Ultra Trail de São Mamede

Pela meia-noite, do passado sábado dia 16-05-2015 e ao som de Xutos e Pontapés, reuniram-se 600 atletas para a partida da 4ª edição do UTSM – Ultra Trail Serra de São Mamede (Portalegre), prova rainha com a distância de 100kms e D+3600. Nessa manhã ainda a realizar também as provas de caracter competitivo nas distancias de 42kms e 28kms, organizadas por Atletismo Clube de Portalegre.

Numa madrugada amena mas com muito vento, iniciou-se o percurso de terra seca que com a passagem de tantos atletas levantou um pó finíssimo, que dificultou a visão e a propria respiração.

A prova dispunha de 10 abastecimentos, onde estavam presentes voluntários muito atenciosos e com grande disposição. Existia uma boa variedade de comida e em quantidade suficiente para todos os atletas, é de destacar que em alguns abastecimentos existia sopa, bifanas, chá, para além das habituais presenças de laranjas/ bananas e outros.

Este ano novamente se fez sentir temperaturas muito altas, logo após o amanhecer, isto aliado a termos passado num rio e molhado os pés, resulta em sobreaquecimento dos mesmos, resultando em bolhas, para não falar de um percurso maioritariamente composto por muita pedra solta e até calçada romana, um masacre para qualquer pezinho. Neste aspecto a organização está mais uma vez de parabéns pois tinha bombeiros e equipas especializadas no apoio aos atletas, sempre a tentar minimizar qualquer desconforto, e atendendo ás queixas dos mesmos.

Nos abastecimentos dos pontos mais emblematicos da região estavam presentes dezenas de acompanhantes e populares a incentivar os atletas. Foi concerteza uma das provas onde registei maior participação da população, o que ajuda á festa que é o trail e é uma motivação extra para os atletas.

Como pontos negativos, não posso deixar de apontar, que não foi cumprido o horário da entrega de premios, que constava no regulamento, o que deu origem a atletas não estarem presentes na mesma.

Texto de: Sofia Roquete

Parceiros