Três corridas, dois pódios na Polónia

A Seleção Nacional/Liberty Seguros de pista apresentou-se em excelente nível no Grande Prémio da Polónia, conquistando dois pódios nas três provas que disputou, neste fim de semana, em Pruszków.

O melhor resultado foi conseguido por Rui Oliveira, que venceu a prova de scratch para sub-23, na tarde deste sábado. Apesar de a Polónia ter alinhado com quatro corredores, o que dificultou taticamente a tarefa lusa, Rui Oliveira foi superior a toda a concorrência, subindo ao lugar mais alto do pódio, ladeado por corredores da seleção da casa.

Ainda no sábado, ao início da noite, Ivo Oliveira e Rui Oliveira fizeram equipa na competição de madison para sub-23, acabando na terceira posição, suplantados por duas duplas polacas.

Para o início da tarde deste domingo ficou reservada a participação dos gémeos na corrida por pontos de sub-23, onde tiveram um desempenho consistente, apesar de serem vítimas de azares. Ivo Oliveira, que teve uma queda sem consequências físicas, acabou no quinto lugar, com 18 pontos, mais um do que o irmão, sexto classificado, pese o furo que sofreu. A vitória foi para o polaco Borys Korczynsky.

O Grande Prémio da Polónia, competição de classe 1 internacional, foi encarado pela Seleção Nacional/Liberty Seguros como preparação para o Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que vai realizar-se em Atenas, Grécia, de 14 a 19 de Julho. “O balanço global é positivo, pois viemos com intenção de rodar e de ganhar experiência competitiva, o que conseguimos”, afirma o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

Os trabalhos da Seleção Nacional/Liberty Seguros para o Campeonato da Europa prosseguem ao longo desta semana, no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, Anadia. Estão convocados seis corredores, os sub-23 Miguel Amorim (Créteil), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), e os juniores José Sousa, Pedro Preto e Soraia Silva (Bairrada).

Texto e foto de: F.P.C

Parceiros