Trilhos de Bellas com…”belas” chuvas!
“Belas é uma vila e antiga freguesia portuguesa do concelho de Sintra, com 21,89 km² de área e 26 089 habitantes (2011; densidade: 1 191,8 hab./km²).
Situada entre serras, algumas de pequeno relevo outras mais acidentadas, como a serra da Carregueira, entrecortada de vales fertilizados pelas abundantes linhas de água, Belas remonta aos primórdios da Nacionalidade onde se conhecessem os limites da paróquia e vila de Belas já no século XII.“
Trilhos de Bellas
E foram esses relevos que deram palco à segunda Edição dos Trilhos de Bellas, uma organização da GO! Runners com o apoio do Município de Queluz-Belas e de Sintra.
Uma prova que presenteava os seus participantes com as duas distâncias habituais: Trail Curto (10Km+) e o Longo (23Km), sendo esta, a primeira de quatro etapas a contar para o Circuito Lisboa Trail By Buff.

Espectando-se como sendo rápida, com um percurso “magnífico”, com previsões meteorológicas favoráveis para a prática da modalidade, quem teve a oportunidade de fazer o reconhecimento no dia anterior não contava certamente com a chuva e o frio que se sentiu à partida, e com a lama que caracterizou uma grande parte de todos os percursos, mas que mesmo assim não desanimou quem esperava pela sua partida nesta manhã de domingo. Um percurso com uma altimetria ligeira, no entanto com bons declives, zonas técnicas com “single-track”, zonas rápidas e a passagem por pontos de interesse desta região deram o toque especial levando os atletas a desfrutar ainda mais desta prova.
Contou-se com uma organização trabalhosa, sempre pronta a ajudar e bastante saudosa aos seus atletas, no entanto, com alguns problemas a serem notados, como a fraca assistência à chegada, a nível de abastecimentos, a marcação de zonas perigosas notáveis e, principalmente, na marcação de percursos em cruzamentos mais enganosos. Contudo, quem participou nesta edição confia que a organização tudo irá fazer para melhorar, eliminar os aspectos negativos, e o regresso aos Trilhos de Bellas certamente fará parte da agenda desportiva de 2018.

“Vitória – Surpresa” no Trail Curto
Na distância mais curta desta prova, contou-se com a agradável surpresa de uma nova e bem recheada equipa, a PDTG Team, ter conquistado a Geral por equipas e dois dos seus vencerem na Geral Individual dos 10Km+, Filipa Rodrigues e Ricardo Esteves Ferreira.
Trail Longo
No Trail Longo, Fernando Santos Gomes, em representação da Herbalife, foi o vencedor dos 23km juntamente com Sofia Roquete no setor feminino, pelo clube AMCF Arrábida.
A representar OPraticante.pt, Gonçalo Pirrolas nos 10km+, obteve o 28º lugar na geral e o 6º no escalão de Sub22 com 1h07m34s.

Mesmo com todas as adversidades, principalmente com a presenteada chuva e lama a caraterizarem esta prova, a prova tornou-se um sucesso, ao terminar da melhor forma com um ligeiro almoço cedido pela organização aos atletas que correram ao longo de toda a manhã. Como nota final, felicitamos a organização e esperamos pela próxima edição.
Classificação:
Trail Curto 10Km+
Geral Masculina
1º Ricardo Esteves Ferreira – PDTG Team – 00:48:48
2º Nuno Gomes – Individual – 00:52:13
3º Bernardo Pereira – PDTG Team – 00:52:56
Geral Feminina
1ª Filipa Rodrigues – PDTG Team – 01:02:18
2ª Margarida Amaro – AMCF – Arrábida Trail Team – 01:06:13
3ª Denise Pereira – runcrosstrail.com – 01:08:32
Trail Longo 20Km+
Geral Masculina
1º Fernando Santos Gomes – Herbalife – 02:12:07
2º Virgilio Gomes – UFCI Atletismo – 02:16:21
3º Henrique Jorge Joanico – Individual – 02:21:31
Geral Feminina
1ª Sofia Roquette – AMCF – Arrábida Trail Team – 02:53:55
2ª Cármen Ferreira – Vale Grande/WeRun – 03:10:58
3ª Ana Amaro – AMC – 03:15:32
Fotos:
Álbum 1
Álbum 2
Álbum 3
[divide icon=”circle”]
Fotos de: Bernardete Morita
Texto de: Gonçalo Pirrolas