Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Vasco Bica e Ana Costa confirmam vitória na Taça

Quinta e derradeira prova da Taça de Portugal de Downhill confirmou estatuto dos favoritos e consagrou os Elites Vasco Bica e Ana Costa como vencedores do mais importante troféu de regularidade do calendário nacional de DHI.

Vasco Bica

Vasco Bica fechou com chave d’ouro

Vasco Bica fechou com chave d’ouro a Taça de Portugal de Downhill conquistando, em Tarouca, o triunfo na quinta e última prova pontuável a que se soma a vitória no ranking final. Para o atleta da Miranda Factory Team, num regresso a uma pista onde já foi feliz, a vitória começou a desenhar-se na descida de qualificação, malgrado a ameaça do campeão nacional Emanuel Pombo, mais rápido umas centésimas de segundo.

Na descida “a valer”, contudo, Bica “voou” (2:47.691) para se impor sobre Emanuel Pombo (2:51.228) por pouco mais de três segundos. Na terceira posição da categoria de Elites masculinos terminou Tiago Ladeira, igualmente a competir com as cores da Miranda Factory Team, com o registo de 2:53.469.

Ana Costa marcou a diferença e dominou

A corrida Elite feminina pautou-se pela diferença conquistada por Ana Costa (Ciclo Madeira Clube Desportivo). A atleta madeirense desceu a qualificação com o melhor tempo e dominou a descida final, com 17 segundos sobre a estoniana Maaris Meier (Maiatos), segunda classificada. A terceira posição foi pertença de Carolina Claro (Casa do Povo de Abrunheira).

As contas finais da Taça de Portugal de DHI confirmaram a vitória confortável de Vasco Bica. O atleta coimbrense somou 820 pontos, contra os 478 de Silas Grandy (Wildpack Algarve Racing) e os 430 do campeão nacional Emanuel Pombo.

Nas mulheres, Ana Costa terminou a Taça de Portugal de DHI com 614 pontos conquistados. Myriam Nicole (Commençar/Valldord) foi a segunda classificada na tabela, com 500 pontos, e Margarida Bandeira (Montanha Clube/Louzan Park) acumulou 442 pontos.

Taça de Portugal de DHI

A Taça de Portugal de DHI terminou em Tarouca com distintos vencedores. Nas categorias de formação, em cadetes, Rui Freitas (Desportivo Jorge Antunes) foi o mais rápido na última descida do troféu mas foi Nuno Reis quem conquistou a Taça. Na versão feminina, Joana Nunes articipou em apenas duas provas mas foi o suficiente para festejar os títulos. Nos Juniores, Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) selou em Tarouca o triunfo final no ranking.

Nas categorias Masters, festejaram a conquista do troféu os seguintes atletas: Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) em Master 30; José Sousa (Casa do Povo da Abrunheira) em Master 40; Antero Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães) em Master 50. Ana Martins (Casa do Povo da Abrunheira) venceu a categoria feminina de veteranas.

A classificação por equipas da Taça de Portugal de DHI foi conquistada pela formação vimaranense da Bike House DH Team/Guimarães).

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta