Troféu de Orientação do Minho 2015 – Terras de Bouro e Vieira do Minho

O .COM – Clube de Orientação do Minho, em colaboração com os Municípios de Terras de Bouro e Vieira do Minho, organizaram no passado fim-de-semana, 21 e 22 de fevereiro de 2015, o “Troféu de Orientação do Minho 2015” – prova pontuável para o Ranking do Mundo de Orientação (WRE), para a Taça de Portugal e ainda para o Circuito Nacional Urbano, a qual contou com a participação de cerca de 600 atletas, 360 portugueses e 240 estrangeiros proveniente de 15 países (Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Alemanha, Lituânia, Noruega, Polónia, Rússia, Suíça, Suécia, Ucrânia).
Um dos grandes objetivos desta prova era dar a conhecer aos atletas nacionais e estrangeiros o concelho de Terras de Bouro e de Vieira do Minho os quais puderam usufruir não só de um fim-de-semana recheado de bons momentos competitivos, como também de lazer. Verificou-se que grande parte destes atletas, nomeadamente estrangeiros provenientes dos países do Centro e Norte da Europa (Finlândia, Suíça, Grã Bretanha) pertence aos escalões de veteranos (homens e mulheres com mais de 35 anos) e por isso vêm à procura de uma boa estadia, onde a gastronomia e o alojamento local deverão ser excelentes, convidando-os a visitar-nos em próximas edições. De realçar que tivemos a presença de 2 homens no escalão M80 e 1 mulher em W80, ou seja com mais de 80 anos.
Assim sendo, o .COM regressou às Serras do Gerês e da Cabreira onde os atletas ficaram bastante agradados com os locais de competição, pois tratam-se de terrenos ótimos para a prática de orientação devido à elevada dificuldade física e técnica, com desníveis e muitos pormenores de relevo e vegetação e algumas manchas de floresta limpa. O cenário ideal para qualquer atleta de orientação! Na vila do Gerês, a prova foi muito rápida e por isso bastante desafiante, com o desnível das ruas a provocar alguma dificuldade aos atletas! Foi interessante verificar a admiração e a adesão da população local que veio ver os atletas e participar na prova!
Nas 3 competições (Ranking do Mundo de Orientação, Taça de Portugal e Circuito Nacional Urbano) os atletas forma presenteados com produtos regionais, como forma de promoção das produções locais e vouchers de alojamento, restauração e lazer, de forma a convidá-los a permanecerem e/ou a virem numa próxima iniciativa.
Mencionando os principais resultados, no Troféu de Orientação do Minho os vencedores nos escalões mais jovens, M20 foram Daniel Catarino do Ori-estarreja e Beatriz Moreira do CPOC, em Elite subiram ao lugar mais alto do pódio Tiago Aires do Gafanhori e Saila Kinni da Finlândia e em M50 (escalão mais concorrido) o vencedor foi Mário Duarte do ADFA.
Os restantes resultados podem ser consultados no site do .COM em pontocom.pt!
A organização não pode deixar de agradecer às Câmara Municipais de Terras de Bouro e de Vieira do Minho, assim como aos mais de 30 patrocinadores (casas com alojamento / turismo rural de habitação, restaurantes e cafés e estabelecimentos comerciais e outros parceiros de Terras de Bouro e Vieira do Minho), ao Pedalarvieira, ao Regimento de Infantaria n.º 19 de Chaves e aos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e Vieira do Minho que tornaram possível a realização perfeita deste evento!

Texto e fotos: Tania Covas Costa (Presidente do .COM e diretora do TOM 2015)

Parceiros