Três torrejanos na seleção nacional de triatlo

Mais um momento histórico para o Triatlo torrejano, com três atletas da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Vedras a fazerem parte da convocatória oficial da Federação de Triatlo de Portugal, para o Campeonato da Europa de Triatlo na categoria Youth (Cadetes e Juvenis segundo ano), que se realiza no dia 26 de Julho, na cidade de Banyoles (a norte de Barcelona), em Espanha.
Ricardo Batista, Carolina Serra e Joana Miranda, são os três atletas torrejanos que vão representar Portugal nesta competição, sendo sem duvida algo muito merecido para estes jovens atletas, fruto do seu trabalho e o do seu técnico Paulo Antunes, que em 2009 teve a excelente iniciativa de abrir em Torres Novas uma Escola de Triatlo, um projeto com o objetivo de formar jovens triatletas dos 8 aos 16 anos de idade, proporcionando condições e formação para estes jovens conseguirem atingir este patamar, e mais se perfilam para o mesmo.

É o próprio técnico Paulo Antunes que na sua página do facebook, dando os parabéns aos seus atletas que conseguiram alcançar um lugar na seleção que vai disputar o Europeu de Youth em Espanha, comenta que este dia ficará na história da Escola de Triatlo torrejana e que jamais o esquecerá, pois como treinador destes atletas não podia estar mais satisfeito por os ver atingir este patamar, e que se continuarem a trabalhar desta forma, tem a certeza que vão ainda mais longe.

Relembre-se que Ricardo Batista e Joana Miranda são ainda 2º ano de juvenil, e por isso, atletas de 1º ano neste escalão de Youth.

No seu 1º ano de Cadete, Carolina Serra, que já este ano representou a seleção nacional, na Taça da Europa na Quarteira, na categoria de juniores, reside no concelho da Batalha, nasceu a 1 de Agosto de 1999, frequenta a Escola Secundária Artur Gonçalves em Torres Novas e transitou para o 11º ano. Entrou para a Escola de Triatlo em 2011 e no seu currículo desportivo, já obteve em 2015 o título de Vice-campeã Nacional de Duatlo em Cadetes, em 2014, alcançou o 3º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo e no Campeonato Nacional de Duatlo, foi Vice-campeã Nacional de Aquatlo em Juvenis, e fez parte da equipa de Juvenis Campeã Nacional de Triatlo por estafetas.
Ricardo Batista, nasceu a 20 de Novembro de 2000, reside em Torres Novas, estuda na Escola Manuel Figueiredo e transitou para o 10º ano. Entrou para o triatlo em 2012, e em 2015 já obteve o título de Vice-campeã Nacional de Duatlo em Juvenis, em 2014, foi Campeão Nacional de Triatlo e Aquatlo Juvenil, e fez parte da equipa de Juvenis Campeã Nacional de Triatlo por estafetas e da equipa de Juvenis Bi-Campeã Nacional de Aquatlo por estafetas. Ainda em 2014, Ricardo Batista foi medalha de prata no Campeonato do Mundo de Biatle que se realizou na Guatemala, e medalha de bronze no Campeonato Europeu da mesma modalidade, que se realizou em Setúbal.
Joana Miranda recebeu com enorme satisfação esta convocatória para representar a seleção nacional de triatlo. Esta atleta, que é uma das pioneiras na Escola Triatlo torrejana, reside em Casais Castelos, nasceu a 11 de Novembro de 2000, frequenta a Escola Secundária no Entroncamento e transitou para o 10º ano. Em 2015, já obteve o 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo em Juvenis, em 2014 fez parte da equipa de Juvenis Campeã Nacional de Triatlo por estafetas, em 2012 foi 4º classificada no Campeonato Nacional de Triatlo em Iniciados, e em 2011, alcançou o 3º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo de Infantis.