Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Viriato Dias encantado com o Ultra Trail Serra de Grândola

Decorreu no passado dia 3 de Novembro a 5ª edição da Ultra Trail Serra de Grândola, uma organização conjunta entre o Clube Amiciclo e a Câmara Municipal de Grândola, com o apoio média de OPraticante.pt e Viriato Dias como padrinho desta edição.

Viriato Dias
Viriato Dias

Viriato Dias um padrinho especial

OPraticante.pt esteve à conversa com Viriato Dias que nos declarou “Foi com muito orgulho que fui padrinho da UTSG. Durante a prova fui recordando muitos dos trilhos por onde tinha andado quando fazia BTT, que fez aumentar ainda mais a alegria de ali estar, tornado tudo ainda mais emotivo.

Para acrescentar “Nos abastecimentos foi bom ouvir as palavras “olá professor” “boa prova professor”. O “dizer” antigo “um bom filho a casa retorna” fez todo o sentido. Para o ano prometo lá voltar …. mas entretanto, em agosto, já tenho a Utra Trail Atlântica Marcada na agenda.

 

Ultra Trail Serra de Grândola com Viriato Dias, bom filho à casa tornou

O dia acordou embrulhado e com cara feia, a chuva ameaçava e pairava no ar a possibilidade dos atletas terem de se fazer à Serra debaixo de chuva. Mas S. Pedro decidiu ser simpático e fechou as torneiras do céu durante quase todo o evento, pingando apenas aqui e ali.

A determinada altura sentiu-se um ar abafado e pesado, contudo, levantou-se uma brisa fresca que serpenteava por entre as veias da cortiça dos sobreiros, que tratou de arrefecer um pouco os motores que começavam a dar sinal de aquecimento, ajudado por pequenos chuviscos que foram caindo de forma estratégica ao longo do percurso.

viriato dias

 

 

Um percurso bem desenhado, num constantes sobe e desce que nunca deixaram as pernas descansar nem sentirem folga em momento algum. As marcações estavam simplesmente fantásticas, fitas amarelas e bem visíveis, setas desenhadas no chão, linhas a fecharem caminhos a não seguir e placas de diversas cores para que cada atleta das diversas distâncias soubessem seguir o caminho certo.

Os pinheiros mansos ao longo do percurso, embelezaram este trail, e o colorido dos medronhos quase pareciam bolas de árvores de Natal, colorindo de forma subtil uma serra que por si só já é bonita.

É desta gente boa que se faz o trail

Em cada abastecimento encontravam-se caras simpáticas, prontas a ajudar e a proferir uma palavra de ânimo e força, nunca deixando de oferecer bebida e comida, com o intuito de matar a sede e a fome de quem corria. É desta gente boa que se faz o trail.

Os que foram, saíram com toda a certeza mais felizes de Grândola, os que não foram, perderam uma excelente oportunidade de o serem… para o ano não percam e aproveitem este “passeio” pela belíssima Serra de Grândola.

 

OPaticante.pt com excelente representação 

Bem representado esteve este projecto de divulgação e promoção de desporto, no trail longo António Soares obteve o 8º da geral, 1º escalão M50, a equipa mista constituída por António Varandas e Carla Neves obtiveram o 1º lugar, e Artur Basílio obteve o 22º da geral – 5º M40, e no trail curto a presença de duas senhores Graça Costa 135º Geral – 6ª F50 e Arminda Basílio – 136º Geral – 17ª F40.

viriato dias

Carmen Viegas e Fábio Silva os vencedores do Trail Curto:

1ª Carmen Viegas da equipa Lebres de Domingo – 1h58’22’’
2ª Paula Anjos da equipa Casa do Pessoal do Pinheiro da Cruz – 1h58’56’’
3ª Susana Braga individual – 1h59’45’’

1º Fábio Silva da equipa GDR. S. Francisco da Serra– 1h28’31’’
2º Mario Cassaca individual– 1h31’34’’
3º Euclides Almeida da equipa GDR. S. Francisco da Serra – 1h32’04’’

António Varandas e Carla Neves – OPraticante.pt, vencedores das equipas mistas

OPraticante.pt vence o Trail Longo – Equipas Mistas

António Varandas e Carla Neves em representação de OPraticante.pt constituíram a equipa vencedora, seguidos de Marcelino Batista e Rosário Caeiro- Sharish GIN/GD Piranhas do Alqueva.

Trail Longo, Custódio António e Neuza Silva vencem

1º Custódio António da equipa Beja Atlético Clube – 2h46’02’’
2º Rufino Paiva da equipa OCS – Proaventuras – 2h57’14’’
3º Ilídio Panóias da equipa Monsanto Runninf Teal – 3h03’53’’

1ª Neuza Silva individual – 3h55’48’’
2ª Marta Dias da equipa Casa do Benfica de VRSA – 3h58’46’’
3ª Zélia Pedro da equipa Moitarunning – 4h07’42’’

 

Isabel Moleiro e Ricardo Parada os primeiros no Ultra Trail

1ª Isabel Moleiro da equipa SS CGD – 7h22’25’’
2ª Isabel Almeida da equipa Corridas por Albergaria – 7h39’25’’
3ª Olga Maria da equipa Arte dos Trilhos 8h22’44’’

1º Ricardo Parada da equipa AMCF Arrábida Trail Team – 5h52’18’’
2º Mariana Pina Hernández individual – 6h03’08’’
3º Bruno Marcelinho da equipa Trilhos Nocturnos team Running – 6h09’32’’

Página do evento.

Evento 2019.

Texto: Manuel Ferreira
Fotos: Cedidas pelo Município de Grândola

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta