Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas

Em 2018, a Associação do Amigos do Planalto das Cesaredas em conjunto com alguns atletas, realizaram a 1ª edição do Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas, no concelho da Lourinhã, a freguesia de Moledo, palavra derivada do latim que significa “Rochedo”, relaciona-se assim, com a topografia do território em que está integrada.

Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas

Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas, um Trail não circular, mas passou por zonas de grande história de Portugal, em tempos, habitava num palácio D. Inês de Castro, sendo visitada por diversas vezes por D. Pedro. Este facto imortalizou esta habitação, no entanto terá sido demolida no século XVI.

O Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas era constituído por diversas atividades, um Mini-Trail e caminhada com a mesma distância (10 Km) e desnível (300 D+), a prova de estafetas – 4*11,250 Km com um desnível de 1700 D+, por duplas – 2*22,5 km com um desnível de 1700 D+ e para os mais corajosos o Ultra Trail com a distância de 45 Km com um desnível de 1700 D+.

Diana Gaspar e Hélio Fumo com Hugo Água na partida

Hélio Fumo e a Diana Gaspar, padrinho e madrinha

Para este desafio, os padrinhos da prova eram o Hélio Fumo e a Diana Gaspar. Antes da partida chegam numa charrete, para salientar a história da região e recuar no tempo. Os padrinhos da prova de duplas e estafetas, foram as equipas, Run Crew Montijo e Monsanto Running Team, respectivamente.

Uma espetacular ideia da organização, de uma forma gratuita, os atletas enquanto participavam nas provas podiam deixar as crianças em atividades gratuitas de forma a proporcionar um domingo em família para todos.

OPraticante.pt marcou presença

Participei na prova de estafetas, perfazendo a equipa com Artur Basílio, a “UltraMummy” Sandra Oliveira e a Glória Santos, representamos assim a equipa / projeto Opraticante.pt.

 

Início este desafio, bastante interessante e bonita a região, os primeiros Km da prova bastante diversificados, como se quer num trilho e neste tipo de desafios, por lama, pedras, singles tracks, riachos e a terminar, uma cascata fenomenal e uma ponte de madeira, chego ao abastecimento com 8.6 Km, momento de passagem de “testemunho” com 1h19m. O meu colega de equipa, entra em prova. Eu vou de carrinha até há meta, onde tenho direito a um banho quente.

Subida da Escadaria

O segundo estafeta, continua a ficar maravilhado com as paisagens, singles tracks e a prova sempre bem marcada mas a surpresa surgiu, numa subida intitulada como a “Subida da Escadaria”, percorrendo um total de 9.6 Km, com o tempo de 1h, mais um abastecimento e transição, passou o testemunho para a Sandra.

Seguindo a “UltraMummy”, uma parte mais complicada, pois apesar da lama, a chuva resolveu aparecer para dificultar o trilho. Mas isto é trail, isto é o que a malta gosta e ela sentia-se em “casa”, para dificultar o trilho, surgem umas cordas para facilitar as subidas / descidas. Após o tempo de 1h25m e 11,2 Km. Mais um abastecimento e a passagem de testemunho para a última estafeta da equipa.

Segue a Glória para a conclusão da prova, para não se rir da Malta, um single-track, mais umas cordas, uma chuvinha para aumentar a lama dos trilhos, zonas técnicas com muitas pedras, arbustos a fechar o trilho, mas a beleza natural é aumentada.

Avaliando este troço como perigoso, devido ao tempo que se fazia sentir no dia e o tempo de conclusão de 1h18m, recebendo na meta a medalha de finisher da equipa. O tempo total da equipa foi de 5h12m, ficando na 12ª posição da geral, 5ª posição do escalão.

Organização espetacular

Uma organização do Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas espetacular, desde os transportes para a zona de transição, como a viagem de regresso após a conclusão de cada estafeta e os banhos quentes. Uma prova que gostaria de repetir, pela boa organização, pela beleza local e a história dos antepassados portugueses.

Por isso a 08 de Setembro lá estaremos de novo, para renovar a nossa participação, e tu, não queres vir experimentar, reserva a data na tua agenda, e inscreve-te

Troféu dos Dinossauros – Próximos eventos

Este evento está inserido no Troféu dos Dinossauros, que compreende para além da realização deste evento dos seguintes eventos:

14 Abril – Inscrições – Trail de Ribamar e Santa Barbara

08 Setembro – Ultra Carrossel do Planalto das Cesaredas

24 Novembro – Trilho da Aguardente DOC Lourinhã

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto: Arminda Basilio
Fotos: Bernardete Morita Photography

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta