAL).

Largo Chafariz à noite

RELOUSAL

O programa tem por base a criação de uma nova especialização territorial assente no turismo cultural, com reforço da identidade mineira, destacando-se o Museu Mineiro do Lousal e o Centro Ciência Viva do Lousal.

Sede do Vitória Futebol Clube Ermidense

Inscrições.

Sitio oficial do Clube.

Clube no facebook.

Parceiros