Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot os mais fortes na etapa

Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot sagraram-se, este domingo, vencedores do Allianz Sintra Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf, principal prova de Surf em Portugal e aquela que define os títulos de campeões nacionais.

Vasco Ribeiro
Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot

Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot foram os mais fortes na etapa

Após uma manhã de ondas desafiantes na Praia Grande, Vasco e Teresa foram os mais fortes na etapa, com a mesma Teresa e o júnior Afonso Antunes a saírem desta prova isolados na liderança dos respetivos rankings e igualmente vencedores da Allianz Triple Crown.

A ação arrancou pela manhã com grandes duelos em perspetiva, o que trouxe emoções fortes ao decorrer da prova.

Tudo começou com um triunfo seguro de Vasco Ribeiro frente a Eduardo Fernandes no primeiro heat dos quartos-de-final, graças a um score de 16,25 pontos.

Na bateria seguinte, Frederico Morais respondeu com um triunfo um pouco mais sofrido frente a Gony Zubizarreta, marcando assim encontro com Vasco nas meias-finais.

No outro lado do quadro, Afonso Antunes bateu o também júnior Martim Nunes, enquanto Filipe Jervis venceu o duelo com Tomás Fernandes.

Depois foi a vez de a prova feminina ir para a água, com um heat totalmente júnior a definir a primeira finalista.

Gabriela Dinis

Gabriela Dinis garantiu a primeira final da carreira

Apesar de Kika Veselko ter começado mais forte, no final foi Gabriela Dinis a carimbar o triunfo e a garantir a primeira final da carreira na Liga MEO Surf.

A outra meia-final teve o mesmo sentido, com Yolanda Hopkins a começar mais forte, mas com Teresa Bonvalot a ter uma resposta muito forte na reta final.

Teresa conseguiu assim o quinto triunfo em oito embates frente à atual campeã nacional, numa vitória que lhe rendeu automaticamente a conquista da Allianz Triple Crown e também a ascensão à liderança do ranking feminino.

As meias-finais masculinas abriram com um super embate entre Vasco Ribeiro e Frederico Morais.

Apesar do histórico dos embates entre ambos em fases man-on-man ser claramente favorável a Kikas, Vasco abriu a contenda com a melhor onda de todo o campeonato, um 9,65 pontos, que o embalou para o triunfo.

Afonso Antunes aproveitou da melhor forma a derrota de Frederico para bater Filipe Jervis na outra meia-final.

Um resultado que garantiu desde logo o triunfo na Allianz Triple Crown ao surfista de apenas 16 anos e que também o deixou na liderança isolada do ranking masculino.

Vasco Ribeiro
Vasco Ribeiro

Vasco Ribeiro “Consegui vencer, que é uma ótima sensação”

Na final masculina a emoção voltou a ser muita, mas Vasco Ribeiro mostrou aquilo que já vinha a mostrar desde o início da manhã, para garantir o triunfo na etapa, com 16,90 pontos contra 12,35 de Afonso Antunes.

Vasco quebrou assim um jejum de dois anos sem vencer etapas da Liga MEO Surf, regressando aos triunfos precisamente na praia onde tinha vencido da última vez.

Esta foi a 11.ª vitória de Vasco Ribeiro na Liga MEO Surf, que o relança na luta pelo título nacional.

O tetracampeão nacional subiu ao 3.º posto do ranking, ficando a 460 pontos de Kikas e 590 do líder Afonso Antunes.

Sabe bem estar aqui de volta às vitórias.
Tivemos boas ondas e tive a oportunidade de enfrentar o Kikas e depois o Afonso na final.
É sempre bom e gratificante fazer notas altas como consegui neste dia final.
Estive um pouco a poupar-me nos outros dias porque sei que o mais importante é o dia final e felizmente consegui vencer, que é uma ótima sensação”, declarou Vasco Ribeiro, vencedor da etapa.

Teresa Bonvalot

18.º triunfo da carreira de Teresa Bonvalot

Já na final feminina até foi Gabriela Dinis que começou melhor, mas rapidamente Teresa Bonvalot usou a experiência para dar a volta ao texto.

Destaque para uma nota de 8,25 pontos, graças a apenas uma incrível manobra numa junção. Teresa acabou a final com 14,75 pontos contra 9,65 da jovem Gabriela Dinis.

Este foi o 18.º triunfo da carreira de Teresa Bonvalot, de 20 anos, na Liga MEO Surf, que fica assim a “apenas” seis vitórias de igualar o histórico recorde de Patrícia Lopes.

Este desfecho fez com que Teresa roubasse a licra amarela, símbolo da liderança do ranking, a Carolina Mendes, tendo, agora, 260 pontos de avanço para Carol e 410 pontos para a campeã nacional em título Yolanda Hopkins.

Teresa Bonvalot, vencedora e nova líder do ranking feminino referiu “Estou super feliz.
As ondas estavam complicadas, mas consegui fazer mais uma boa bateria na final.
Tenho trabalhado muito nestes dias, devido à lesão que tenho.
Mas sinto-me bem e consegui fazer um bom campeonato.
Sair daqui no topo do ranking é uma sensação incrível.
O meu objetivo é sempre tentar dar o meu melhor nos heats que faço e o resto vem por acréscimo”.

Após a terceira etapa da Liga MEO Surf, Afonso Antunes e Teresa Bonvalot vão seguir para a reta final do circuito com a licra amarela na sua posse.

As datas da quarta e quinta etapa da Liga MEO Surf, que irão ser decisivas para definir os títulos nacionais, serão anunciadas nos próximos dias.

Texto: Associação Nacional de Surfistas
Fotos: Jorge Matreno  / ANSurfistas

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta