Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trilhos de Mértola, um projeto de descoberta e valorização

Se a arqueologia e o património são “produtos” caracterizadores da vila de Mértola, fazendo dela um destino turístico bastante procurado, as excelentes condições que o concelho oferece para a prática desportiva ao ar livre são, sem sombra de dúvida, o principal motivo para a organização do evento Trilhos de Mértola – Trail Run, a 1 de março.

Trilhos de Mértola
Castelo de Mértola

Trilhos de Mértola

Mais do que uma iniciativa desportiva, o Trilhos de Mértola, Trail Run é um projeto de descoberta e valorização partilhada do território de Mértola, enquanto território raiano, de interior, genuíno, pleno de história e tradição cultural e detentor de uma riqueza natural única que vale a pena conhecer e desfrutar!

E desfrutar naquilo que tem de mais salutar o convívio através do desporto, convidando os participantes a calcorrear estes trilhos numa autêntica viagem pelo tempo.

Mértola

Este é o percurso que inclui as estreitas ruelas do centro histórico da Vila Museu, antiga Myrtilis romana ou Mārtulah islâmica; que prossegue pelas zonas ribeirinhas e margens do grande rio do sul, o Guadiana, outrora via comercial de ligação ao Mediterrâneo; que pisa o antigo traçado de uma via romana ou os caminhos milenares dos pastores nas antigas rotas da transumância.

Este é o Trilhos de Mértola, Trail Run um trilho com história, raízes no passado, e olhos no futuro!

A organização 

Tendo como pano de fundo a vila de Mértola e integrado no Parque Natural do Vale do Guadiana, Trilhos de Mértola – Trail Run desafia os mais ativos na exploração dos seus próprios limites (re) descobrindo espaços e paisagens de beleza extrema.

Promovido pela Câmara Municipal de Mértola e organizado pelo Clube de Futebol Guadiana, este evento é já uma “marca” de referência no que respeita a provas de excelência do panorama nacional do Trail Run.

Mértola
Rio Guadiana

A prova

Esta prova é certificada pela ATRP e integrante no Calendário de Provas do Circuito Nacional de Ultra Trail e Trail Longo para a época 2019/2020.

Esteve evento terá 3 distâncias competitivas (45km, 28km e 15km) e ainda uma caminhada.

Como nas edições anteriores, os percursos irão comtemplar trilhos totalmente novos, com particular destaque o Trail Longo e o Ultra Trail que terão o seu ponto de partida no Pulo do Lobo, o ex-líbris do Parque Natural do Guadiana.

OPraticante.pt” esteve neste evento em 2017 e vai lá estar de novo.

Inscrições.

Regulamento.

Página do evento.

Texto: Abílio Xavier
Fotos:

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta